sábado, 8 de outubro de 2011

O PAPEL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RECREAÇÃO




O que é recreação?
A palavra recreação vem do latim recreare e significa "criar novamente"no sentido positivo, ascendente e dinâmico (Ferreira 2003).
Silva 1959 informa que a definição de recreação pode ser achada no termo inglês "PLAY" significado que o homem encontra uma verdadeira satisfação e alegria no que esta fazendo. Representa uma atividade que é livre e espontânea na qual o interesse se mantém por si só, sem nenhuma compulsão interna ou externa de forma obrigatória ou opressora.

JOGOS E BRINCADEIRAS
O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS            Os jogos surgiram na Grécia como forma de diversão passando mais tarde a serem aperfeiçoados e estudados por grandes mestres a fim de tomá-lo parte do desenvolvimento educacional da criança. Depois da segunda guerra mundial e com a criação da ACM. Associação Cristã de Moços em vários países, o jogo como um fator educacional, começou a ocupar espaço (Ferreira 2003).




O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS            

O recreador é um grande desenvolvedor de atividades lúdicas, assim quis inserir em meu trabalho um pouco sobre o tipo de atividade que esse profissional desenvolve.A palavra “lúdico” vem do latim “ludus”, que significa brincar. Brincar significa divertir-se infantilmente, é entretenimento, passatempo ( SANTOS, S.M.P.dos, 1997, p.9). Neste brincar estão incluídos jogos, brinquedos e divertimentos conhecidos pelas crianças, e estes também tem a função de educar ao passo que ela quando brinca com a realidade constrói um universo particular, 

O recreador é um grande desenvolvedor de atividades lúdicas, assim quis inserir em meu trabalho um pouco sobre o tipo de atividade que esse profissional desenvolve.A palavra “lúdico” vem do latim “ludus”, que significa brincar. Brincar significa divertir-se infantilmente, é entretenimento, passatempo ( SANTOS, S.M.P.dos, 1997, p.9). Neste brincar estão incluídos jogos, brinquedos e divertimentos conhecidos pelas crianças, e estes também tem a função de educar ao passo que ela quando brinca com a realidade constrói um universo particular, levando-a a aprendizagem, ao conhecimento e compreensão do mundo. Para Freire, J.B. (2001), a criança é uma especialista em brinquedos, e este tem um importante papel que é o de aperfeiçoar o acervo motor dando-lhe no futuro condições de cumprir exigências solicitadas pela escola. A atividade lúdica na pré-escola estimula a criatividade, proporcionando prazer, descontração e autoconfiança. Segundo Santos, S.M.P dos, (1997, p.20), as atividade lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente.


 

levando-a a aprendizagem, ao conhecimento e compreensão do mundo. Para Freire, J.B. (2001), a criança é uma especialista em brinquedos, e este tem um importante papel que é o de aperfeiçoar o acervo motor dando-lhe no futuro condições de cumprir exigências solicitadas pela escola. A atividade lúdica na pré-escola estimula a criatividade, proporcionando prazer, descontração e autoconfiança. Segundo Santos, S.M.P dos, (1997, p.20), as atividade lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente.

Segundo Zacharias e Cavallari (2008) se uma atividade recreativa permite alcançar vitória, ou seja, pode haver um vencedor, estamos tratando de um jogo.O jogo busca um vencedor, Ferreira (2003) jogo é uma atividade física, e/ ou mental que favorece a sociabilização obedecendo a um sistema de regras, visando um determinado objetivo, sendo uma atividade que tem começo, meio e fim, regras a seguir e um provável vencedor. O jogo educativo é um elemento de observação e conhecimento metodológico da psicologia da criança, suas tendências, qualidades, aptidões, lacunas e defeitos.

Jogo é uma das experiências mais ricas e polivalentes e, uma necessidade básica para a idade infantil. A revalorização do tempo livre, nos últimos tempos e a continuidade do ensino de expressão dinâmicas vão despertando uma renovada atenção em direção ao aspecto lúdico, a psicomotricidade e suas grandes possibilidades (SILVA, 1999).

