terça-feira, 31 de dezembro de 2013
sábado, 28 de dezembro de 2013
AÇÕES DA COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE CAMPO ALEGRE NO ANO DE 2013
Execução elaboração e participações diretas no Programa
de Formação Escolar (Atleta na Escola), com o objetivo de encontrar novos
talentos para o Atletismo onde conseguimos recursos financeiros para melhor
atender nossos alunos.
Marcou presença também nas Conferências Intermunicipais
de Educação com participação no apoio dos trabalhos desenvolvidos.
Participação no Projeto de Formação Continuada Com a
Professora Lucilene e com toda a equipe GEPRAPE –Gerência de Práticas
Pedagógicas.
Participação nos festejos juninos nas Escolas!
Participação
e apoio direto na formação para Gestores com a Ms. Graciene!
Participação no encerramento da Educação Especial!
Participação na caminhada do encerramento da Campanha
Quem Ama Abraça!
Participação efetiva nas apresentações de encerramento do
PNAIC com a responsabilidade da Professora Elizângela!
Ministrando aula de Tênis na Educação Física além das
aulas de Esportes Gerais!
Visitas em Projetos nas Escolas!
Execução de
ginástica Laboral com equipe de Gestores e Coordenadores junto com toda a
equipe da SEMED!
Formação Continuada para Professores de Educação
Física sobre Esporte na Escola com o Ms José Mário Tenório!
Nessa
formação tivemos a participação efetiva de Coordenadores, Técnicos Diretores,
Professores de Educação Física e interessados no assunto!
Observação:
este ano de 2013 atuamos efetivamente como professor de Educação Física nas Escolas Olival Tenório
na Faz São José e na João Fernades
Vieira no povoado Chã da Imbira!
É preciso
desenvolver as habilidades motoras e físicas desde a infância pois ela é pura
linguagem e códigos explicados nos movimentos, pois desde o início da vida é a
primeira comunicação da criança com o mundo e temos que valorizar e sistematizar
essa etapa da vida.
E gostaria de aproveitar essa oportunidade para agradecer à toda a equipe da SEMED E GEPRAPE - Gerência de Práticas Pedagógicas, a todo o corpo técnico e à Prefeita Pauline Pereira pela confiança a mim depositada, e por todo o apoio à execução dessas metas alcançadas certo de que em 2014 obteremos resultados ainda melhores!
quinta-feira, 19 de dezembro de 2013
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
GRAUS DO CONHECIMENTO E AS DIVISÕES DA CIÊNCIA SEGUNDO ARISTÓTELES
“Todos os
homens, por natureza, aspiram ao saber. Sinal disso é a estima dos sentidos.
Pois, mesmo à parte sua utilidade, são estimados por si mesmos.” Com essa
célebre frase, Aristóteles inicia sua metafísica. Significa dizer que todo
homem nasce/existe com a finalidade de conhecer. E esse processo se inicia com
os sentidos (audição e visão sendo os mais aguçados).
Conforme o cidadão da Macedônia existem
cinco níveis ou graus de conhecimento e o primeiro deles é a sensação. Da sensação, surge a memória, tornando melhores do que os
outros, os seres que podem se lembrar, pois, por engendrarem memória, podem
aprender. E nos seres capazes de se lembrar das sensações é possível
desenvolver a experiência.
Até esse nível, muitos animais, como a abelha, o cão, etc., conseguem
participar. No entanto, o homem é capaz de ir além da experiência e viver, também, arte e ciência.
Entretanto, ainda segundo
Aristóteles, da memória forma-se experiência nos homens. Isso porque as muitas
lembranças de uma mesma coisa desembocam na experiência. Da mesma forma, nasce
a arte e a ciência da experiência. A arte (que para os gregos é uma técnica, um
saber fazer) surge das várias reflexões a partir da experiência, entendida como
uma análise das semelhanças entre as coisas que geram uma noção básica
universal (a experiência é conhecimento dos singulares; e a arte, dos universais).
Por exemplo, entre o obreiro
(pedreiro) e o mestre de obras (engenheiro), este sabe mais que aquele, isto é,
o pedreiro executa seu trabalho perfeitamente, pois é habituado aos casos
particulares, conhecendo o que é sua
função. Já o engenheiro sabe o porquê
é e por isso se destaca no campo da sabedoria. Aristóteles
considera que as sensações não são sabedoria, e sim o mais decisivo
conhecimento de objetos singulares, mas não dizem o porquê de nada (sabem que o
fogo é quente, entretanto, não porque o fogo é quente!) e, dessa forma, não
podem instruir.
Todavia, a arte é uma técnica voltada
para a produção de coisas e entretenimento, ou seja, visam uma utilidade. E ela
é o conhecimento das causas que produzem as coisas. Já a ciência é um caso mais
complexo. Para Aristóteles, as ciências são a busca das causas e princípios
primeiros da realidade com um fim em si mesma. Isso significa que o homem busca
esse tipo de saber para aperfeiçoar seu raciocínio e sua alma, não para algum
fim ou com utilidade (em vista de). É a busca do universal. Vejamos, então,
como Aristóteles classificas as ciências:
- Ciências
produtivas – que visam à fabricação de algum utensílio (p.ex.: sapatos,
roupas, vasos, etc.);
- Ciências
práticas – que usam o saber para uma ação ou com a finalidade moral (ética
e política);
- Ciências
teoréticas – que buscam o saber pelo saber, independente de um fim ou
utilidade (metafísica, física, matemática e psicologia).
Portanto, Aristóteles cria um método
diferente para classificar os seres. É a partir da sistematização e da
hierarquização que se pode buscar compreender do particular ao universal,
elevando a sabedoria e realizando a função específica dada pela natureza ao
homem, como ser racional, que é conhecer.
terça-feira, 22 de outubro de 2013
PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Na manhã deste sábado 19/10/2013 aconteceu uma palestra
voltada para a Educação Física Escolar com o tema “Pedagogia do Esporte”
visando os aspectos da Pedagogia do Esporte no contexto escolar com o Professor
Mestre Jósé Mário Tenório. Tivemos as presenças de professores de Educação
Física e de professores do fundamental I, além da presença do diretor de
esportes e do Vereador Alan do Lucinho que também é professor de Educação
Física deste município.
O professor José Mário colocou a importância de
construirmos uma identidade voltada para a inclusão de todos os alunos nos
contextos esportivos escolares acrescentando que o esporte exerce forte
influência na vida humana citando
Hirama. E que o esporte sempre teve ligação constante com a Educação nos
diferentes contextos mas que o professor de Educação Física não deve apenas esperar pelo sistema e sim fazer sua parte como profissional. Acrescentou também que por seu significado e valor
educacional o Esporte se traduz em um importante instrumento auxiliar no
processo da construção da cidadania. Às
dez hora tivemos uma parada para um coffee break de dez minutos e
retornamos para a etapa final da palestra, onde todos ressaltara a importância
de termos uma sistematização da Educação Física em nosso município. Foi passado
um vídeo em homenagem ao profissional de Educação Física na voz de Vitor Saba e
ao término a equipe presenteou o Palestrante com uma camiseta alusiva ao dia do
Educador Físico que foi dia 1º de setembro.
Professor Cleiber de Meireles.
sábado, 31 de agosto de 2013
FELIZ DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A educação física é uma das áreas do
conhecimento humano ligada à manutenção e reabilitação da saúde do corpo e da
mente além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela
trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura de determinadas doenças
humanas num contexto terapêutico e também é fundamental na formação básica do
ser humano pois é de suma importância sua atuação no contexto psicossocial, no
conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) suas possibilidades de
ação e suas limitações. É a área de atuação do profissional formado em uma
Faculdade de Educação Física. É um termo usado para designar tanto o conjunto
de atividades
físicas não competitivas e esportes com fins recreativos
quanto a ciência que fundamenta a correta prática destas atividades,
resultado de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos. A
criança nasce e logo expressa em forma de movimentos reflexos sua linguagem e
código, e é por ser desde a base a demonstração de movimentos linguísticos que
todo ser humano necessita ser orientado físico e mentalmente em seu processo de
desenvolvimento. KISHIMOTO, Tizuko
Morchida. A pré-escola em São Paulo
(1875-1940). São Paulo.
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
CIRCUITO DE GINÁSTICA ESCOLAR
Treinamento
em circuito ou circuit-training é considerado um sistema de organização dos
exercícios e de treinamento. O treinamento em circuito caracteriza-se por ordem
sucessiva de vários estágios de exercícios e é uma ótima estratégia para o
ensino do movimento. No ensino do movimento, costuma-se diferenciar dois grupos
principais de qualidades físicas relativas à capacidade motora do ser humano. O
primeiro grupo comporta força-velocidade-resistência e suas qualidades
complexas, tratando principalmente da atividade muscular. Na prática, este
grupo está intimamente ligado ao segundo, que abrange habilidade, agilidade e mobilidade,
predominando o processo de locomoção.
Valor
Educativo do Circuito de Ginástica Escolar
A utilização do treinamento em circuito no
espaço escolar é muito importante, principalmente devido à possibilidade de uso
múltiplo, que proporciona a prática intensiva de exercícios. Ele pode ser
aplicado no campo do desporto, quando se deseja não só empregar um grande
número de alunos como também oportunizá-los a execução de um trabalho com
resultados satisfatórios.
O
circuito motor possibilita que cada aluno aplique a sua carga de esforço, isto
é, cada aluno pratica exercícios de acordo com o seu desempenho físico,
alcançando assim, um resultado positivo do desempenho máximo individual .
Facilita a inclusão no espaço escolar, proporcionando a participação de todos
os alunos, sem exceção. O risco de acidentes fica extremamente reduzido, além
de proporcionar momentos de cooperação, responsabilidade, autonomia e
motivação.
Referências Metódicas
e Fundamentos Gerais para a Execução do treinamento em Circuito
a) Tempo e aplicação: limite de tempo de aproximadamente 20 minutos.
b) Montagem e desmontagem dos estágios: deve evitar a utilização de aparelhos volumosos. Cada grupo de participantes ficará responsável pela montagem e desmontagem.
c) Disposição dos estágios: os estágios devem ser dispostos de forma circular ou elíptica para facilitar a troca. Usar números e setas anotadas no chão ou na parede.
d) Proporção de circuito: o número de estágios, que deve ser em torno de 4 a 8, depende do tamanho da turma e do equipamento disponível. Os estádios deverão ser repetidos de 1 a 3 vezes.
e) Escolha de exercícios: deverão ser realizados por todos.
f) Sequência dos exercícios: deverão ser combinados com base numa carga fisiológica o mais variada e ampla possível, alternando os grupamentos musculares e as qualidades físicas.
g) Dosagem do esforço e grau de assimilação dos exercícios: devem ser escolhido de acordo com o sexo e idade. Deve-se precedido de um aquecimento adequado.
a) Tempo e aplicação: limite de tempo de aproximadamente 20 minutos.
b) Montagem e desmontagem dos estágios: deve evitar a utilização de aparelhos volumosos. Cada grupo de participantes ficará responsável pela montagem e desmontagem.
c) Disposição dos estágios: os estágios devem ser dispostos de forma circular ou elíptica para facilitar a troca. Usar números e setas anotadas no chão ou na parede.
d) Proporção de circuito: o número de estágios, que deve ser em torno de 4 a 8, depende do tamanho da turma e do equipamento disponível. Os estádios deverão ser repetidos de 1 a 3 vezes.
e) Escolha de exercícios: deverão ser realizados por todos.
f) Sequência dos exercícios: deverão ser combinados com base numa carga fisiológica o mais variada e ampla possível, alternando os grupamentos musculares e as qualidades físicas.
g) Dosagem do esforço e grau de assimilação dos exercícios: devem ser escolhido de acordo com o sexo e idade. Deve-se precedido de um aquecimento adequado.
Referência Bibliográfica:
DASSEL, Hans e HAAG, Herbet. Circuito de Ginástica escolar para Crianças e Jovens. Editora Beta, RJ.
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