sábado, 22 de março de 2014

A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NOVOS RUMOS E A QUESTÃO DO JOGO

A Educação Física Escolar tem se ocupado muito com o fazer, o executar, o ser capaz de, e tem se esquecido dos princípios e finalidades que regem a Educação Física.
"...a escola, como instituição, parece não ter absorvido a Educação Física e o esporte em seus objetivos de formação de um homem livre, que se conhece, se experimenta, se vence, respeita o direito do outro e se mantem consciente de seus valores e responsabilidade"(FERREIRA,1994, pg. 21).
Nesse sentido e com essa preocupação estudiosos vêm tentando muda a posição alienada em que se encontra a Educação Física, buscando sua identidade, elaborando teorias e concepções, com a intenção de inseri-la realmente dentro do contexto escolar. Assim sendo incluída efetivamente como componente do currículo a Educação Física deixa de ser apenas instrução física e passa a assumir um papel mais efetivo no processo de desenvolvimento e formação do indivíduo através de sua especialidade: o do ensino, o da construção do conhecimento, através do movimento humano.(SOUZA NETO, 1992).

 

 

sexta-feira, 14 de março de 2014

PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR- REPENSANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA

Precisamos de um entendimento da EDUCAÇÃO FÍSICA para podermos debate-la pedagogicamente, visando essa condição o Professor Cleiber, vem desenvolvendo várias palestras voltadas para a área de EDF e outros seguimentos e modalidades da Educação Básica, e no dia 13/03/2014 ocorreu mais uma na Escola Zenóbia Ferreira, e tivemos a participação de vários profissionais da área, além de técnicos coordenadores, e gerentes de ensino de Campo Alegre, com o Tema: O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS COMPETÊNCIAS.