segunda-feira, 29 de julho de 2013

PROJETO DE COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED CAMPO ALEGRE COM O PROFESSOR CLEIBER DE MEIRELES



Compromisso de Todos, Integração e Desenvolvimento  

A sociedade constitui-se em um complexo de  Relações mediadas por situações de conflito e harmonia e que ao longo da história humana forjaram sociedades mais, ou menos desenvolvidas. A condição de maior ou menor grau de desenvolvimento social depende de vários fatores, cada um com sua importância. Segundo o pensamento freiriano, a educação, isoladamente não consegue aplacar todos os problemas da sociedade, porém nenhuma sociedade há de se desenvolver sem as contribuições da educação. 
Nesse sentido, promover uma educação pública de qualidade é dever essencial do Estado. A Educação passa por um momento de reformulação do currículo da Educação Básica. Os direitos humanos, assim como a sustentabilidade humana, servem como vetores para o embasamento político-ideológico do documento. Cabe dizer que a Educação Física foi um dos componentes escolhidos a compor o que se chama de “áreas itegralizadoras” dentro do currículo. Nessa perspectiva, a Educação Física deve dialogar pedagogicamente com todas as áreas do conhecimento distribuídas nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica. Ao observarmos a diversidade que são as etapas e modalidades de ensino, com suas respectivas particularidades, veremos que o desafio da Educação Física para esse enfrentamento não é pequeno. Para tanto, a CEF- Coordenação de Educação Física da SEMED de Campo Alegre em sua organização estrutural, fora criada justamente para corresponder a todas as expectativas. E é obrigação desse órgão, criar políticas e implementar ações que atendam desde o estudante das séries/anos iniciais do ensino fundamental, até chegar ao estudante trabalhador da EJA, sempre zelando pela qualidade no atendimento e pelo estudante. Uma sociedade mais igualitária, justa e com indivíduos mais conscientes de seus direitos, são prerrogativas para um melhor desenvolvimento, e a escola é um espaço privilegiado para o exercício desses fundamentos. A Educação Física se engrandece em receber nesse importante momento histórico, papel destacado na promoção de uma escola pública e de qualidade.



quarta-feira, 24 de julho de 2013

.FUNÇÕES DOS CARBOIDRATOS, SAIS MINERAIS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS E VITAMINAS.

Carboidratos: também conhecidos como glicídeos ou hidratos de carbono - têm como principal função a de servir como combustível energético para o corpo. "Átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio combinam-se para formar um carboidrato ou uma molécula de açúcar".

 
 1) Principal fonte de energia do corpo. Deve ser suprido regularmente e em intervalos freqüentes, para satisfazer as necessidades energéticas do organismo.
2) Regulam o metabolismo protéico, poupando proteínas. Uma quantidade suficiente de carboidratos impede que as proteínas sejam utilizadas para a produção de energia, mantendo-se em sua função de construção de tecidos.
3) A quantidade de carboidratos da dieta determina como as gorduras serão utilizadas para suprir uma fonte de energia imediata.
 4) A celulose e outros carboidratos indigeríveis auxiliam na eliminação do bolo fecal. Estimulam os movimentos peristálticos do trato gastrointestinal e absorvem água para dar massa ao conteúdo intestinal.



Os Sais Minerais: são importantes para a estrutura do corpo humano, principalmente para fortalecer os ossos esqueléticos e também os dentes. Esses minerais podem ser dissolvidos em água e se transformam em íons. Esses íons são muito importantes no metabolismo celular.


Cálcio: Forma ossos e dentes; atua no funcionamento dos músculos e nervos e na coagulação do sangue. Alimentos: Laticínios e hortaliças de folhas verdes (brócoli, espinafre, etc.).


Fósforo: Forma ossos e dentes; participa da transferência de energia e da molécula dos ácidos nucléicos. Alimentos: Carnes, aves, peixes, ovos, laticínios, feijões e ervilhas.


Sódio: Ajuda no equilíbrio dos líquidos do corpo e no funcionamento dos nervos e das membranas da célula. Alimentos: Sal de cozinha e sal natural dos alimentos


Cloro: Age junto com o sódio e forma o ácido clorídrico do estômago. Alimentos: Encontra-se combinado ao sódio no sal comum.


Potássio: Age com o sódio no equilíbrio de líquidos e no funcionamento dos nervos e das membranas. Alimentos: Frutas, verduras, feijão, leite, cereais.


Magnésio: Forma a clorofila; atua em várias reações químicas junto com enzimas e vitaminas; ajuda na formação dos ossos e no funcionamento de nervos e músculos. Alimentos: Hortaliças de folhas verdes, cereais, peixes, carnes, ovos, feijão, soja e banana.


Ferro: Forma a hemoglobina, que ajuda a levar oxigênio e atua na respiração celular. Alimentos: Fígados, carnes, gema de ovo, pinhão, legumes e hortaliças de folhas verdes.


Iodo: Faz parte dos hormônios da tireóide, que controlam a taxa de oxidação da célula e crescimento. Alimentos: Sal de cozinha iodado, peixes e frutos do mar.

Flúor: Fortalece ossos e dentes. Alimentos: Água fluoretada, peixes, chás e em pequena quantidade em todos os alimentos.

Lipidios: também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.

Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:
 
              - Fornecimento de energia para as células. 
              - Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares. 
              - Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos. 
              - Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.







Principais fontes de lipídios (alimentos): - Margarinas - Milho - Aveia - Soja  - Trigo integral - Centeio - Óleo de canola - Óleo de soja - Óleo de peixes

Proteinas: são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas. Além disso, existem proteínas que têm o objetivo de defender o nosso corpo de agentes agressores - são os anticorpos.

Vitaminas: são nutrientes importantes para o nosso organismo. São de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenças.  Elas não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc). A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças (avitaminoses).
Tipos e funções:



Vitamina A: é uma vitamina lipossolúvel que ajuda na formação e na manutenção de dentes saudáveis, ossos e tecidos moles, membranas mucosas e pele. É também conhecida como retinol, uma vez que produz pigmentos necessários às funções da retina. Estes pigmentos são especialmente importantes para a visão noturna. A vitamina A pode também ser necessária para a reprodução e a lactação. O beta caroteno, que tem propriedades antioxidantes, é um precursor da vitamina A.
Tiamina(B1): auxilia as células do corpo a converter carboidratos em energia. É também fundamental para o bom funcionamento do coração, células nervosas e cérebro.

Riboflavina (B2):funciona em conjunto com outras vitaminas do complexo B. É importante para o crescimento e para a produção de glóbulos vermelhos. Como a tiamina, também ajuda na liberação de energia dos carboidratos.

Vitamina B6: é também conhecida como piridoxina. Quando mais proteína uma pessoa ingere, maior a quantidade de vitamina B6 necessária para utilização da mesma. Ajuda na formação de glóbulos vermelhos e na manutenção das funções normais do cérebro. Também colabora com a síntese de anticorpos do sistema imunológico.

Vitamina B12: assim como as outras vitaminas do complexo B, é importante para o metabolismo. Ajuda na formação de glóbulos vermelhos e na manutenção do sistema nervoso central.

Ácido pantotênico e biotina: o ácido pantotênico é essencial para o metabolismo dos alimentos. É também essencial para síntese de hormônios e de colesterol.
 
Folacina: age em conjunto com a vitamina B12 na produção de glóbulos vermelhos. É necessária para a síntese do DNA, que controla a hereditariedade, a formação dos tecidos e as funções celulares.

Vitamina C: também conhecida como ácido ascórbico. Promove dentes e gengivas saudáveis e ajuda na absorção de ferro e na manutenção do tecido conjuntivo. Também ajuda no processo de cicatrização de feridas.

Vitamina D: é também conhecida por "vitamina solar", uma vez que é processada pelo organismo após ter sido exposta aos raios solares. Dez a quinze minutos de exposição solar, três vezes por semana, é o suficiente para atender às necessidades corporais de vitamina D. A vitamina D auxilia na absorção de cálcio pelo organismo, o que é essencial para o desenvolvimento de dentes e ossos saudáveis.


Vitamina E: também conhecida como tocoferol, é um antioxidante. É também importante na formação de glóbulos vermelhos e no uso da vitamina K.

Vitamina K: é conhecida como a vitamina da coagulação, porque sem ela o sangue não coagularia. Alguns estudos indicam que ela ajuda na manutenção óssea de idosos.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

FORMAÇÃO PROJETO TRILHAS


COMPROMISSO DE TODOS.
INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO


FORMAÇÃO PROJETO TRILHAS


Nos dias 16 e 17 de Julho a Secretaria Municipal de Educação realizou a formação inicial do Projeto TRILHAS, projeto este, que estabelece uma parceria entre o Ministério da Educação e o Instituto Natura. Participaram deste momento Diretores e Coordenadores Pedagógicos de nove escolas da rede municipal de ensino de Campo Alegre sob a orientação da Coordenadora Local e Técnica da SEMED Prof.ª Andréa Pereira.
A formação teve com objetivo geral orientar sobre as diretrizes propostas pelo MEC no que se refere a metodologia de alfabetização, de modo a auxiliar na implementação do Projeto TRILHAS e incentivar o seu uso nas escolas. A pauta discorreu sobre a apresentação do Portal TRILHAS, o cadastramento dos participantes, o conhecimento e manuseio do material (livros e jogos pedagógicos), vídeos com depoimentos e direcionamentos para os coordenadores e realização de oficinas.
Esta parceira intensifica a preocupação e auxilia as propostas pedagógicas que objetivam alfabetizar com perspectiva de letramento todas as crianças, logo nos primeiros anos do ensino fundamental.
O Projeto TRILHAS na rede municipal de ensino de Campo Alegre, abrange a princípio, 9 escolas, 24 professores alfabetizadores, 24 turmas do 1º ano do Ensino Fundamental e uma média de 670 alunos.

Conheça o que é o Projeto TRILHAS.
O Projeto TRILHAS é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Instituto Natura. Tem como foco apoiar o trabalho docente no campo da leitura e escrita com objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental no universo letrado.
Conta com uma Rede de Ancoragem que apoia a implementação do conjunto de material do “TRILHAS”  nas salas de aula, incentivando o bom uso por meio de um processo de formação continuada.
O “TRILHAS” envolve 3.300 municípios, beneficiando aproximadamente 72 mil escolas, 140 mil professores e mais de 3 milhões de crianças brasileiras.
Esta iniciativa só é possível graças às Consultoras e Consultores Natura que vendem, sem obter lucro, os produtos da Linha Natura “Crer para Ver”. Os recursos arrecadados viabilizam o apoio e o desenvolvimento, via Instituto Natura, de iniciativas voltadas para melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil










segunda-feira, 8 de julho de 2013

Escolas da rede municipal recebem recursos do FNDE através do Programa de Formação Esportivas


ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL RECEBEM RECURSOS FNDE  ATRAVÉS DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO ESPORTIVA ESCOLAR DO MEC
A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre aderiu ao programa Atleta na Escola e incentivou as instituições de Ensino da Rede Municipal a realizarem suas adesões e posteriores atividades esportivas, o trabalho em equipe da Assessoria de Planejamento e da Gerência de Práticas Pedagógicas propiciaram a execução das etapas escolares.
Seis escolas da Rede Municipal de Ensino aderiram ao Programa, e realizaram suas atividades e inseriram os resultados obtidos por seus alunos no sistema PDE INTERATIVO/PROGRAMA ATLETA NA ESCOLA, do Ministério da Educação. As escolas inscritas e que já receberam recursos por meio do PDE QUALIDADE, para aquisição de materiais esportivos foram:
ESCOLA MUL. DE ENSINO FUND. JOÃO F. VIEIRA FILHO R$ 1621,00
ESCOLA  MUL. DE ENSINO FUND. OLIVAL T. COSTA NETO R$ 1780,00
ESCOLA MUL. DE ENSINO FUND. HILD. V. GUIMARÃES R$ 5.035,00
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MIGUEL MATIAS R$ 2.257,00
ESCOLA MUL. DE ENS. FUND. HELENILDA C.A. DE MELLO R$ 1.291,00
ESCOLA DE ENSINI INFANTIL E FUND. SEM. RUI PALMEIRA R$ 1.075,00.
TOTAL RECEBIDO PELAS ESCOLAS: R$ 13.059,00
A Gestão Compromisso de Todos, Integração e Desenvolvimento da Prefeita Pauline Pereira apoia todas as ações voltadas à melhoria da Educação do Município de Campo Alegre.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

A EDUCAÇÃO FÍSICA DE CAMPO ALEGRE PROMOVEU NAS ESCOLAS O PROGRAMA DE FORMAÇÃO ESPORTIVA ESCOLAR DO GOVERNO FEDERAL


Nos períodos de 03 à 28/06/2013, foram executadas as provas do “Programa De Formação Esportiva Escolar” em Campo Alegre já que houve a adesão por parte do município. As provas foram executadas dentro das condições e adaptações encontradas pelos professores de Educação Física deste município, e  obtivemos êxito nas provas propostas. Cientes de que nosso dever foi cumprido esperamos dar início a fase Municipal em breve.
Participaram deste programa as Escolas:
ESCOLA MUL DE ENS FUND HELENILDA CORREIA ARAUJO DE MELLO
ESCOLA MUL DE ENS INF E FUND JOAO F VIEIRA FILHO
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCACAO BASICA MIGUEL MATIAS
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MONSENHOR HILDEBRANDO VERISSIMO GUIMARAES