segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DIA DOS PROFESSORES


Todos os dias levatam cedo e correm para não perder o horário do trabalho, uns foram perseguidos pelos coronéis contemporâneos e outros eganados, porém com seu vigor e força sobreviveram às tempestades a que foram espostos, lutadores e prontos para batalha mestres e vocacionados vencedores! FELIZ DIA DOS PROFESSORES!
Agora começa uma nova história!
A QUEM HONRA, HONRA! Sl 57

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Feliz Dia do Professor de Educação Física




 No dia 1º de setembro é o nosso dia!
 Parabens a todos os colégas que contribuem com seu trabalho para fazermos dessa a melhnor profissão do mundo!


·         As atividades esportivas fazem bem para o homem, pois através delas é possível obter equilíbrio físico e emocional. Além disso, são formas de envolver jovens e crianças, afastando-os das drogas e da promiscuidade.
Para se praticar esportes é necessário que um profissional da área da educação física faça uma orientação e avaliação, de acordo com as capacidades de cada um, dos limites que o corpo de cada pessoa pode suportar e vencer.
A comemoração do dia do professor de educação física acontece no dia 1º de setembro, em razão de a profissão ter sido regulamentada através da lei federal de número 9.696/98 e publicada na mesma data.
Mas somente em 1851, através da lei nº 630, que a ginástica foi incluída nos currículos das escolas primárias e secundárias, onde eram praticadas quatro vezes por semana.
Na década de oitenta, após o período da ditadura militar, a prática de esportes passou a ser vista de forma mais ampla, formando-se os primeiros grupos profissionais. Para isso, eram necessárias empresas que patrocinassem os atletas e a manutenção dos times e equipes. Foram os primeiros passos para iniciar as formações esportivas de qualidade no país, de onde colhemos os frutos plantados por longos anos, obtendo grandes conquistas para o país em campeonatos mundiais.
O campo de trabalho dos profissionais de educação física cresceu bastante nos últimos anos, deixaram de ser apenas professores de escolas ou academias, estendendo seu campo de atuação.

 




quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A MISSÃO TEM QUE SER CUMPRIDA!



Quando decidi ser professor de Educação Física pensei que poderia mudar muita coisa, mas logo descobri que muita coisa tinha que ser mudada em mim, a E.F. é a melhor área de trabalho que existe, e sei que o profissional tem que ter amor pelo que faz mesmo que custe caro, pois é com vidas que ele lida, não adianta fazer o que não gosta, ou fazer simplesmente por dinheiro, é uma soma de valores, mas para que você atinja seus objetivos você tem que ser honesto e sempre ligado em tudo que se passa ao seu redor, e lembrar que muitos vão te admirar porém muitos também vão te invejar a ponto de tentar te desviar da linha a ser seguida, mas nunca esqueça que em nossa área trabalhamos com vidas, e é com essa ideia que devemos prosseguir! Seja professor se for com amor, pois vale apena se for assim.


 
 


sexta-feira, 22 de junho de 2012

O TÊNIS EM CAMPO ALEGRE JÁ É UMA REALIDADE


Muitos vão dizer que o esporte não deu certo, mas nós compreendemos que é pura ignorância ou fragilidade, mas se você continuar tentando e trabalhando tudo ficará bem, e quem te atacou passará a te apoiar!


Com o projeto tênis na escola o professor Cleiber tem trazido uma nova opção para o ensino da Educação Física, e por ser um esporte  elitizado tem conseguido quebrar barreiras antes muito resistentes, e assim massificando um esporte antes surreal para muitos, e a escola contemplada  foi a Escola Olival Tenório Costa Neto localizada no povoado da Usina Porto Rico Município de Campo Alegre, e nós percebemos no olhar dos alunos o encanto e felicidade por essa prática. Não é fácil mas quem disse que facilidades valorizam seu trabalho?


Sem sombra de dúvidas um sonho realizado!

criar atletas não é o principal, criar cidadão é o dever de todos!
     

sexta-feira, 8 de junho de 2012

PARABÉNS PRA VOCÊ CAMPO ALEGRE



Cheguei em Campo Alegre a dezessete anos, mais exatamente em junho de 1995 justamente neste período, e fui muito bem recebido por todos, desenvolvi amizades e parcerias ao longo de minha trajetória, tenho viajado por alguns lugares e não vi melhor lugar pra morar, só falta uma coisa pra se tornar consequentemente desenvolvida!
UMA POLÍTICA SÉRIA!
MAS NOSSA CIDADE ESTÁ ANIVERSARIANDO” E NÃO TEM CULPA DE TER ALGUNS LÍDERES SEM COMPROMISSO COM O POVO”. MAS AINDA HA TEMPO DE MUDAR ESSE QUADRO!
FELIZ ANIVERSÁRIO CAMPO ALEGRE!

