terça-feira, 31 de dezembro de 2013

GRANDE QUEIMA DE FOGOS EM CAMPO ALEGRE ALAGOAS FELIZ 2014

O grau mais elevado da sabedoria humana é saber adaptar o seu caráter às circunstâncias e ficar interiormente calmo apesar das tempestades exteriores.
QUEIMA DE FOGOS DE CAMPO ALEGRE EM 2014!

sábado, 28 de dezembro de 2013

AÇÕES DA COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE CAMPO ALEGRE NO ANO DE 2013


Execução elaboração e participações diretas no Programa de Formação Escolar (Atleta na Escola), com o objetivo de encontrar novos talentos para o Atletismo onde conseguimos recursos financeiros para melhor atender nossos alunos.



                                       
Marcou presença também nas Conferências Intermunicipais de Educação com participação no apoio dos trabalhos desenvolvidos.
    


Participação no Projeto de Formação Continuada Com a Professora Lucilene e com toda a equipe GEPRAPE –Gerência de Práticas Pedagógicas.
 



Participação nos festejos juninos nas Escolas!
 

                                                                    
Participação e apoio direto na formação para Gestores com a Ms. Graciene!





Participação no encerramento da Educação Especial!
        
Participação na caminhada do encerramento da Campanha Quem Ama Abraça!




Participação efetiva nas apresentações de encerramento do PNAIC com a responsabilidade da Professora Elizângela!


Ministrando aula de Tênis na Educação Física além das aulas de Esportes Gerais!


  

Visitas em Projetos nas Escolas!




 
Execução de ginástica Laboral com equipe de Gestores e Coordenadores junto com toda a equipe da SEMED!
 


Formação  Continuada para Professores de Educação Física sobre Esporte na Escola com o Ms José Mário Tenório!
Nessa formação tivemos a participação efetiva de Coordenadores, Técnicos Diretores, Professores de Educação Física e interessados no assunto!


  




 


Observação: este ano de 2013 atuamos efetivamente como professor de Educação Física nas Escolas Olival Tenório na Faz São José  e na João Fernades Vieira no povoado Chã da Imbira!
É preciso desenvolver as habilidades motoras e físicas desde a infância pois ela é pura linguagem e códigos explicados nos movimentos, pois desde o início da vida é a primeira comunicação da criança com o mundo e temos que valorizar e sistematizar essa etapa da vida.
E gostaria de aproveitar essa oportunidade para agradecer à toda a equipe da SEMED E GEPRAPE - Gerência de Práticas Pedagógicas, a todo o corpo técnico e à Prefeita Pauline Pereira pela confiança a mim depositada, e por todo o apoio à execução dessas metas alcançadas certo de que em 2014 obteremos resultados ainda melhores!


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

GRAUS DO CONHECIMENTO E AS DIVISÕES DA CIÊNCIA SEGUNDO ARISTÓTELES




“Todos os homens, por natureza, aspiram ao saber. Sinal disso é a estima dos sentidos. Pois, mesmo à parte sua utilidade, são estimados por si mesmos.” Com essa célebre frase, Aristóteles inicia sua metafísica. Significa dizer que todo homem nasce/existe com a finalidade de conhecer. E esse processo se inicia com os sentidos (audição e visão sendo os mais aguçados).
Conforme o cidadão da Macedônia existem cinco níveis ou graus de conhecimento e o primeiro deles é a sensação. Da sensação, surge a memória, tornando melhores do que os outros, os seres que podem se lembrar, pois, por engendrarem memória, podem aprender. E nos seres capazes de se lembrar das sensações é possível desenvolver a experiência. Até esse nível, muitos animais, como a abelha, o cão, etc., conseguem participar. No entanto, o homem é capaz de ir além da experiência e viver, também, arte e ciência.
Entretanto, ainda segundo Aristóteles, da memória forma-se experiência nos homens. Isso porque as muitas lembranças de uma mesma coisa desembocam na experiência. Da mesma forma, nasce a arte e a ciência da experiência. A arte (que para os gregos é uma técnica, um saber fazer) surge das várias reflexões a partir da experiência, entendida como uma análise das semelhanças entre as coisas que geram uma noção básica universal (a experiência é conhecimento dos singulares; e a arte, dos universais).
Por exemplo, entre o obreiro (pedreiro) e o mestre de obras (engenheiro), este sabe mais que aquele, isto é, o pedreiro executa seu trabalho perfeitamente, pois é habituado aos casos particulares, conhecendo o que é sua função. Já o engenheiro sabe o porquê é e por isso se destaca no campo da sabedoria. Aristóteles considera que as sensações não são sabedoria, e sim o mais decisivo conhecimento de objetos singulares, mas não dizem o porquê de nada (sabem que o fogo é quente, entretanto, não porque o fogo é quente!) e, dessa forma, não podem instruir.
Todavia, a arte é uma técnica voltada para a produção de coisas e entretenimento, ou seja, visam uma utilidade. E ela é o conhecimento das causas que produzem as coisas. Já a ciência é um caso mais complexo. Para Aristóteles, as ciências são a busca das causas e princípios primeiros da realidade com um fim em si mesma. Isso significa que o homem busca esse tipo de saber para aperfeiçoar seu raciocínio e sua alma, não para algum fim ou com utilidade (em vista de). É a busca do universal. Vejamos, então, como Aristóteles classificas as ciências:
  • Ciências produtivas – que visam à fabricação de algum utensílio (p.ex.: sapatos, roupas, vasos, etc.);
  • Ciências práticas – que usam o saber para uma ação ou com a finalidade moral (ética e política);
  • Ciências teoréticas – que buscam o saber pelo saber, independente de um fim ou utilidade (metafísica, física, matemática e psicologia).
Portanto, Aristóteles cria um método diferente para classificar os seres. É a partir da sistematização e da hierarquização que se pode buscar compreender do particular ao universal, elevando a sabedoria e realizando a função específica dada pela natureza ao homem, como ser racional, que é conhecer.