BRINCADEIRAS
Desde a civilização o brincar é uma atividade das crianças naquela época a brincadeira não era considerado um elemento cultural, do riso, do folclore e do carnaval (VELASCO, 1996).

O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS            

O recreador é um grande desenvolvedor de atividades lúdicas, assim quis inserir em meu trabalho um pouco sobre o tipo de atividade que esse profissional desenvolve.A palavra “lúdico” vem do latim “ludus”, que significa brincar. Brincar significa divertir-se infantilmente, é entretenimento, passatempo ( SANTOS, S.M.P.dos, 1997, p.9). Neste brincar estão incluídos jogos, brinquedos e divertimentos conhecidos pelas crianças, e estes também tem a função de educar ao passo que ela quando brinca com a realidade constrói um universo particular, levando-a a aprendizagem, ao conhecimento e compreensão do mundo. Para Freire, J.B. (2001), a criança é uma especialista em brinquedos, e este tem um importante papel que é o de aperfeiçoar o acervo motor dando-lhe no futuro condições de cumprir exigências solicitadas pela escola. A atividade lúdica na pré-escola estimula a criatividade, proporcionando prazer, descontração e autoconfiança. Segundo Santos, S.M.P dos, (1997, p.20), as atividade lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MALES CAUSADOS PELO ALCOOLSMO

Há pessoas ingênuas ou ignorantes que abusam do álcool e esquecem que assim como o cigarro os males não vão aparecer agora, mas sim daqui a alguns anos. O excesso de álcool faz mal à saúde. O prazer de algumas horas de uma bebedeira, no dia seguinte dá lugar à ressaca. E ao invés de incentivar a moderação do uso, o empresário esperto cria o Engov contra os efeitos superficiais oriundos do consumo abusivo! E, segundo a propaganda, toda ocasião é propícia para beber muito: "Vai sair com o namorado? Bom engov pra você. Vai sair pra balada? Bom engov pra você! Vai sair mais cedo do trabalho hoje? Bom engov pra você!".

O álcool é um grande problema social, visto que é uma droga de ampla aceitação e fácil obtenção, mas possui todas as características das demais drogas, como prejuízo da saúde do usuário, alteração do estado mental, entre outros. Primeiramente, vejamos alguns malefícios do excesso de álcool para a sociedade. Lembrando que considera-se excessivo o consumidor que bebe mais de cinco doses em um período de 1 hora, faz o uso de álcool de forma freqüente, regular e excessiva, mas que não possui sintomas de dependência.

  • Estatísticas internacionais apontam que em cerca de 15% a 66% de todos os homicídios e agressões sérias, o agressor, vítima, ou ambos tinham ingerido bebidas alcoólicas (Fonte: IIPDROG)
  • O consumo de álcool está presente em cerca de 13% a 50% dos casos de estupro e atentados ao pudor (Fonte: IIPDROG)
  • No Brasil, dados do Cebrid apontam que 52% dos casos de violência doméstica estavam ligados ao álcool (Fonte: Cebrid)
  • Pelo menos 2,3 milhões de pessoas morrem por ano no mundo todo devido a problemas relacionados ao consumo de álcool, o que totaliza 3,7% da mortalidade mundial, segundo um relatório elaborado pela Organização Mundial da Saúde (Fonte: Terra)
  • Pesquisa da UFRJ mostrou que o álcool estava presente em cerca de 75% dos casos de acidentes de trânsito com vítimas fatais (Fonte: Fapesp)
  • O consumo excessivo de bebidas alcoólicas está relacionado a 42,7% dos acidentes de trânsito com mortes da cidade de São Paulo (Fonte: Folha de São Paulo)
  • 12,3 % da população brasileira é dependente de bebidas alcóolicas, contra "apenas" 9% de tabaco e 1% de maconha (Fonte: Ministério da Saúde)

