A recreação é o momento
de liberdade do aluno onde ele pode desenvolver seu lazer e pode ser utilizado
na escola através da Educação Física como meio de sistematizar as brincadeiras
de forma que se tornem pedagogicamente educativas, influenciando de maneira
livre e orientada visando o desenvolvimento da aprendizagem motora tão pregada
por Gallahue em seu livro desenvolvimento motor. Mian (2003).
Em relação ao que o autor
diz a recreação é pra ser feita com a finalidade de gerar alegria e satisfação
e não deve ser baseada em imposições, mas livre com o acompanhamento do
professor de Educação Física ou recreador. Quando a criança inicia sua vida
escolar ainda está muito ligada a suas origens, demonstra muita dependência, e
entra num processo de readaptação de convívios, então é justamente nas
atividades recreativas que elas entendem que a escola é uma reprodução natural
de um novo nível de responsabilidade, por isso é que a escola é tão importante,
nela a criança recebe sua educação de preparação e aprendizagem, não fugindo
assim de sua origem, mas ampliando seus níveis de conhecimento.
Com isso entramos em um
processo de entendimento e pesquisas no que se deve ser ensinado durante a
recreação com o intuito de vincular novas experiências na vida cotidiana do
educando, sem esquecer que suas virtudes e conceitos serão agora gerenciados
pela instituição escolástica.
Por: Cleiber de Meireles.
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