Precisamos de um entendimento da EDUCAÇÃO FÍSICA para podermos debate-la pedagogicamente, visando essa condição o Professor Cleiber, vem desenvolvendo várias palestras voltadas para a área de EDF e outros seguimentos e modalidades da Educação Básica, e no dia 13/03/2014 ocorreu mais uma na Escola Zenóbia Ferreira, e tivemos a participação de vários profissionais da área, além de técnicos coordenadores, e gerentes de ensino de Campo Alegre, com o Tema: O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS COMPETÊNCIAS.
sexta-feira, 14 de março de 2014
segunda-feira, 6 de janeiro de 2014
IMPORTANTE SABER ANTES DE FAZER UMA ATIVIDADE FÍSICA SEQUENCIADA
Durante a atividade física, o ritmo
cardíaco aumenta de forma linear com o ritmo do exercício, intensidade
do esforço físico, assim como com o aumento do consumo de oxigênio na atividade
muscular.
Em adultos normais, com valores de referência do ritmo cardíaco varia de
60 a 80 bpm em repouso, chegando a 100bpm, conforme estado emocional, atividade
muscular, fatores ambientais, uso de medicamento (betabloqueadores/efedrina),
ansiedade entre outros fatores. Em atletas altamente treinados, é comum encontrarmos
a bradicardia, valores de batimentos cardíacos abaixo de 60bpm. Isso acontece
apenas com pessoas que façam atividades e atletas, mostrando um coração mais
eficiente e possuindo boa adaptação das centrais cardíacas. Caso você tenha um
batimento cardíaco mais baixo e não seja atleta, pode ser sinal de alerta.
Esse ritmo de nosso coração é individual e altera conforme as citações
acima. Mesmo no dia de prova, essa excitação cardíaca é aumentada. Devido à
expectativa para a prova, alguns atletas já largam com uma frequência cardíaca
mais elevada. Porém, para que esse atleta não sinta dificuldade no percurso,
após a largada deve se controlar e deixar o ritmo mais constante possível para
que o corpo entre em estado estável do exercício e consiga equilibrar o gasto
com o consumo.
Assim como valor de referência dos batimentos
cardíacos em repouso, a pergunta que se faz é até quanto meus
batimentos cardíacos pode chegar na atividade física e qual o valor mais
elevado que um indivíduo pode atingir.
Para sabermos quanto seu batimento
cardíaco pode atingir na atividade física, temos que saber qual é o valor
máximo e depois qual deve ser a intensidade de trabalho. Para determinar esse
valor de frequência cardíaca máxima alcançada para o
treinamento e para a atividade física, temos alguns métodos. Um deles é o das
equações preditas populacionais, trabalhadas de forma indireta; e os métodos de
trabalho direto pelos exames laboratoriais específicos de ergométrico e
ergoespirométrico submetidos à esteira rolante, dependendo da especificidade da
atividade do praticante.
Nas equações preditas para esse cálculo,
temos algumas equações com base na média populacional dos grupos estudados, e
umas das mais utilizadas e conhecida hoje em dia é de Karvonen (1957),
que obteve a seguinte fórmula: 220 – idade. Essa formula, porém, com desvio
padrão de 8 a 11 bpm, + ou – 10 até os 25 anos, e a partir dos 25 anos permite
uma abrangência maior de + ou – 12, podendo distorcer a montagem do programa.
Para ajuste da prescrição do exercício em cima dessa fórmula deve ser
considerar esses desvios padrões.
A formula de Tanaka et
al (2000) é uma das formulas recentes que parece ser a mais recomendada para
sujeitos saudáveis, compreendendo a seguinte fórmula FCM=(208-0,7 x idade).
Os métodos de trabalhos diretos: como o
exame de ergometria e ergoespirometria fornece, além de uma FCM no esforço, uma
resposta mais próxima dos valores de treinabilidade para o indivíduo e de maior
fidedignidade para a montagem dos programas. A ergoespirometria é
um dos métodos diretos que nos mostra mais parâmetros de limiares e
individualização e especificidade da capacidade do atleta e não simplesmente
mensura a resposta máxima cardíaca no exercício e avaliação de anomalias
cardíaca.
