Cada vez mais os
esportes vem revolucionando as escolas do país. A preocupação no ensino vem
crescendo e uma maneira de incentivo aos nossos alunos é buscar o
desenvolvimento nos esportes. Por isso, a importância do esporte na educação.
A prática esportiva como instrumento
educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e
adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e
expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros,
de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e
comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e
social.
O esporte, como
instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação,
de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de
orientação para a prática social. O campo pedagógico do Esporte é um campo
aberto para a exploração de novos sentidos/significados, ou seja, permite que
sejam explorados pela ação dos educandos envolvidos nas diferentes situações.
Além de ampliar o
campo experimental do indivíduo, cria obrigações, estimula a personalidade
intelectual e física e oferece chances reais de integração social.
Em meio a estas
descobertas do esporte o que vem revolucionando hoje em dia as escolas é o
chamado Esporte Radical. A adrenalina, emoção e o prazer de se exercitar nesta
aventura faz com que o aluno alcance diferentes maneiras de aprender um
movimento e de se integrar ao meio social.
Ensinar a prática de
esportes radicais é preparar o aluno para executar determinadas habilidades por
meio da descoberta do prazer de se exercitar. Tudo isso envolvendo segurança,
bons profissionais e educadores sempre por perto.
Para a criança ou
adolescente estar em contato com a adrenalina, natureza e aventura é o modo de
desenvolver outras habilidades e nesta hora que é mostrado o potencial de cada
um.
Através destas aulas é possível adequar as disciplinas dadas em sala de aula, mostrando e fazendo com que a criança se desenvolva melhor.
Através destas aulas é possível adequar as disciplinas dadas em sala de aula, mostrando e fazendo com que a criança se desenvolva melhor.
Conheça algumas bibliografias:
- PAES, Dr.Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e
os jogos coletivos.
- TUBINO, Manoel José Gomes. As dimensões sociais do
esporte. SP, editora Cortez, 1992.
- PICOLO, V.L.N. (org.). Pedagogia do esporte.
Campinas: Papirus, 1999.
- MARCELINO, N.C. Pedagogia da animação.
Campinas: Papirus, 1990.
- HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento
da cultura; Tradução de João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 1872 -
1945.
- BRUHNS, H.T. O corpo parceiro e o corpo adversário.
Campinas, Papirus, 1993.
- TANI, Go (ETAL.). Educação física escolar:
Fundamento de uma abordagem desenvolvimentista (13:2). São Paulo: EPU,
1988.
- LEITE, Marcio Monteiro. Educação física:
Implicações da prática desportiva precoce no crescimento e desenvolvimento
infantil.
- BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: Uma
introdução. Vitória: UFES, 1997.
- FREIRE, João Batista. A criança do brinquedo e do
esporte. UNICAMP/Campinas, publicação da revista da ciência.
- FERREIRA, Vera Lúcia da Costa. Prática de Educação
Física no 1º grau: modelo de reprodução ou perspectiva de transformação?.
São Paulo, IBRASA, 1984
.- NÓVOA, Antônio (coord.) Os professores e sua
formação. Lisboa, Dom Quixote, 1997.
- TUBINO, Manoel José Gomes. Em busca de uma
tecnologia educacional para as escolas de Educação Física. São Paulo, IBRASA,
1980.
- Tecnologia Educacional: das máquinas de aprendizagem
à programação funcional por objetivos. São Paulo: IBRASA, 1984.
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