Agora vejamos os malefícios para a saúde do indivíduo, segundo estudos de pesquisadores da UNICAMP. A exposição crônica, por uso prolongado de quantidades elevadas de álcool associa-se à:
  • cirrose hepática
  • dependência de álcool
  • doenças cerebrovasculares
  • neoplasias de lábio, cavidade oral, faringe, laringe, esôfago e fígado
  • gastrite
  • varizes esofagianas
  • pancreatites aguda crônica
  • diabetes mellitus
  • tuberculose
  • pneumonia e influenza
  • risco de coma alcóolico
  • Síndrome de Abstinência Alcoólica (Delirium Tremens)
  • Síndrome de Wernicke-Korsakoff
  • O abuso de álcool determina mortalidade precoce. Na Suécia, perto de 25% dos óbitos de menores de 50 anos foram atribuídos ao álcool
Por fim, desmistificando um tópico que muitas pessoas têm como verdade, o álcool NÃO destrói neurônios. Pelo menos, não segundo uma pesquisa feita por 16 anos, pela professora de biologia e anatomia celular, Roberta J. Pentney. Segundo a pesquisa, o que ocorre é que o segmento terminal dos dendritos do neurônio, responsáveis pelas sinapses e por passar informações, atrofiam devido ao excesso de cálcio na célula. Isso porque a estrutura celular responsável por regular o fluxo de cálcio dentro da célula - Smooth Endoplasmic Reticulum (SER) - aparentemente é desligado devido ao álcool. De qualquer maneira, terminações atrofiadas comprometem tanto quanto neurônios mortos. Por isso as pessoas podem ter problemas de memória, de coordenação, tremores, etc. Mas ao parar a ingestão de álcool, essas terminações nervosas se restauram. Contudo, as sinapses acabam sendo refeitas de outra maneira, o que pode implicar em problemas nervosos permanentes.
Eu realmente não sou contra o consumo de álcool. Eu mesmo, bebo um pouco (bem pouco, confesso) de vez em quando. Até porque, um pouquinho chega até a melhorar a memória! De qualquer maneira, com este post que vem lhes mostrar as verdades e mitos a respeito do álcool, fica visível que esta droga lícita é prejudicial para as pessoas e para a sociedade, quando consumida excessivamente.

sábado, 1 de outubro de 2011

A prática da política: uma caixa de surpresas(cont)

3. Pequenas frases, grandes efeitos: a (i)moralidade da política
Comecemos pelas palavras, e aqui retomo uma das mais famosas frases do nosso folclore político. Como todos sabem, frases verdadeiramente sinceras não costumam freqüentar o palavreado dos políticos, acostumados que estão a um vocabulário que pratica o dom da ambigüidade. Quando o fazem, recebem imediato destaque mediático, correndo o risco de ver decretada sua inscrição compulsória numa lista de “frases do ano”, como ocorreu com o apotegma falsamente franciscano do “é dando que se recebe”. Essa frase verdadeiramente exemplar foi introduzida ao distinto público por um (hoje falecido) deputado do então chamado “Centrão”, durante a Constituinte de 1988, o que garantiu ao seu autor uma imediata, mas algo duvidosa, notoriedade pública. O autor se foi, mas a frase aparentemente ficou conosco, não apenas como exercício vocabular, mas como prática política flagrantemente atual. Alguém duvida disso?
Estarei sendo excessivamente moralista se resolver implicar com esse tipo de colocação “sincera”, que para mim representa todo o fim da moral e da ética no jogo da política? Seria um exercício de ingenuidade imaginar que as “coisas” não precisariam chegar a esse ponto, no qual detentores do poder (e dispensadores de favores) e demandantes de benesses “públicas” se acertam no altar da política – geralmente o parlamento – para maior benefício próprio e duvidoso benefício social?
Mas não são apenas as frases que marcam a atividade política e sua ambígua relação com a moral, ou com a ética pública. Também são os atos que revelam um pouco do comportamento dessa curiosa categoria de praticantes da política que nos representa no Congresso nacional e que por vezes exerce cargos ministeriais. Tome-se, por exemplo, o caso de ministros que viajaram com recursos públicos, mas que ainda assim receberam diárias oficiais “em excesso”, digamos assim, ou aqueles que o fizeram por motivos particulares, mas encontraram uma maneira de travestir seus negócios privados como se fossem de interesse público, para assim poderem usufruir das mesmas vantagens pecuniárias, o que pode beirar o, quando não incorre no, ilícito funcional.

domingo, 25 de setembro de 2011

A prática da política: uma caixa de surpresas

Por PAULO ROBERTO DE ALMEIDA
Doutor em Ciências Sociais, diplomata, autor de vários trabalhos sobre relações internacionais e política externa do Brasil.