Após sabermos os valores máximos que nosso coração poderá atingir e
exigir perante a idade e a atividade, e as respostas de exame, é preciso
determinar as zonas alvo de intensidade para cada trabalho e objetivo que a
pessoa tem com o programa. Para um trabalho aeróbio,
com a utilização e participação do oxigênio nas reações e sistema
cardiovascular e queima calórica, o trabalho deve ser feito com base nas
equações preditas de 50 a 70% da FCM e para nível anaeróbio como treino de
ritmo, intervalados, esforço vigoroso, valores de 80 a 90 % da FCM para o
esforço.
Após sabermos o ritmo basal em repouso de nosso coração, os batimentos
máximos pelo teste ou pela fórmula predita e as intensidades, pode-se trabalhar
conforme o objetivo.
Vamos pegar cada consideração e estabelecer a fórmula com base na
intensidade trabalhada:
Zona Alvo de Treinamento: (FCM – FCR) x (intensidade do trabalho) + FCR
·
FCM: Frequência Cardíaca Máxima
·
FCR: Frequência Cardíaca Repouso
Intensidade do
Trabalho
Atividade Fácil zona de conforto
(50 a 80% FCM
|
Descrição: Zona para pessoas sedentárias, e iniciantes que estão em
adaptação com a atividade física, muscular e cardíaca, zona de queima
calórica, treinos regenerativos, treino de volume para provas longas
|
Limiar Anaeróbio (80 a 90% FCM)
|
Descrição: zona do ácido lático para melhor da performance atlética e
rendimento, acidose metabólica e do limiar anaeróbio, treinos de intensidade
de ritmo médios a forte
|
Esforço Máximo (90 a 100 % FCM)
|
Descrição: zona de perigo na atividade física, sujeito a contusões,
stress oxidativo, ritmos forte a muito forte.
|
Após os valores acima mencionados para
a prescrição do treinamento, agora é definirmos de que forma
podemos controlar os ritmos do coração.
Uma das formas mais utilizadas é o
monitor cardíaco, composto pelo transmissor relógio e o receptor de fita
localizada no tórax. Esse instrumento ajuda a controlar as intensidades para
que o exercício seja feito de maneira segura, além de diminuir os riscos de
lesão, não expondo o organismo a certas intensidades, e contribuir para uma
evolução mais rápida no condicionamento físico. Pois o atleta saberá
quando deve correr no ritmo mais médio a forte e quando está nos treinos de
mais volume, mais fáceis. Isso é fundamental para a evolução e supercompensação
do treinamento.
Outra forma de mensurar os batimentos cardíacos é pelo método manual,
porém esse método é aplicável pré e pós-treinamento. A mensuração pode ser
feita na artéria radial e na artéria carótida.
A mensuração deve se realizar na contagem de 15 segundos x 4, ou 10 x 6,
na artéria radial, localizada próximo ao dedo polegar. Na carótida, é preciso
tomar os devidos cuidados para que não se aperte a região, promovendo
semi-oclusão.
Essas informações irão ajudar a entender um pouco mais do treinamento,
dessa “maquina” que temos em nosso corpo, controlarmos da melhor forma os
treinamentos para que tenhamos uma evolução e ganhos de condicionamento físico
satisfatório sem grandes sobrecargas para o organismo.
O sistema cardiovascular é um das engrenagens satisfatórias para o
treinamento, e no consumo máximo de oxigênio nos esportes de resistência, porém
para gerar benefícios e estímulos devemos saber em que percepção de esforço
estamos trabalhando. Em cada intensidade e colhermos os frutos do treinamento.
Abraço e bons treinos!
domingo, 5 de janeiro de 2014
AOS 71 ANOS, MORRE EUSÉBIO, O MAIOR NOME DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS
Melhor
jogador da Copa do Mundo de 1966, Pantera Negra sofre uma parada
cardiorrespiratória na madrugada deste domingo. Corpo será velado no Estádio da Luz.
MUITO
MELHOR QUE O ATUAL JOGADOR PORTUGUÊS MAIS FAMOSO.
EUSÉBIO
TINHA ALMA E EXÊNCIA BUTEBOLÍSTICA!
O mundo
do futebol está de luto. Faleceu na madrugada deste domingo, em Lisboa, o
ex-atacante Eusébio, considerado o maior jogador da história do Benfica e de Portugal de todos os tempos.
Aos 71 anos, o Pantera Negra, que sofrera um AVC em 2012 na Polônia, teve
uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Seu corpo será velado no Estádio
da Luz, casa do Benfica e palco da próxima final da Liga dos Campeões, onde há
uma estátua do ídolo luso.
Nascido
em 25 de janeiro de 1942, Eusébio da Silva Ferreira iniciou sua carreira
futebolística no Sporting Lourenço Marques, na segunda metade dos anos 1950. O
moçambicano chegou a Portugal no fim de 1960, contratado pelos Benfica, onde se
tornou o maior artilheiro da história do clube (638 gols) e sua principal
referência durante as 15 temporadas em que defendeu a equipe lisboeta.
Pelo Benfica, Eusébio conquistou nada menos do que 11 Campeonatos Nacionais (1960/61, 1962/63, 1963/64, 1964/65, 1966/67, 1967/68, 1968/69, 1970/1971, 1971/72, 1972/73 e 1974/75), cinco Taças de Portugal (1961/62, 1963/64, 1968/69, 1969/70 e 1971/72) e uma Taça dos Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões) em 1961/62, diante do Real Madrid de Puskás, além de ter sido três vezes vice-campeão europeu (1962/1963, 1964/65 e 1967/68).
Pelo Benfica, Eusébio conquistou nada menos do que 11 Campeonatos Nacionais (1960/61, 1962/63, 1963/64, 1964/65, 1966/67, 1967/68, 1968/69, 1970/1971, 1971/72, 1972/73 e 1974/75), cinco Taças de Portugal (1961/62, 1963/64, 1968/69, 1969/70 e 1971/72) e uma Taça dos Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões) em 1961/62, diante do Real Madrid de Puskás, além de ter sido três vezes vice-campeão europeu (1962/1963, 1964/65 e 1967/68).
Considerado
por muitos inferior apenas a Pelé, Eusébio chegou ao ápice na disputa da Copa
de 1966, na Inglaterra. Ao vencer por 3 a 1 na fase de grupos, Portugal
eliminou o Brasil, tirou a Coreia do Norte nas quartas (5 a 3) e chegou às
semifinais, onde acabou derrotada pelos anfitriões (1 a 2). Ao bater a antiga
União Soviética por 2 a 1, o selecionado luso terminou a competição em terceiro
lugar. Goleador com nove tentos (três a mais que o vice, o alemão Helmut
Heller), o Pantera Negra, então com 24 anos, foi exaltado como o melhor
jogador.
sexta-feira, 3 de janeiro de 2014
ABERTAS MATRÍCULAS PARA O ANO LETIVO DE 2014 EM CAMPO ALEGRE ALAGOAS
A Prefeitura Municipal de Campo Alegre,
através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, informa que estão abertas
as matrículas para o ano letivo de 2014 em todas escolas da Rede Municipal de
Ensino.
POVOADO PIMENTEIRA:
ESCOLA MUNICIPAL PADRE CÍCERO,
atendendo a pré-escola e 1º ano do ensino fundamental;
ESCOLA MUNICIPAL HELENILDA CORREIA
ARAÚJO DE MELO, atendendo do 2º ao 5º ano do ensino fundamental em tempo
integral;
CENTRO:
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ZENÓBIA
FERREIRA DA SILVA, atendendo do 6º ao 8º ano do ensino fundamental;
ESCOLA MUNICIPAL MIGUEL MATIAS,
atendendo do 3º ao 5º ano do ensino fundamental e a educação de jovens e
adultos 1º e 2º segmentos;
ESCOLA MUNICIPAL JOÃO PAULO II,
atendendo a pré-escola e 1º ao 3º ano do ensino fundamental (sendo que as séries do 1º ao 3º já são
reserva de matriculados desde o ano letivo de 2013 e por enquanto não serão
realizadas novas matrículas para essas séries de ensino);
ESCOLA MUNICIPAL VIRGEM DOS POBRES,
atendendo a pré-escola, 1º e 2º anos do ensino fundamental;
CRECHE JACI VIEIRA, atendendo a
crianças de 2 e 3 anos de idade;
POVOADO BELO HORIZONTE:
ESCOLA MUNICIPAL SENADOR RUI PALMEIRA -
atendendo a pré-escola e 1º ao 5º ano do ensino fundamental;
FAZENDA MINEIRO
ESCOLA MUNICIPAL ELITA TENÓRIO MAIA -
atendendo a pré-escola e 1º ao 5º ano do ensino fundamental;