terça-feira, 22 de outubro de 2013

PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR



Na manhã deste sábado 19/10/2013 aconteceu uma palestra voltada para a Educação Física Escolar com o tema “Pedagogia do Esporte” visando os aspectos da Pedagogia do Esporte no contexto escolar com o Professor Mestre Jósé Mário Tenório. Tivemos as presenças de professores de Educação Física e de professores do fundamental I, além da presença do diretor de esportes e do Vereador Alan do Lucinho que também é professor de Educação Física deste município.
O professor José Mário colocou a importância de construirmos uma identidade voltada para a inclusão de todos os alunos nos contextos esportivos escolares acrescentando que o esporte exerce forte influência na vida  humana citando Hirama. E que o esporte sempre teve ligação constante com a Educação nos diferentes contextos mas que o professor de Educação Física não deve apenas esperar pelo sistema e sim fazer sua parte como profissional. Acrescentou também que por seu significado e valor educacional o Esporte se traduz em um importante instrumento auxiliar no processo da construção da cidadania. Às  dez hora tivemos uma parada para um coffee break de dez minutos e retornamos para a etapa final da palestra, onde todos ressaltara a importância de termos uma sistematização da Educação Física em nosso município. Foi passado um vídeo em homenagem ao profissional de Educação Física na voz de Vitor Saba e ao término a equipe presenteou o Palestrante com uma camiseta alusiva ao dia do Educador Físico que foi dia 1º de setembro.
Professor Cleiber de Meireles.

 










sábado, 31 de agosto de 2013

FELIZ DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA


A comemoração do dia do professor de educação física acontece no dia 1º de setembro, em razão de a profissão ter sido regulamentada através da lei federal de número 9.696/98 e publicada na mesma data.
A educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada à manutenção e reabilitação da saúde do corpo e da mente além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura de determinadas doenças humanas num contexto terapêutico e também é fundamental na formação básica do ser humano pois é de suma importância sua atuação no contexto psicossocial, no conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) suas possibilidades de ação e suas limitações. É a área de atuação do profissional formado em uma Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto de atividades físicas não competitivas e  esportes com fins recreativos quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades, resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos. A criança nasce e logo expressa em forma de movimentos reflexos sua linguagem e código, e é por ser desde a base a demonstração de movimentos linguísticos que todo ser humano necessita ser orientado físico e mentalmente em seu processo de desenvolvimento. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. A pré-escola em São Paulo (1875-1940). São Paulo.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

CIRCUITO DE GINÁSTICA ESCOLAR

Treinamento em circuito ou circuit-training é considerado um sistema de organização dos exercícios e de treinamento. O treinamento em circuito caracteriza-se por ordem sucessiva de vários estágios de exercícios e é uma ótima estratégia para o ensino do movimento. No ensino do movimento, costuma-se diferenciar dois grupos principais de qualidades físicas relativas à capacidade motora do ser humano. O primeiro grupo comporta força-velocidade-resistência e suas qualidades complexas, tratando principalmente da atividade muscular. Na prática, este grupo está intimamente ligado ao segundo, que abrange habilidade, agilidade e mobilidade, predominando o processo de locomoção.

Valor Educativo do Circuito de Ginástica Escolar
A utilização do treinamento em circuito no espaço escolar é muito importante, principalmente devido à possibilidade de uso múltiplo, que proporciona a prática intensiva de exercícios. Ele pode ser aplicado no campo do desporto, quando se deseja não só empregar um grande número de alunos como também oportunizá-los a execução de um trabalho com resultados satisfatórios.
O circuito motor possibilita que cada aluno aplique a sua carga de esforço, isto é, cada aluno pratica exercícios de acordo com o seu desempenho físico, alcançando assim, um resultado positivo do desempenho máximo individual . Facilita a inclusão no espaço escolar, proporcionando a participação de todos os alunos, sem exceção. O risco de acidentes fica extremamente reduzido, além de proporcionar momentos de cooperação, responsabilidade, autonomia e motivação.
Referências Metódicas e Fundamentos Gerais para a Execução do treinamento em Circuito

a) Tempo e aplicação: limite de tempo de aproximadamente 20 minutos. 
b) Montagem e desmontagem dos estágios: deve evitar a utilização de aparelhos volumosos. Cada grupo de participantes ficará responsável pela montagem e desmontagem.
c) Disposição dos estágios: os estágios devem ser dispostos de forma circular ou elíptica para facilitar a troca. Usar números e setas anotadas no chão ou na parede.
d) Proporção de circuito: o número de estágios, que deve ser em torno de 4 a 8, depende do tamanho da turma e do equipamento disponível. Os estádios deverão ser repetidos de 1 a 3 vezes.
e) Escolha de exercícios: deverão ser realizados por todos.
f) Sequência dos exercícios: deverão ser combinados com base numa carga fisiológica o mais variada e ampla possível, alternando os grupamentos musculares e as qualidades físicas.
g) Dosagem do esforço e grau de assimilação dos exercícios: devem ser escolhido de acordo com o sexo e idade. Deve-se precedido de um aquecimento adequado.



Referência Bibliográfica: 


DASSEL, Hans e HAAG, Herbet. Circuito de Ginástica escolar para Crianças e Jovens. Editora Beta, RJ.