segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

IMPORTANTE SABER ANTES DE FAZER UMA ATIVIDADE FÍSICA SEQUENCIADA






Durante a atividade física, o ritmo cardíaco aumenta de forma linear com o ritmo do exercício, intensidade do esforço físico, assim como com o aumento do consumo de oxigênio na atividade muscular.
Em adultos normais, com valores de referência do ritmo cardíaco varia de 60 a 80 bpm em repouso, chegando a 100bpm, conforme estado emocional, atividade muscular, fatores ambientais, uso de medicamento (betabloqueadores/efedrina), ansiedade entre outros fatores. Em atletas altamente treinados, é comum encontrarmos a bradicardia, valores de batimentos cardíacos abaixo de 60bpm. Isso acontece apenas com pessoas que façam atividades e atletas, mostrando um coração mais eficiente e possuindo boa adaptação das centrais cardíacas. Caso você tenha um batimento cardíaco mais baixo e não seja atleta, pode ser sinal de alerta.
Esse ritmo de nosso coração é individual e altera conforme as citações acima. Mesmo no dia de prova, essa excitação cardíaca é aumentada. Devido à expectativa para a prova, alguns atletas já largam com uma frequência cardíaca mais elevada. Porém, para que esse atleta não sinta dificuldade no percurso, após a largada deve se controlar e deixar o ritmo mais constante possível para que o corpo entre em estado estável do exercício e consiga equilibrar o gasto com o consumo.
                                             
Assim como valor de referência dos batimentos cardíacos em repouso, a pergunta que se faz é até quanto meus batimentos cardíacos pode chegar na atividade física e qual o valor mais elevado que um indivíduo pode atingir.
Para sabermos quanto seu batimento cardíaco pode atingir na atividade física, temos que saber qual é o valor máximo e depois qual deve ser a intensidade de trabalho. Para determinar esse valor de frequência cardíaca máxima alcançada para o treinamento e para a atividade física, temos alguns métodos. Um deles é o das equações preditas populacionais, trabalhadas de forma indireta; e os métodos de trabalho direto pelos exames laboratoriais específicos de ergométrico e ergoespirométrico submetidos à esteira rolante, dependendo da especificidade da atividade do praticante.
Nas equações preditas para esse cálculo, temos algumas equações com base na média populacional dos grupos estudados, e umas das mais utilizadas e conhecida hoje em dia é de Karvonen (1957), que obteve a seguinte fórmula: 220 – idade. Essa formula, porém, com desvio padrão de 8 a 11 bpm, + ou – 10 até os 25 anos, e a partir dos 25 anos permite uma abrangência maior de + ou – 12, podendo distorcer a montagem do programa. Para ajuste da prescrição do exercício em cima dessa fórmula deve ser considerar esses desvios padrões.
A formula de Tanaka et al (2000) é uma das formulas recentes que parece ser a mais recomendada para sujeitos saudáveis, compreendendo a seguinte fórmula FCM=(208-0,7 x idade).
Os métodos de trabalhos diretos: como o exame de ergometria e ergoespirometria fornece, além de uma FCM no esforço, uma resposta mais próxima dos valores de treinabilidade para o indivíduo e de maior fidedignidade para a montagem dos programas. A ergoespirometria é um dos métodos diretos que nos mostra mais parâmetros de limiares e individualização e especificidade da capacidade do atleta e não simplesmente mensura a resposta máxima cardíaca no exercício e avaliação de anomalias cardíaca.
Após sabermos os valores máximos que nosso coração poderá atingir e exigir perante a idade e a atividade, e as respostas de exame, é preciso determinar as zonas alvo de intensidade para cada trabalho e objetivo que a pessoa tem com o programa. Para um trabalho aeróbio, com a utilização e participação do oxigênio nas reações e sistema cardiovascular e queima calórica, o trabalho deve ser feito com base nas equações preditas de 50 a 70% da FCM e para nível anaeróbio como treino de ritmo, intervalados, esforço vigoroso, valores de 80 a 90 % da FCM para o esforço.
Após sabermos o ritmo basal em repouso de nosso coração, os batimentos máximos pelo teste ou pela fórmula predita e as intensidades, pode-se trabalhar conforme o objetivo.
Vamos pegar cada consideração e estabelecer a fórmula com base na intensidade trabalhada:
Zona Alvo de Treinamento: (FCM – FCR) x (intensidade do trabalho) + FCR
·         FCM: Frequência Cardíaca Máxima
·         FCR: Frequência Cardíaca Repouso

Intensidade do Trabalho

Atividade Fácil zona de conforto
(50 a 80% FCM

Descrição: Zona para pessoas sedentárias, e iniciantes que estão em adaptação com a atividade física, muscular e cardíaca, zona de queima calórica, treinos regenerativos, treino de volume para provas longas

Limiar Anaeróbio (80 a 90% FCM)

Descrição: zona do ácido lático para melhor da performance atlética e rendimento, acidose metabólica e do limiar anaeróbio, treinos de intensidade de ritmo médios a forte

Esforço Máximo (90 a 100 % FCM)

Descrição: zona de perigo na atividade física, sujeito a contusões, stress oxidativo, ritmos forte a muito forte.

Após os valores acima mencionados para a prescrição do treinamento, agora é definirmos de que forma podemos controlar os ritmos do coração.
Uma das formas mais utilizadas é o monitor cardíaco, composto pelo transmissor relógio e o receptor de fita localizada no tórax. Esse instrumento ajuda a controlar as intensidades para que o exercício seja feito de maneira segura, além de diminuir os riscos de lesão, não expondo o organismo a certas intensidades, e contribuir para uma evolução mais rápida no condicionamento físico. Pois o atleta saberá quando deve correr no ritmo mais médio a forte e quando está nos treinos de mais volume, mais fáceis. Isso é fundamental para a evolução e supercompensação do treinamento.

Outra forma de mensurar os batimentos cardíacos é pelo método manual, porém esse método é aplicável pré e pós-treinamento. A mensuração pode ser feita na artéria radial e na artéria carótida.
A mensuração deve se realizar na contagem de 15 segundos x 4, ou 10 x 6, na artéria radial, localizada próximo ao dedo polegar. Na carótida, é preciso tomar os devidos cuidados para que não se aperte a região, promovendo semi-oclusão.




Essas informações irão ajudar a entender um pouco mais do treinamento, dessa “maquina” que temos em nosso corpo, controlarmos da melhor forma os treinamentos para que tenhamos uma evolução e ganhos de condicionamento físico satisfatório sem grandes sobrecargas para o organismo.
O sistema cardiovascular é um das engrenagens satisfatórias para o treinamento, e no consumo máximo de oxigênio nos esportes de resistência, porém para gerar benefícios e estímulos devemos saber em que percepção de esforço estamos trabalhando. Em cada intensidade e colhermos os frutos do treinamento.
Abraço e bons treinos!


domingo, 5 de janeiro de 2014

AOS 71 ANOS, MORRE EUSÉBIO, O MAIOR NOME DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS


Melhor jogador da Copa do Mundo de 1966, Pantera Negra sofre uma parada cardiorrespiratória na madrugada deste domingo. Corpo será velado no Estádio da Luz.


MUITO MELHOR QUE O ATUAL JOGADOR PORTUGUÊS MAIS FAMOSO.
EUSÉBIO TINHA ALMA E EXÊNCIA BUTEBOLÍSTICA!

O mundo do futebol está de luto. Faleceu na madrugada deste domingo, em Lisboa, o ex-atacante Eusébio, considerado o maior jogador da história do Benfica e de Portugal de todos os tempos. Aos 71 anos, o Pantera Negra, que sofrera um AVC em 2012 na Polônia, teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. Seu corpo será velado no Estádio da Luz, casa do Benfica e palco da próxima final da Liga dos Campeões, onde há uma estátua do ídolo luso.
Nascido em 25 de janeiro de 1942, Eusébio da Silva Ferreira iniciou sua carreira futebolística no Sporting Lourenço Marques, na segunda metade dos anos 1950. O moçambicano chegou a Portugal no fim de 1960, contratado pelos Benfica, onde se tornou o maior artilheiro da história do clube (638 gols) e sua principal referência durante as 15 temporadas em que defendeu a equipe lisboeta.

Pelo Benfica, Eusébio conquistou nada menos do que 11 Campeonatos Nacionais (1960/61, 1962/63, 1963/64, 1964/65, 1966/67, 1967/68, 1968/69, 1970/1971, 1971/72, 1972/73 e 1974/75), cinco Taças de Portugal (1961/62, 1963/64, 1968/69, 1969/70 e 1971/72) e uma Taça dos Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões) em 1961/62, diante do Real Madrid de Puskás, além de ter sido três vezes vice-campeão europeu (1962/1963, 1964/65 e 1967/68).


