terça-feira, 27 de maio de 2014

O PAPEL E A DIDÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA parte 1

          Segundo Darido citada por Barbosa, "todas as tendências, de algum modo, ainda hoje influenciam a formação do profissional e as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física". Portanto, tentar definir o educador (e seu papel) pressupõe a necessidade de contextualizá-lo em uma prática desejável. E essa definição pode ser engendrada a partir de duas vertentes diferentes, mas complementares. 
         Para a primeira vertente, no que diz respeito a uma "cultura do movimento humano" , todos somos educadores e educandos, ao mesmo tempo.
Mesmo fora da escola, a criança e o jovem estão sempre aprendendo ensinando jogos, brincadeiras e danças. Aprender e ensinar esses aspectos  da cultura do movimento ( da musicalidade, da sensibilidade etc.) não é privilégio do espaço escolar, nem do professor de Educação Física.
       Outra possibilidade é entender o educador como um profissional que, de maneira de condutas desejáveis no educando, ou, ainda, movimentos desejáveis. Educador seria aquele que usa determinados métodos para trabalhar conteúdos, visando alcançar um objetivo preestabelecido.]
            No entanto em ambas as vertentes, esse educador pode caracterizar-se como um objeto da história da humanidade. Ele aparece como um simples objeto da história quando não percebe que todo processo ensino-aprendizagem (seja conforme a primeira vertente, como educador no sentido genérico, seja de acordo com a segunda vertente, como educador profissional) implica um posicionamento político, mesmo que disso esse educador não tenha consciência. Segundo Luckesi(1984, p. 24), o educador " como sofre a ação do tempo e dos movimentos sociais, sem assumir a consciência e o papel interferidor nesse processo. 
           A cima disso tudo precisamos que o professor de Educação Física adote sim um critério profissional nas escolas com responsabilidade e respeito aos educandos, tratando-os de maneira igualitária e sempre pronto a sugerir uma melhor maneira de se desenvolver a educação global aqui solicitada.
Cleiber de Meireles. coordenador do núcleo de Educação Física do município de Campo Alegre Al.






 




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário