terça-feira, 1 de novembro de 2011

A SUPERAÇÃO EM FOCO

TODOS TEMOS DIFICULDADES E SÓ SABEMOS QUE AS TEMOS POR QUE SOMOS VENCEDORES



Todos os dias eu procuro compreender a vida porém, tem coisa que não dá pra ser compreendida tem que ser vivida para assim ser ensinada aos que dependem das nossas experiências, superar dificuldades faz parte de todo um contexto de vida.
Os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança.
A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.
Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado..
A força do direito deve superar o direito da força.
A esperança não será a prova de um sentido oculto da Existência., uma coisa que merece que se lute por ela?.
Conserve os olhos fixos num ideal sublime, e lute sempre pelo que deseja, pois só os fracos desistem e só quem luta é digno de vida.
O gênio, esse poder que deslumbra os olhos humanos, não é outra coisa senão a perseverança bem disfarçada. A perseverança é a mãe da boa sorte. Quem supera, vence.
Todos nós podemos errar, mas a perseverança no erro é que é loucura.
Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano.
A perseverança é mais eficaz do que a violência, e muitas coisas que, quando reunidas, são invencíveis, cedem a quem as enfrenta um pouco de cada vez.
Com paciência e perseverança muito se alcança.
Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.
Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

JOGOS INTERNOS DA ESCOLA OLIVAL COSTA NETO

         
Tivemos desde segunda –feira 24 a 7ª edição dos jogos internos da Esc. Olival Tenório e como sempre se destacando com excelência em suas atividade, com a presença do árbitro Ricardo Laranjeiras do quadro de arbitragem da FAF( Federação Alagoana de Futebol) e futuro aspirante a FIFA, entre as modalidades destacamos o futsal, futebol socyet, queimada, handebol, xadrez, damas, voley de três, tênis de mesa, atletismo e dominó.



Os jogos foram organizados pelos professores Ademiro e Cleiber de Meireles, com  o apoio sempre eficaz dos professores da escola mais a participação do famoso seu Roberto e do amigo e irmão Ivanildo desempenhando a função de árbitro de futsal. 
Desde já agradecemos a todos que colaboraram de forma direta ou indireta para execução desse projeto de Jogos internos, e aproveito para parabenizar a todos os alunos pelo empenho e educação demonstrados ao longo das atividades, e deixamos a mensagem de que o importante é desenvolver o senso de cidadania que é a nossa responsabilidade como educadores!  

sábado, 22 de outubro de 2011

NA CONTRA MÃO DO SISTEMA

DIVERSOS FATORES LEVAM A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA
É relevante que entendamos que a prática de atividades físicas vêem crescendo a cada dia em todos os lugares  e nós professores de Educação Física devemos ser os principais incentivadores porém uma pesquisa desenvolvida pela Universidade do Porto, em Portugal, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro revelam que isso não tem sido uma tônica pois muitos consideram a busca pela saúde como sendo o principal motivo acompanhado da busca pelo corpo perfeito, porém eu no contra ponto dessa pesquisa afirmo que as pessoas envolvidas em alguma atividade física procuram os profissionais de EDF mas depois que evoluem descartam seus serviços achando que já aprenderam a lidar com seu corpo. Em pesquisa feita pela equipe dinossauro do IBESA (Instituto Batista de Ensino Superior) foi constatado que na maioria desses casos os alunos desenvolve vários tipos de lesões, justamente por não terem controle e muito menos conhecimento técnico das atividades corporais acarretando-lhe assim muitos danos físicos ENTÃO VAI A DICA DOS DINOSSAUROS DO IBESA.
NUNCA ABRA MÃO DE UM ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL E ADEQUADO PARA EVITAR PROBLEMAS DE SAÚDE VINDOUROS.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
AMADIO, Alberto Carlos (Coord.). Fundamentos Biomecânicos para a Análise do Movimento Humano. São Paulo: Laboratório de Biomecânica. EEFUSP, 1996.
BRICOT, Bernard. Posturologia. 2 ed. São Paulo: Ícone, 2001.
CANDEIAS, N. M. F. et al. Percepção de trabalhadores metalúrgicos sobre problemas de saúde e riscos ambientais. Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, v.32, n.3, p. 231-246, out.1998.
CARNAVAL, Paulo E. & RODRIGUES, Paulo Eduardo. Musculação teoria e prática. Rio de Janeiro: Sprint, 1992.
CARNAVAL, Paulo Eduardo. Medidas e avaliações: em ciências do esporte. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
COUTO, H. A. Ergonomia aplicada ao trabalho – manual técnico da maquina humana. Belo Horizonte-MG: Ergo, v. 1, 1995.
DUL, J.; WEERDMEESTER, B. Ergonomia Prática. São Paulo: Edgard Blücher

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

VENHA QUEM VIER

A POLÍTICA NA REDE

Filósofo diógenes e sua lamparina procurando político honesto!