POVOADO CHÃ DA IMBIRA
ESCOLA MUNICIPAL MARIA LOURINETE PORTO
GUIMARÃES - atendendo a pré-escola e 1º ao 4º ano do ensino fundamental;
ESCOLA MUNICIPAL JOÃO FERNANDES VIEIRA
FILHO - atendendo do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e a educação de jovens
e adultos 1º e 2º segmento;
FAZENDA SÃO JOSÉ / USINA PORTO RICO
ESCOLA MUNICIPAL OLIVAL TENÓRIO COSTA
NETO - atendendo a pré-escolar e 1º ao 9º ano do ensino fundamental;
DISTRITO DE LUZIÁPOLIS
ESCOLA MUNICIPAL FELIZARDO SOUZA LIMA -
atendendo do 3º ao 6º ano do ensino fundamental e a educação de jovens e
adultos 1º e 2º segmento;
ESCOLA MUNICIPAL PEDRO DE OLIVEIRA
SANTOS - atendendo do 6º ao 9º ano;
ESCOLA MUNICIPAL MENINO JESUS DE PRAGA
- atendendo 1º e 2º anos do ensino fundamental;
ESCOLA MUNICIPAL CÍCERO MIZAEL DOS
SANTOS – atendendo pré-escola, 1º e 2º anos do ensino fundamental;
ESCOLA MUNICIPAL CÍCERO SALUSTIANO –
pré-escolar (crianças de 4 e 5 anos);
CRECHE CÍCERA MARINHO DE MELO -
atendendo a crianças de 2 e 3 anos de idade;
CRECHE LIZETE ALVES FERREIRA -
atendendo a crianças de 2 e 3 anos de idade;
É a gestão Compromisso de todos,
Integração e Desenvolvimento preparando o ano escolar 2014.
terça-feira, 31 de dezembro de 2013
sábado, 28 de dezembro de 2013
AÇÕES DA COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE CAMPO ALEGRE NO ANO DE 2013
Execução elaboração e participações diretas no Programa
de Formação Escolar (Atleta na Escola), com o objetivo de encontrar novos
talentos para o Atletismo onde conseguimos recursos financeiros para melhor
atender nossos alunos.
Marcou presença também nas Conferências Intermunicipais
de Educação com participação no apoio dos trabalhos desenvolvidos.
Participação no Projeto de Formação Continuada Com a
Professora Lucilene e com toda a equipe GEPRAPE –Gerência de Práticas
Pedagógicas.
Participação nos festejos juninos nas Escolas!
Participação
e apoio direto na formação para Gestores com a Ms. Graciene!
Participação no encerramento da Educação Especial!
Participação na caminhada do encerramento da Campanha
Quem Ama Abraça!
Participação efetiva nas apresentações de encerramento do
PNAIC com a responsabilidade da Professora Elizângela!
Ministrando aula de Tênis na Educação Física além das
aulas de Esportes Gerais!
Visitas em Projetos nas Escolas!
Execução de
ginástica Laboral com equipe de Gestores e Coordenadores junto com toda a
equipe da SEMED!
Formação Continuada para Professores de Educação
Física sobre Esporte na Escola com o Ms José Mário Tenório!
Nessa
formação tivemos a participação efetiva de Coordenadores, Técnicos Diretores,
Professores de Educação Física e interessados no assunto!
Observação:
este ano de 2013 atuamos efetivamente como professor de Educação Física nas Escolas Olival Tenório
na Faz São José e na João Fernades
Vieira no povoado Chã da Imbira!
É preciso
desenvolver as habilidades motoras e físicas desde a infância pois ela é pura
linguagem e códigos explicados nos movimentos, pois desde o início da vida é a
primeira comunicação da criança com o mundo e temos que valorizar e sistematizar
essa etapa da vida.
E gostaria de aproveitar essa oportunidade para agradecer à toda a equipe da SEMED E GEPRAPE - Gerência de Práticas Pedagógicas, a todo o corpo técnico e à Prefeita Pauline Pereira pela confiança a mim depositada, e por todo o apoio à execução dessas metas alcançadas certo de que em 2014 obteremos resultados ainda melhores!
quinta-feira, 19 de dezembro de 2013
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