Considerado por muitos inferior apenas a Pelé, Eusébio chegou ao ápice na disputa da Copa de 1966, na Inglaterra. Ao vencer por 3 a 1 na fase de grupos, Portugal eliminou o Brasil, tirou a Coreia do Norte nas quartas (5 a 3) e chegou às semifinais, onde acabou derrotada pelos anfitriões (1 a 2). Ao bater a antiga União Soviética por 2 a 1, o selecionado luso terminou a competição em terceiro lugar. Goleador com nove tentos (três a mais que o vice, o alemão Helmut Heller), o Pantera Negra, então com 24 anos, foi exaltado como o melhor jogador.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

ABERTAS MATRÍCULAS PARA O ANO LETIVO DE 2014 EM CAMPO ALEGRE ALAGOAS


A Prefeitura Municipal de Campo Alegre, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, informa que estão abertas as matrículas para o ano letivo de 2014 em todas escolas da Rede Municipal de Ensino.
POVOADO PIMENTEIRA:
ESCOLA MUNICIPAL PADRE CÍCERO, atendendo a pré-escola e 1º ano do ensino fundamental;
ESCOLA MUNICIPAL HELENILDA CORREIA ARAÚJO DE MELO, atendendo do 2º ao 5º ano do ensino fundamental em tempo integral;
CENTRO:
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ZENÓBIA FERREIRA DA SILVA, atendendo do 6º ao 8º ano do ensino fundamental;
ESCOLA MUNICIPAL MIGUEL MATIAS, atendendo do 3º ao 5º ano do ensino fundamental e a educação de jovens e adultos 1º e 2º segmentos;
ESCOLA MUNICIPAL JOÃO PAULO II, atendendo a pré-escola e 1º ao 3º ano do ensino fundamental (sendo que as séries do 1º ao 3º já são reserva de matriculados desde o ano letivo de 2013 e por enquanto não serão realizadas novas matrículas para essas séries de ensino);
ESCOLA MUNICIPAL VIRGEM DOS POBRES, atendendo a pré-escola, 1º e 2º anos do ensino fundamental;
CRECHE JACI VIEIRA, atendendo a crianças de 2 e 3 anos de idade;
POVOADO BELO HORIZONTE:
ESCOLA MUNICIPAL SENADOR RUI PALMEIRA - atendendo a pré-escola e 1º ao 5º ano do ensino fundamental;
FAZENDA MINEIRO
ESCOLA MUNICIPAL ELITA TENÓRIO MAIA - atendendo a pré-escola e 1º ao 5º ano do ensino fundamental;
POVOADO CHÃ DA IMBIRA
ESCOLA MUNICIPAL MARIA LOURINETE PORTO GUIMARÃES - atendendo a pré-escola e 1º ao 4º ano do ensino fundamental;
ESCOLA MUNICIPAL JOÃO FERNANDES VIEIRA FILHO - atendendo do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e a educação de jovens e adultos 1º e 2º segmento;
FAZENDA SÃO JOSÉ / USINA PORTO RICO
ESCOLA MUNICIPAL OLIVAL TENÓRIO COSTA NETO - atendendo a pré-escolar e 1º ao 9º ano do ensino fundamental;
DISTRITO DE LUZIÁPOLIS
ESCOLA MUNICIPAL FELIZARDO SOUZA LIMA - atendendo do 3º ao 6º ano do ensino fundamental e a educação de jovens e adultos 1º e 2º segmento;
ESCOLA MUNICIPAL PEDRO DE OLIVEIRA SANTOS - atendendo do 6º ao 9º ano;
ESCOLA MUNICIPAL MENINO JESUS DE PRAGA - atendendo 1º e 2º anos do ensino fundamental;
ESCOLA MUNICIPAL CÍCERO MIZAEL DOS SANTOS – atendendo pré-escola, 1º e 2º anos do ensino fundamental;
ESCOLA MUNICIPAL CÍCERO SALUSTIANO – pré-escolar (crianças de 4 e 5 anos);
CRECHE CÍCERA MARINHO DE MELO - atendendo a crianças de 2 e 3 anos de idade;
CRECHE LIZETE ALVES FERREIRA - atendendo a crianças de 2 e 3 anos de idade;
É a gestão Compromisso de todos, Integração e Desenvolvimento preparando o ano escolar 2014.


terça-feira, 31 de dezembro de 2013

GRANDE QUEIMA DE FOGOS EM CAMPO ALEGRE ALAGOAS FELIZ 2014

O grau mais elevado da sabedoria humana é saber adaptar o seu caráter às circunstâncias e ficar interiormente calmo apesar das tempestades exteriores.
QUEIMA DE FOGOS DE CAMPO ALEGRE EM 2014!

sábado, 28 de dezembro de 2013

AÇÕES DA COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE CAMPO ALEGRE NO ANO DE 2013


Execução elaboração e participações diretas no Programa de Formação Escolar (Atleta na Escola), com o objetivo de encontrar novos talentos para o Atletismo onde conseguimos recursos financeiros para melhor atender nossos alunos.



                                       
Marcou presença também nas Conferências Intermunicipais de Educação com participação no apoio dos trabalhos desenvolvidos.
    


Participação no Projeto de Formação Continuada Com a Professora Lucilene e com toda a equipe GEPRAPE –Gerência de Práticas Pedagógicas.
 



Participação nos festejos juninos nas Escolas!
 

                                                                    
Participação e apoio direto na formação para Gestores com a Ms. Graciene!





Participação no encerramento da Educação Especial!
        
Participação na caminhada do encerramento da Campanha Quem Ama Abraça!




Participação efetiva nas apresentações de encerramento do PNAIC com a responsabilidade da Professora Elizângela!


Ministrando aula de Tênis na Educação Física além das aulas de Esportes Gerais!


  

Visitas em Projetos nas Escolas!




 
Execução de ginástica Laboral com equipe de Gestores e Coordenadores junto com toda a equipe da SEMED!
 


Formação  Continuada para Professores de Educação Física sobre Esporte na Escola com o Ms José Mário Tenório!
Nessa formação tivemos a participação efetiva de Coordenadores, Técnicos Diretores, Professores de Educação Física e interessados no assunto!


  




 


Observação: este ano de 2013 atuamos efetivamente como professor de Educação Física nas Escolas Olival Tenório na Faz São José  e na João Fernades Vieira no povoado Chã da Imbira!
É preciso desenvolver as habilidades motoras e físicas desde a infância pois ela é pura linguagem e códigos explicados nos movimentos, pois desde o início da vida é a primeira comunicação da criança com o mundo e temos que valorizar e sistematizar essa etapa da vida.
E gostaria de aproveitar essa oportunidade para agradecer à toda a equipe da SEMED E GEPRAPE - Gerência de Práticas Pedagógicas, a todo o corpo técnico e à Prefeita Pauline Pereira pela confiança a mim depositada, e por todo o apoio à execução dessas metas alcançadas certo de que em 2014 obteremos resultados ainda melhores!


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

GRAUS DO CONHECIMENTO E AS DIVISÕES DA CIÊNCIA SEGUNDO ARISTÓTELES




“Todos os homens, por natureza, aspiram ao saber. Sinal disso é a estima dos sentidos. Pois, mesmo à parte sua utilidade, são estimados por si mesmos.” Com essa célebre frase, Aristóteles inicia sua metafísica. Significa dizer que todo homem nasce/existe com a finalidade de conhecer. E esse processo se inicia com os sentidos (audição e visão sendo os mais aguçados).
Conforme o cidadão da Macedônia existem cinco níveis ou graus de conhecimento e o primeiro deles é a sensação. Da sensação, surge a memória, tornando melhores do que os outros, os seres que podem se lembrar, pois, por engendrarem memória, podem aprender. E nos seres capazes de se lembrar das sensações é possível desenvolver a experiência. Até esse nível, muitos animais, como a abelha, o cão, etc., conseguem participar. No entanto, o homem é capaz de ir além da experiência e viver, também, arte e ciência.
Entretanto, ainda segundo Aristóteles, da memória forma-se experiência nos homens. Isso porque as muitas lembranças de uma mesma coisa desembocam na experiência. Da mesma forma, nasce a arte e a ciência da experiência. A arte (que para os gregos é uma técnica, um saber fazer) surge das várias reflexões a partir da experiência, entendida como uma análise das semelhanças entre as coisas que geram uma noção básica universal (a experiência é conhecimento dos singulares; e a arte, dos universais).
Por exemplo, entre o obreiro (pedreiro) e o mestre de obras (engenheiro), este sabe mais que aquele, isto é, o pedreiro executa seu trabalho perfeitamente, pois é habituado aos casos particulares, conhecendo o que é sua função. Já o engenheiro sabe o porquê é e por isso se destaca no campo da sabedoria. Aristóteles considera que as sensações não são sabedoria, e sim o mais decisivo conhecimento de objetos singulares, mas não dizem o porquê de nada (sabem que o fogo é quente, entretanto, não porque o fogo é quente!) e, dessa forma, não podem instruir.
Todavia, a arte é uma técnica voltada para a produção de coisas e entretenimento, ou seja, visam uma utilidade. E ela é o conhecimento das causas que produzem as coisas. Já a ciência é um caso mais complexo. Para Aristóteles, as ciências são a busca das causas e princípios primeiros da realidade com um fim em si mesma. Isso significa que o homem busca esse tipo de saber para aperfeiçoar seu raciocínio e sua alma, não para algum fim ou com utilidade (em vista de). É a busca do universal. Vejamos, então, como Aristóteles classificas as ciências:
  • Ciências produtivas – que visam à fabricação de algum utensílio (p.ex.: sapatos, roupas, vasos, etc.);
  • Ciências práticas – que usam o saber para uma ação ou com a finalidade moral (ética e política);
  • Ciências teoréticas – que buscam o saber pelo saber, independente de um fim ou utilidade (metafísica, física, matemática e psicologia).
Portanto, Aristóteles cria um método diferente para classificar os seres. É a partir da sistematização e da hierarquização que se pode buscar compreender do particular ao universal, elevando a sabedoria e realizando a função específica dada pela natureza ao homem, como ser racional, que é conhecer.