Muitos estão se perguntando, quem será o nosso candidato a prefeito? Ou quantos candidatos teremos nessa eleição? São meras perguntas de curiosos que quase nunca está preocupado com a real importância de se eleger o líder se não ideal, mas, que seja próximo disso. A política é bastante dinâmica e precisa por sua vez de pessoas dinâmicas atuando em real sintonia com as necessidades do povo, pois se não for assim não teremos ruas limpas asfaltadas sistema de esgoto e pavimentações de diversas ordens e situações, portanto eleitor eu em minha humilde matéria dessa terça faço um alerta a todos, para que nessas próximas eleições tomem cuidado para não votar em quem paga mais e sim em quem tem um plano de governo que venha beneficiar nossa gente. Político que se presa respeita a população tomando providências contra os problemas sociais que atingem toda sociedade organizada, e que tenha em mente a verdadeira intenção de desenvolver um sistema de políticas públicas para que a sociedade tenha um mínimo de paz e tranqüilidade, e pra isso se aceita até copiar os modelos de gerenciamento que funcionaram ou funcionam em outros municípios, pois o que é bom deve ser copiado e melhorado, evitem votar naqueles que pretendem criar um sistema de domínio político, ou seja, que querem aumentar seus redutos para fins politiqueiros. Mais médicos, ambulâncias, profissionais de saúde qualificados, hospitais equipados, professores bem remunerados são obrigações de nossos gestores e nada que eles façam dentro desse padrão deve ser tido como anormal e sim como obras simples, finalizo essa crônica alertando para o nosso futuro prefeito que deve ser dedicado a todos por igual, e deve ter muito cuidado com o gerenciamento do dinheiro público! 

sábado, 15 de outubro de 2011

O BLOG DO PROFESSOR CLEIBER ESTÁ DE PARABÉNS PELOS SEUS 10.000 ACESSOS

Estamos de parabéns por coincidência ou tudo é preparado por Deus pois hoje no dia do professor o nosso blog está completando 10.000 acessos!
 Esperamos continuar com muito mais curiosidades e notícias com a nossa cara!
 E na Educação Física tem muita desenvoltura entre seus proficionais
E confirmo que quem ama a educação tem compromisso com o bem! são cinco meses juntos procurando fazer o melhor pra você. 
Que Deus abençoe a todos os que nos acessam!

FELIZ DIA DO PROFESSOR(LEIA QUE É INTERESSANTE)




