segunda-feira, 29 de outubro de 2012

FNDE repassa valores do PDDE para unidades de ensino



Confiram os valores já disponíveis nas escolas de Campo Alegre


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu R$ 50,7 milhões do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), na ultima quinta-feira 25, para unidades executoras – conselhos escolares, caixas escolares ou associações de pais e mestres – de escolas públicas de todo o Brasil. Os recursos já disponíveis nas contas correntes dos beneficiados a partir desta segunda-feira, dia 29. O montante repassado para cada unidade de ensino pode ser acompanhado no portal eletrônico do FNDE (www.fnde.gov.br), em Liberação de recursos.

Criado em 1995, o PDDE tem a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas da rede pública de educação básica e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo é promover melhorias na infraestrutura física e pedagógica das unidades de ensino e incentivar a autogestão escolar.

Os recursos destinam-se a pequenos reparos nas unidades de ensino e manutenção da infraestrutura do colégio ou para a compra de material de consumo e de bens permanentes, como geladeira e fogão. Ao longo dos anos, novas ações foram incorporadas e, hoje, também financia a educação integral e o funcionamento das escolas nos fins de semana.

O orçamento do programa para este ano é de R$ 2 bilhões. No ano passado, o FNDE repassou R$ 1,5 bilhão em benefício de mais de 137 mil escolas.
Confira a baixo os valores destinados para as escolas de Campo Alegre:

Escola Municipais

Escola Virgem dos Pobres - R$ 7.175,40    
Escola Helenilda Correia - R$ 6.473,70
Escola Miguel Matias – R$ 10.946,80
Escola Menino Jesus de Praga – R$ 16.074,90
Escola Hildebrando Guimarães – R$ 15.206,40
Escola João Paulo II – R$ 6.189,60
Escola João Fernandes Vieira Filho – R$ - 8.493,00
Escola Olival Tenório Costa Neto – R$ 12.051,00
Escola Felizardo Souza Lima – R$ 17.661,30
Escola Elita Tenório Maia – R$ 5.088,60

Escolas estaduais

Escola Estadual Dom Constantino - DDE R$ 9.307,40 / PDDE/PDE-ESCOLA R$ 18.000,00
Escola Estadual João Fernandes Vieira – PDDE R$ 3.220,80 / PDDE Integral R$ 22.272,10 / PDDE/PDE-ESCOLA R$ 13.000,00.

Outros recursos destinados para Secretaria de Educação

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PROG.NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Total - R$ 464.480,00 (Até o mês de setembro)
PAC II - PROINFÂNCIA - PROGRAMA PROINFÂNCIA - CONSTRUÇÃO DE CRECHES
Total - R$ 1.409.772,46
PNATE - PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO TRANSP DO ESCOLAR
Total - R$ 74.851,07 (Até o mês de setembro)
QUOTA - QUOTA ESTADUAL / MUNICIPAL
Total - R$ 422.504,10 (Até o mês de outubro)

FONTE: blog do Marcio José!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DIA DOS PROFESSORES


Todos os dias levatam cedo e correm para não perder o horário do trabalho, uns foram perseguidos pelos coronéis contemporâneos e outros eganados, porém com seu vigor e força sobreviveram às tempestades a que foram espostos, lutadores e prontos para batalha mestres e vocacionados vencedores! FELIZ DIA DOS PROFESSORES!
Agora começa uma nova história!
A QUEM HONRA, HONRA! Sl 57

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Feliz Dia do Professor de Educação Física




 No dia 1º de setembro é o nosso dia!
 Parabens a todos os colégas que contribuem com seu trabalho para fazermos dessa a melhnor profissão do mundo!


·         As atividades esportivas fazem bem para o homem, pois através delas é possível obter equilíbrio físico e emocional. Além disso, são formas de envolver jovens e crianças, afastando-os das drogas e da promiscuidade.
Para se praticar esportes é necessário que um profissional da área da educação física faça uma orientação e avaliação, de acordo com as capacidades de cada um, dos limites que o corpo de cada pessoa pode suportar e vencer.
A comemoração do dia do professor de educação física acontece no dia 1º de setembro, em razão de a profissão ter sido regulamentada através da lei federal de número 9.696/98 e publicada na mesma data.
Mas somente em 1851, através da lei nº 630, que a ginástica foi incluída nos currículos das escolas primárias e secundárias, onde eram praticadas quatro vezes por semana.
Na década de oitenta, após o período da ditadura militar, a prática de esportes passou a ser vista de forma mais ampla, formando-se os primeiros grupos profissionais. Para isso, eram necessárias empresas que patrocinassem os atletas e a manutenção dos times e equipes. Foram os primeiros passos para iniciar as formações esportivas de qualidade no país, de onde colhemos os frutos plantados por longos anos, obtendo grandes conquistas para o país em campeonatos mundiais.
O campo de trabalho dos profissionais de educação física cresceu bastante nos últimos anos, deixaram de ser apenas professores de escolas ou academias, estendendo seu campo de atuação.

 




quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A MISSÃO TEM QUE SER CUMPRIDA!



Quando decidi ser professor de Educação Física pensei que poderia mudar muita coisa, mas logo descobri que muita coisa tinha que ser mudada em mim, a E.F. é a melhor área de trabalho que existe, e sei que o profissional tem que ter amor pelo que faz mesmo que custe caro, pois é com vidas que ele lida, não adianta fazer o que não gosta, ou fazer simplesmente por dinheiro, é uma soma de valores, mas para que você atinja seus objetivos você tem que ser honesto e sempre ligado em tudo que se passa ao seu redor, e lembrar que muitos vão te admirar porém muitos também vão te invejar a ponto de tentar te desviar da linha a ser seguida, mas nunca esqueça que em nossa área trabalhamos com vidas, e é com essa ideia que devemos prosseguir! Seja professor se for com amor, pois vale apena se for assim.


 
 


sexta-feira, 22 de junho de 2012

O TÊNIS EM CAMPO ALEGRE JÁ É UMA REALIDADE


Muitos vão dizer que o esporte não deu certo, mas nós compreendemos que é pura ignorância ou fragilidade, mas se você continuar tentando e trabalhando tudo ficará bem, e quem te atacou passará a te apoiar!


Com o projeto tênis na escola o professor Cleiber tem trazido uma nova opção para o ensino da Educação Física, e por ser um esporte  elitizado tem conseguido quebrar barreiras antes muito resistentes, e assim massificando um esporte antes surreal para muitos, e a escola contemplada  foi a Escola Olival Tenório Costa Neto localizada no povoado da Usina Porto Rico Município de Campo Alegre, e nós percebemos no olhar dos alunos o encanto e felicidade por essa prática. Não é fácil mas quem disse que facilidades valorizam seu trabalho?


Sem sombra de dúvidas um sonho realizado!

criar atletas não é o principal, criar cidadão é o dever de todos!
     

sexta-feira, 8 de junho de 2012

PARABÉNS PRA VOCÊ CAMPO ALEGRE



Cheguei em Campo Alegre a dezessete anos, mais exatamente em junho de 1995 justamente neste período, e fui muito bem recebido por todos, desenvolvi amizades e parcerias ao longo de minha trajetória, tenho viajado por alguns lugares e não vi melhor lugar pra morar, só falta uma coisa pra se tornar consequentemente desenvolvida!
UMA POLÍTICA SÉRIA!
MAS NOSSA CIDADE ESTÁ ANIVERSARIANDO” E NÃO TEM CULPA DE TER ALGUNS LÍDERES SEM COMPROMISSO COM O POVO”. MAS AINDA HA TEMPO DE MUDAR ESSE QUADRO!
FELIZ ANIVERSÁRIO CAMPO ALEGRE!

domingo, 3 de junho de 2012

BRINCAR ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, E SUA IMAGINAÇÃO FICA AGUÇADA


Através das atividades lúdicas é possível descobrir os limites do corpo, afirmar a afetividade e lidar com frustrações. É por isso que um elemento especial merece atenção dos papais, mamães e cuidadores: sua majestade o Brinquedo. Engana-se quem pensa que brincar é apenas diversão. As atividades lúdicas têm fundamental importância no desenvolvimento infantil. A construção da realidade é baseada na imaginação que é estimulada com brincadeiras. Para especialistas, durante a diversão a criança desenvolve potencialidades: ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria e deduz. Segundo a coordenadora dos serviços de psicologia hospitalar do Hospital e  Maternidade São Luiz, Heloisa Chiattone, as regras são mais facilmente assimiladas quando passadas de maneira lúdica para os pequenos. “Os pais devem brincar com seus filhos. Essa interação os ajudará a acompanhar e orientar o crescimento saudável.”
Ainda de acordo com a psicóloga, o brincar leva ao desenvolvimento da sociabilidade, ou seja, a criança faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo e a envolver-se nas atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade. A manipulação de jogos e brincadeiras estimula o pequeno a desenvolver estratégias e criar soluções para resolver os problemas que surgem, além disso, motiva suas habilidade psicomotoras. Depois da brincadeira a criança também pode ser estimulada. Ensiná-la guardar os brinquedos contribui para seu senso de organização. A tarefa parece difícil, mas o esforço vale a pena. Mostre que arrumar a bagunça é atividade familiar da qual ela deve fazer parte. Uma boa dica é reservar um lugar na casa exclusivo para as peças. Pode ser caixa, estante ou até mesmo um cômodo, o importante é que o pequeno perceba que tudo deve voltar para o seu devido lugar.
Atenção
Brincadeiras também podem revelar problemas emocionais. “Brincar é a principal forma de comunicação da criança. É por onde elas desenvolvem seu entendimento de mundo e expressam seus sentimentos”, comenta Heloisa.
Além de participar e estipular regras cabe aos adultos selecionarem os brinquedos adequados, baseado na idade, competência e desenvolvimento do pequeno. Para Heloísa, os casais que trabalham o dia inteiro podem aproveitar quando estão em casa para divertirem-se com as crianças. “Os pais devem utilizar o tempo livre para estar com os filhos e brincar com eles, o que também é excelente forma de educar”. Na hora da brincadeira, o que importa é a diversão. E para isso, o melhor é dar asas à imaginação e curtir cada momento com o filhote.
Higienização dos Brinquedos
A sujeira pode prejudicar a saúde do pequeno, por isso é importante fazer higienização correta. Os brinquedos que não são manipulados com frequência e costumam ficar como enfeite no quarto da criança, podem ser limpos uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias, basicamente com água e sabão neutro, sem o uso de produtos tóxicos.  O ideal é não deixar acumular poeira e resíduos que possam gerar infecções e alergias.  Já aqueles que são os companheiros em horas especiais, como no banho e na papinha, devem ser higienizados antes e depois da brincadeira para não acumular resíduos e restos de comida. E devem ser guardados em locais próprios. Seguindo esses passos não há motivos para preocupações e a diversão é garantida!