domingo, 3 de junho de 2012

BRINCAR ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, E SUA IMAGINAÇÃO FICA AGUÇADA


Através das atividades lúdicas é possível descobrir os limites do corpo, afirmar a afetividade e lidar com frustrações. É por isso que um elemento especial merece atenção dos papais, mamães e cuidadores: sua majestade o Brinquedo. Engana-se quem pensa que brincar é apenas diversão. As atividades lúdicas têm fundamental importância no desenvolvimento infantil. A construção da realidade é baseada na imaginação que é estimulada com brincadeiras. Para especialistas, durante a diversão a criança desenvolve potencialidades: ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria e deduz. Segundo a coordenadora dos serviços de psicologia hospitalar do Hospital e  Maternidade São Luiz, Heloisa Chiattone, as regras são mais facilmente assimiladas quando passadas de maneira lúdica para os pequenos. “Os pais devem brincar com seus filhos. Essa interação os ajudará a acompanhar e orientar o crescimento saudável.”
Ainda de acordo com a psicóloga, o brincar leva ao desenvolvimento da sociabilidade, ou seja, a criança faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade. A manipulação de jogos e brincadeiras estimula o pequeno a desenvolver estratégias e criar soluções para resolver os problemas que surgem, além disso, motiva suas habilidade psicomotoras. Depois da brincadeira a criança também pode ser estimulada. Ensiná-la guardar os brinquedos contribui para seu senso de organização. A tarefa parece difícil, mas o esforço vale a pena. Mostre que arrumar a bagunça é atividade familiar da qual ela deve fazer parte. Uma boa dica é reservar um lugar na casa exclusivo para as peças. Pode ser caixa, estante ou até mesmo um cômodo, o importante é que o pequeno perceba que tudo deve voltar para o seu devido lugar.
Atenção
Brincadeiras também podem revelar problemas emocionais. “Brincar é a principal forma de comunicação da criança. É por onde elas desenvolvem seu entendimento de mundo e expressam seus sentimentos”, comenta Heloisa.
Além de participar e estipular regras cabe aos adultos selecionarem os brinquedos adequados, baseado na idade, competência e desenvolvimento do pequeno. Para Heloísa, os casais que trabalham o dia inteiro podem aproveitar quando estão em casa para divertirem-se com as crianças. “Os pais devem utilizar o tempo livre para estar com os filhos e brincar com eles, o que também é excelente forma de educar”. Na hora da brincadeira, o que importa é a diversão. E para isso, o melhor é dar asas à imaginação e curtir cada momento com o filhote.
Higienização dos Brinquedos
A sujeira pode prejudicar a saúde do pequeno, por isso é importante fazer higienização correta. Os brinquedos que não são manipulados com frequência e costumam ficar como enfeite no quarto da criança, podem ser limpos uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias, basicamente com água e sabão neutro, sem o uso de produtos tóxicos.  O ideal é não deixar acumular poeira e resíduos que possam gerar infecções e alergias.  Já aqueles que são os companheiros em horas especiais, como no banho e na papinha, devem ser higienizados antes e depois da brincadeira para não acumular resíduos e restos de comida. E devem ser guardados em locais próprios. Seguindo esses passos não há motivos para preocupações e a diversão é garantida!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O poder muda a pessoa


O poder torna as pessoas estúpidas e muito poder, torna-as estupidíssimas. (R. Kurz)
O psicanalista J. Lacan [1] ,observou que a partir do momento em que alguém se vê "rei", ele muda sua personalidade. Um cidadão qualquer quando sobe ao poder [2] , altera seu psiquismo. Seu olhar sobre os outros será diferente; admita ou não ele olhará "de cima" os seus "governados", os "comandados", os "coordenados", enfim, os demais.
Estar no poder, diz Lacan, "dá um sentido interiormente diferente às suas paixões, aos seus desígnios, à sua estupidez mesmo". Pelo simples fato de agora ser "rei", tudo deverá girar em função do que representa a realeza. Também os "comandados" são levados pelas circunstâncias a vê-lo como o "rei do pedaço".
La Boétie [3] parecia indignado em perceber o quanto o lugar simbólico de poder faz o populacho se oferecer a uma certa "servidão voluntária". Bourdieu chama-nos atenção para a força que o símbolo exerce sobre os indivíduos e grupos. Antes de ocupá-lo, o poder atrai e fascina; depois de ocupado tende a colar a alguns como se lhes fossem eterno. Aí está a diferença entre um Fidel Castro e um Nelson Mandela. O primeiro e a maioria dos ditadores pretendem se eternizar no poder, o segundo, mais sábio, toma-o como transitório, evitando ser possuído pelo próprio. ("Possuído", sim, pois o poder tem algo de diabólico, que tenta, que corrompe, etc).