"Tudo começou com um decreto imperial, de 15 de outubro de 1827, que trata da primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar. Este decreto, outorgado por Dom Pedro I, veio a se tornar um marco na educação imperial, de tal modo que passou a ser a principal referência para os docentes do primário e ginásio nas províncias. A Lei tratou dos mais diversos assuntos como descentralização do ensino, remuneração dos professores e mestras, ensino mútuo, currículo mínimo, admissão de professores e escolas das meninas.
A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica.
Se compararmos a lei geral do período imperial com a nossa atual lei geral da educação republicana, a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), persegue ainda ideais imperiais, ao estabelecer, entre os fins do ensino fundamental, a tarefa de desenvolver a “capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo”. Portanto, mais de um sesquicentenário da lei, perseguimos os meus objetivos da educação imperial.
A Lei de 15 de novembro também inovou no processo de descentralização do ensino ao mandar criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império. Hoje, além da descentralização do ensino, para maior cobertura de matrícula do ensino fundamental, obrigatório e gratuito, o poder público assegura, por imperativo constitucional, sua oferta gratuita, inclusive, para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria (Inciso I, artigo 208, Constituição Federal).
A remuneração dos professores é, historicamente, o grande gargalo da política educacional, do Império à Nova República, de Dom Pedro I a Fernando Henrique Cardoso I e II. O grande mérito do Imperador, ao outorgar a Lei de 15 de outubro de 1827, foi o de não se descuidar, pelo menos, formalmente, dos salários dos professores. No artigo 3º da lei imperial, determinou Dom Pedro que os presidentes, em Conselho, taxariam interinamente os ordenados dos Professores, regulando-os de 200$000 a 500$000 anuais, com atenção às circunstâncias da população e carestia dos lugares.
O economista Antônio Luiz Monteiro Coelho da Costa, especialista em cotação de moedas, atendendo solicitação de outro especialista em Educação Vicente Martins
(Professor Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), de Sobral), por e-mail, fez a conversão dos réis, de 1827, em reais de 2001 (discutíveis): estima Luiz Monteiro que 200$000 eqüivalem a aproximadamente R$ 8.800,00 (isto é, a um salário mensal de R$ 680, considerando o 13º) e 500$000 a aproximadamente R$ 22.000(R$ 1.700, por mês).
Os dados mostram como os professores, no século XXI, em se tratando de remuneração, recebem bem aquém dos parâmetros estabelecidos pela lei imperial, no longínquo século XIX. De acordo com dados recentes do Ministério de Educação, do total de professores, 65% ganham menos que R$650, 15% ganham entre R$650 e R$900 e 16% ganham mais de R$900. O salário médio mensal, de acordo com o senso do Ministério de Educação, é de R$1.474 nas escolas federais, R$656 nas particulares, R$584 nas estaduais e R$372 na municipais. Nos municípios cearenses, ainda encontramos milhares de professores recebendo (e com atraso) menos do que um salário mínimo vigente.
Atualmente, a Constituição Federal de 1988, no seu inciso V, artigo 206, garante, como princípio de ensino, aos profissionais de ensino, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional, mas até agora, não há vontade política para se determinar o valor do piso salarial profissional condigno para os professores.
A Lei de 15 de outubro de 1827 trouxe, por fim, para época, inovações de cunho liberal como a co-educação, revelada através da inclusão das meninos no sistema escolar e que as mestras, pelo artigo 13, não poderiam perceber menos do que os mestres.
A formação dos professores foi lembrada pela lei imperial. No seu artigo 5º, os professores que não tinham a necessária instrução do ensino elementar iriam instruir-se em curto prazo e à custa dos seus ordenados nas escolas das capitais.

Preocupados, hoje, com os 210 mil professores leigos, sem formação sequer do pedagógico ofertado no ensino médio, o Brasil contemporâneo, através da Emenda Constitucional n.º 14, de 12 de setembro de 1996 , a LDB, o Fundef, todos promulgados em 1996, orientam os governantes e as universidades para as licenciaturas breves, na luta contra esse déficit de professores habilitados para o magistério escolar, mas com o apoio financeiro do poder público em favor dos professores de rede pública de ensino (Magister, no Ceará, é um bom exemplo).
A expectativa da sociedade, política e civil, é a de habilitar, em nível superior, até o ano de 2012, o grande contigente de professores leigos da educação básica. Será que, ao comemorarmos o Dia do Professor em 2012, 185 anos depois da primeira geral da educação imperial, teremos atingido esse desiderato republicano? "

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

UM FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

Nós temos a missão de fazer crescer nossas crianças para que um dia possamos dizer que fomos importantes. Essa é a nossa missão. nossos pequenos precisam dos pais, dos professores e dos auxiliares de educação e do seu tempo livre e amigos para que eles possam criar asas neste ninho e um dia possam voar livres, para a construção de um mundo mais vistoso.

Todos os dias levantamo-nos com a certeza que o sol brilhará, mesmo nos dias mais cinzentos, por entre as nuvens, ele brilhará e dará luz a nossa vida, imaginar um mundo sem uma criança, seria como acordar um dia sem que existisse o sol para iluminar a nossa vida, por isso temos que olhar, compreender e ouvir os nossas filhos, dar-lhes toda a atenção. Em suma, se sentir-mos a criança que cada um tem dentro de nós, já mais a nossa vida deixará de brilhar, se um dia perdermos o contacto com essa criança, perderemos o contacto com a vida, com os nossos filhos, com o sol que brilha todos os dias.
A criança tem que ser compreendida já mais explicada, pois sua felicidade misteriosa é suficiente para enchermos de satisfação a cada dia!Quem  é como criança vive muito melhor e tem e tem felicidade e vida para distribuir à todos! um feliz dia das crianças pra você também que sabe ser como criança, e que nenhum obstáculo destrua sua vida.

Poema: Ser criança por Cleiber de Meireles.


Ser criança é ter um sonho de crescer um dia                 
e ser alguém legal; 
Ser criança, é tudo certo                  
e não pensar no mal;                    
Ser criança é ser livre, correr pelas ruas,           
praticar esportes sem ser desleal;                      
minha alma é uma criança,         
minha esperança é um mundo melhor 
Sou criança eu quero é brincar!