Não sei se conseguirei traduzir a minha perplexidade em termos racionais, de modo a poder oferecer uma discussão minimamente organizada em torno dessas “grandes questões”, questões que sempre me ocuparam ao longo de uma vida dedicada, não exatamente à política, mas mais propriamente à observação da política, tal como praticada por homens concretos e partidos reais – nada de absolutamente idealizado ou imaginado –, questões de cunho ético ou moral e que voltaram à minha mente entre o primeiro e o segundo turno das eleições municipais de 2004. Não devo ter sido o único a interrogar-se, de maneira sincera, sobre o sentido – se é que havia algum – de certos atos, palavras, alianças e iniciativas tomadas pelos principais caciques da política brasileira. Por certo que havia um “sentido”, sempre há: é o da necessidade de agrupar forças, de constituir aliados, de se preparar para os grandes embates eleitorais à frente, de maneira a poder conquistar o grande prêmio, o excepcional botim, a única recompensa que verdadeiramente conta nesse jogo de soma zero que se chama política partidária: a conquista ou a manutenção do poder nas sociedades organizadas em regimes políticos que tomam por base o sistema partidário como sustentáculo da ação especificamente política. 
Este é o sentido das muitas ações, frases, iniciativas ou alianças que chegam a nos surpreender e que são justificadas, quando não “legitimadas”, por esses caciques que nos governam. Por certo que esse tipo de problema não se “resolve” num embate entre esquerda e direita, tanto porque a riqueza e a diversidade do comércio político não se deixam reduzir a essas dimensões dicotômicas, ideológicas poderíamos dizer, do jogo político-partidário. Sem olvidar, portanto, a clássica divisão entre esquerda e direita no espectro político de uma sociedade aberta – isto é, democrática –, gostaria de tratar neste texto de algumas questões atinentes ao modo ético de ver a política, ou à maneira moral de se interpretar a conduta política. Eu farei, em primeiro lugar, algumas considerações de ordem geral sobre problemas éticos ou morais suscitados por certas palavras ou ações de atores políticos concretos, ainda presentes em minha memória, para examinar, depois, questões atinentes às responsabilidades internas e externas, em matéria de ética ou de moral, dos partidos políticos no jogo político corrente. 

Escola Dom Constantino aprova 16 alunos no vestibular UNEAL

Esses, eu chamo de heróis, pois sua escola despencou na incompetência do governador de Alagoas

No último vestibular realizado pela UNEAL (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS), foram aprovados 16(dezesseis) alunos da Escola Estadual Dom Constantino Lüers, algo que reforça o empenho da equipe administrativa/pedagógica/docente em elevar a educação do Ensino médio em Campo Alegre.

É notório que mesmo sem uma estrutura 100% propícia para o desenvolvimento das atividades docentes e discentes, os alunos da Instituição se mostraram aptos e capazes para concorrem e conquistarem vaga na Universidade.

Os diretores Marcos Cavalcante e Leandro Madeiro, se mostraram satisfeitos com o desempenho dos alunos no pleito. “Lembramos que nossos professores e coordenadores sempre desempenharam e desempenham importante papel em cada conquista alcançada. Ficamos muito felizes por nossos alunos terem obtido resultado satisfatório no Vestibular, Parabenizamos a e torcemos por todos.”frisaram os diretores Marcos e Leandro.

Vale lembrar que a Escola Dom Constantino, também é a segunda Escola sob jurisdição da 2ª Coordenadoria Regional de Ensino, em Média no ENEM 2010, ficando atrás apenas, da Escola Padre Aurélio Góes.
PARABÉNS AOS FERAS 2011:

1 - WANDERSON = LETRAS/INGLÊS
2 - SAMIRES = LETRAS/INGLÊS
3 - LETÍCIA = LETRAS/INGLÊS
4 - CLAUDIA = LETRAS/PORTUGÛES
5 - TAYNARA = GEOGRAFIA
6 - ROSÂNGELA = GEOGRAFIA
7 - LIDIANE = LETRAS/INGLÊS
8 - JANDIRA = MATEMÁTICA
9 - ANDREZA = LETRAS/PORTUGÛES
10 - ACHYLLEY = LETRAS/PORTUGÛES
11 - LUANA = LETRAS/PORTUGÛES
12 - GISLAINY = LETRAS/PORTUGÛES
13 - MARIANA = BIOLOGIA
14 - EDJANE = LETRAS/INGLÊS
15 - EDNA = PEDAGOGIA
16 - BRUNA = HISTÓRIA

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SEU FILHO PRECISA MAIS DO QUE PROTEÇÃO


Diário da Saúde
Você é um pai ou mãe helicóptero?

Ou você sente que seu pai e sua mãe ficam o tempo todo "pairando" acima de você, temendo que algo lhe aconteça?

Pois essa preocupação e essa fiscalização excessivas impede que as crianças se exercitem adequadamente, movimentando-se conforme o recomendado para sua idade, impedindo um desenvolvimento saudável.

Esta é a conclusão de cientistas da Universidade do Estado da Carolina do Norte (EUA), que cunharam o termo "pais helicópteros" para descrever esse comportamento de pais excessivamente preocupados.

Pais que pairam

"Muitos pais ficam preocupados com a segurança de seus filhos, então eles tendem a ficar flutuando acima deles," diz o Dr. Jason Bocarro, coautor do estudo.

Os resultados do estudo mostram que as crianças monitoradas de perto pelos seus pairantes pais-helicópteros acabam não se envolvendo em níveis mais elevados de atividade física.

"A preocupação é que - especialmente porque estamos vendo a obesidade na infância tornar-se uma epidemia no país - essa fiscalização excessiva impeça as crianças de correr e brincar com seus amigos e vizinhos e, em vez disso, fiquem sentados na frente do computador ou da televisão," diz ele.

Heliporto para pais helicópteros

Os cientistas vão usar suas descobertas para criar um guia para o projeto de parques de diversão, áreas de lazer e áreas de recreação em ambientes comerciais e residenciais.

"Se os ambientes de recreação infantil forem projetados para toda a família, com lugares confortáveis, com sombra, para [que os pais possam] se sentar e observar as crianças brincando à distância, os pais podem ficar menos inclinados a ficar pairando como helicópteros, impedindo as brincadeiras espontâneas," disse Moore.

E os amigos também são importantes.

A presença de apenas uma ou duas crianças com maior nível de atividade física aumenta os níveis de movimentação das outras crianças.

O estudo também descobriu que os pais costumam observar menos as meninas do que os meninos nos parques, incluindo a observação tipo helicóptero.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

AINDA ESTAMOS AGUARDANDO UMA DEFINIÇÃO

A secretária de Educação Nádja Maria participou de uma reunião com os motoristas e proprietários dos transportes que levam estudantes e com alguns estudantes a Maceió rumo às faculdades e encontraram uma alternativa aparentemente temporária mas que de certa forma ajudou um pouco, porém ainda ha um temor da parte dos estudantes pois nada está resolvido, mas soluções alternativas já estão aparecendo, que podem partir da oposição a atual administração municipal. Em curso os interessados no assunto estão organizando um abaixo assinado para ver a possibilidade de criar uma lei que obrigue o município a conceder tal transporte, e Campo Alegre espera um desfecho positivo, pois político quando quer voto muitas vezes trai até a própria mãe!
Aguarde cenas dos próximos capítulos!