domingo, 2 de dezembro de 2012

COMO DEVE SER FEITA A RECREAÇÃO NA ESCOLA



A recreação é o momento de liberdade do aluno onde ele pode desenvolver seu lazer e pode ser utilizado na escola através da Educação Física como meio de sistematizar as brincadeiras de forma que se tornem pedagogicamente educativas, influenciando de maneira livre e orientada visando o desenvolvimento da aprendizagem motora tão pregada por Gallahue em seu livro desenvolvimento motor. Mian (2003).
Em relação ao que o autor diz a recreação é pra ser feita com a finalidade de gerar alegria e satisfação e não deve ser baseada em imposições, mas livre com o acompanhamento do professor de Educação Física ou recreador. Quando a criança inicia sua vida escolar ainda está muito ligada a suas origens, demonstra muita dependência, e entra num processo de readaptação de convívios, então é justamente nas atividades recreativas que elas entendem que a escola é uma reprodução natural de um novo nível de responsabilidade, por isso é que a escola é tão importante, nela a criança recebe sua educação de preparação e aprendizagem, não fugindo assim de sua origem, mas ampliando seus níveis de conhecimento.
Com isso entramos em um processo de entendimento e pesquisas no que se deve ser ensinado durante a recreação com o intuito de vincular novas experiências na vida cotidiana do educando, sem esquecer que suas virtudes e conceitos serão agora gerenciados pela instituição escolástica. 
Por: Cleiber de Meireles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário