sábado, 22 de junho de 2013

SOMOS INTELIGENTES, ESSE É O NOSSO DIFERENCIAL





A infância humana é totalmente para o aprendizado, eu disse totalmente, se houver qualquer coisa fora disso causamos distúrbios enormes no nosso cérebro. O nosso cérebro é uma estrutura com mais de 100 bilhões de células nervosas chamadas de neurônios, a energia trocada entre eles seria suficiente para manter uma lâmpada acesa o dia inteiro, os neurônios se comunicam através de impulsos elétricos, e cada impulso é uma fração muito pequena de um pensamento e de uma memória.
 Então cada palavra nova será enviada para o cérebro e será armazenada, e podemos aprender porque os neurônios estão constantemente se modificando, daí vem a nossa capacidade intelectual e é por isso que devemos estimular nossos filhos ao aprendizado de vários itens determinados em seus determinado tempo, então compreendemos que as experiências vividas servirão para aglomerarem o máximo de informação suficiente para que cresça dentro dos padrões exigidos pela sociedade para desenvolvermos nossa produtividade como ser pensante e vivo que somos! Por tanto não desperdice o passo a passo do seu filho ou aluno para que ele não ultrapasse suas etapas e deixem passar o melhor da vida.
(...) como diz Mário Quintana, não coma a vida de garfo e faca, lambuze-se para colhermos o máximo de experiências necessárias para nossa sobrevivência(...).

 Aos nove anos  o  cérebro cresce muito rápido e é por isso que a infância  é a melhor faze do aprendizado. E o que o autor da frase quer dizer é que aprender quer dizer experimentar e se arriscar de vez em quando.    

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Curiosidades sobre regras do atletismo - Salto em distância


A COMPETIÇÃO
 
1. A ordem em que os competidores devem efetuar suas tentativas deve ser sorteada.

2. Quando houver mais de oito competidores, cada um terá direito a três tentativas e os oito competidores com os melhores saltos válidos terão direito a mais três tentativas, em ordem inversa a da classificação ao final das três primeiras tentativas. No caso de empate em oitavo lugar, este será resolvido de acordo com a Regra 146.3. Quando houver oito competidores, ou menos, será permitido a cada competidor seis 


tentativas.

3. Depois de iniciada a prova, os competidores não devem ter permissão para usar o corredor para efetuar tentativas experimentais.
4. Um competidor falha se:
(a) tocar o solo além da linha de medição com qualquer parte do corpo, quer passe correndo sem saltar ou no ato de saltar; Ou
(b) der impulso ao lado da tábua de impulsão, seja à frente ou atrás do prolongamento da linha de medição; ou

(c) no ato da queda, tocar o solo fora da caixa de areia em um ponto mais próximo da tábua de impulsão do que a marca feita na caixa; ou
(d) após completar o salto, caminhar de volta pela caixa de areia; ou
(e) usar qualquer forma de salto mortal.
NOTA.- Não é falta se o atleta corre por fora das linhas brancas que delimitam o corredor de saltos, não importa em que ponto.

5. Exceto como mostrado em 4 (b) acima, se um competidor toma impulsão antes de alcançar a tábua , isso não será contado como uma falta.
6. Todos os saltos devem ser medidos a partir do ponto de queda mais próximo da tábua, feito por qualquer parte do corpo na caixa de areia, até a linha de medição ou seu prolongamento.

A medição deve ser perpendicular à linha de medição ou ao seu prolongamento.
7. A cada competidor será creditado o melhor de todos os seus saltos, incluindo aqueles feitos na decisão de um empate para primeiro lugar.

O CORREDOR 



8. O comprimento mínimo para o corredor será de 40 metros. O corredor deverá ter uma largura mínima de 1,22 metros e um máximo de 1,25 metros. Ele será marcado com linhas brancas de 5cm de largura. Onde as condições permitirem, o comprimento mínimo será de 45 metros.
9. O máximo permitido para a inclinação lateral da pista é de 1:100 e, para a inclinação global na direção da corrida, de 1:1000.

10. Marcas - um competidor pode usar uma ou duas marcas (fornecidas ou aprovadas pelo Comitê Organizador) para auxiliá-lo em sua corrida para a impulsão. Se tais marcas não forem supridas um competidor pode usar fitas adesivas, mas não giz ou substância similar ou algum outro que deixe marcas permanentes


TÁBUA DE IMPULSÃO

 11. A tábua de impulsão deve estar enterrada ao nível da pista e da superfície da caixa de areia. A borda que fica mais próxima da caixa de areia é chamada "linha de medição". Imediatamente à frente dessa linha, estará colocada uma tábua indicadora de "plasticina" como auxílio para os árbitros.
Se não for possível colocar o dispositivo acima descrito, se adotará o seguinte processo: imediatamente à frente da linha de medição e ao longo de todo o comprimento da tábua coloca-se terra fofa ou areia com uma largura de 10cm, elevando-se com um ângulo de 30º com a horizontal.
12. A distância entre a tábua de impulsão e o fim da caixa de areia será de pelo menos 10 metros.
13. A tábua de impulsão será colocada entre 1 e 3 metros da borda mais próxima da caixa de areia.

14. A tábua de impulsão será retangular, feita de madeira ou outro material rígido adequado e deve medir 1,21 a 1,22m de comprimento, por 20cm (±2mm) de largura e 10cm de altura. Deverá ser pintada de branco.
15. Tábua Indicadora de "Plasticina" - Consistirá em uma tábua rígida com 10cm de largura (±2mm) e de 1,21 a 1,22m de comprimento feita de madeira ou outro material apropriado. A tábua deverá estar montada em uma depressão feita no corredor logo após a tábua de impulsão e do lado da caixa de areia. A superfície se elevará desde o nível da tábua de impulsão a uma altura de 0,7cm (±1mm). As bordas da tábua indicadora de "plasticina" deverão estar em um ângulo de 30º estando a borda mais próxima ao corredor coberta por uma camada de 1mm de altura de "plasticina" em toda a sua extensão (ver Diagrama 1) ou serão cortados de tal modo que a depressão, quando cheia de "plasticina" forme um ângulo de 30º (ver Diagrama 2) Assim colocado, esse conjunto deve ser suficientemente rígido para suportar todo o peso do impulso do pé do atleta.


A superfície da tábua de "plasticina" deverá ser de um material ao qual se agarrem os "pregos" das sapatilhas, não podendo ser escorregadio.
Adaptação de área de corrida para salto em distância
da escola Olival Tenório
A camada de "plasticina" poderá ser alisada por meio de um rolo ou espátula de forma adequada para remover as marcas deixadas pelos pés dos competidores.
Aluno da Escola Olival Tenório saltando
NOTA: É aconselhável que haja vários conjuntos dos acima citados para evitar que os competidores tenham que aguardar o conserto das marcas deixadas anteriormente.


"Na Educação Física da Escola Olival Tenório fazemos várias adaptações de esportes, a  intenção é a diversificação pra quebrar a mesmice". 
Município de Campo Alegre Alagoas.




ÁREA DE QUEDA

16. A área de queda deve ter a largura mínima de 2,75m e máxima de 3m e a pista deve, se possível, estar localizada de forma que seu centro, quando prolongado, coincida com o centro da caixa.

NOTA: Quando o eixo do corredor não estiver em linha com o centro da área de queda, deverá ser colocada uma fita, ou se necessário, duas, no prolongamento da área de queda de modo que se possa alcançar o descrito anteriormente. 

17. A área de queda deverá ser cheia com areia molhada e fofa, com a superfície nivelada com a tábua de impulsão.