sexta-feira, 13 de abril de 2012

OBJETIVOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 (LDB)



Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação, repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
Conhecer características fundamentais do Brasil, nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal, e o sentimento de pertinência ao país;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal, como meio para produzir, expressar e comunicar idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
Saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
Questionar a realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los utilizando, para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando adequações.





sábado, 7 de abril de 2012

REPENSAR A EDUCAÇÃO FÍSICA É PRECISO(Aprendizagem Motora)



Alguns municípios alagoanos estão implantando a Educação Física teórica nas escolas, e nem estão se dando ao cuidado de fazer um levantamento em torno desse assunto. Não sou contra as aulas teóricas porém crianças do fundamental 1 ainda estão em desenvolvimento motor. (Gallahue em seu livro Desenvolvimento Motor e Aquisição da Competência Motora na Educação de Infância)
E precisam ser estimuladas a fazer os seus movimentos naturais e para que isso possa acontecer elas precisam de aulas práticas de Educação Física e não teoria, pois a necessidade de se aprender os movimentos nessa faixa de idade é mais importante do que compreende-los, arrastar-se, engatinhar, caminhar, correr, saltar entre outros movimentos fazem parte de um processo de aprendizado  da criança.
 

VOCÊ PRECISA SER DIFERENTE NO QUE FAZ (Para o bem)





Cumpra seu trabalho com primazia, não permita que os invejosos tenham chance de te derrubar, seja um exime profissional, não confie em todos, pois tem muitos que dizem serem seus amigos, mas é só por ser cômodo pra eles ou estão tirando alguma vantagem com isso, não se exponha ao ponto de deixar a raposa te roubar uma ovelha,  seja sempre verdadeiro ainda que magoe alguém, um dia tudo se encaixa sem problemas!

sexta-feira, 30 de março de 2012

SER PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA






Sabe quando você recebe uma benção e essa benção proporciona as melhores sensações que um indivíduo pode ter?
Não?
Então eu vou contar. Assim foi a Educação Física na minha vida, com ela eu tenho a oportunidade de criar, produzir as melhores buscas da vida, através das minhas aulas nas mais variadas séries de ensino, assim também como nos esportes, só que na EDF e em especial nas aulas de recreação eu tenho a possibilidade ajudar no desenvolvimento motor de crianças em desenvolvimento, no Jardim um e dois, também no 1º ano e consequentemente as outras séries crescerão com suas habilidades organizadas e felizes porque a EDF produz muitas alegrias, só de ver a criança livre e brincando nos traz regozijo.

 

                                                 

sexta-feira, 16 de março de 2012

ESPORTE É SAÚDE?



Esse tema é motivo de muita discussão na EDF, e eu como professor não vou me esquivar de expor minha opinião. Mesmo quando praticado informalmente os esportes podem causar grandes danos a saúde, como por exemplo lesões, luxações, e outros tipos de problemas, então não dá pra afirmar que é saúde mas também não devemos excluir o esporte das aulas pois é neles e através dele que aprendemos a superar nossos limites e a enfrentar conflitos, se pelo menos não é saúde também não é doença apenas pais, alunos, professores, escolas e sociedade organizada precisa compreende-lo. Todo mundo sabe que praticar exercício é bom pra saúde pois melhora a circulação, os batimentos cardíacos, tonifica a musculatura além de deixar o corpo mais definido, então é bom saber que há uma diferença entre praticar esporte e fazer uma atividade física, pense nisso. Não proíba seu filho da prática esportiva apenas se mantenha vigilante! E nunca se esqueça que acidentes acontecem.      

 
                                          

terça-feira, 13 de março de 2012

A EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA OLIVAL É COISA SÉRIA E VOCÊ PODE VIR VER



NA HORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA É UMA FESTA QUE ENSINA

Como pra compreender o que se passa na cabeça da criança é preciso ser como ela, mas também é preciso ter um conhecimento científico inclusive com referenciais como, ANTUNES, 2002, p.44, GALLARDO, 1998, p.112, AGUIAR, 1998, FREIRE, 2002,Ferreira, Russeal, KISHIMOTO, etc.
    Os jogos não apenas são uma forma de entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
A atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo por isso, indispensável à pratica educativa. E, pelo fato de o jogo ser um meio tão poderoso para a aprendizagem das crianças que em todo lugar onde se consegue transformar em jogo a iniciação a leitura, ao calculo ou à ortografia, observa-se que as crianças se apaixonam por essas ocupações, geralmente tidas como maçante (AGUIAR, 1998, p.37).
A Educação Física da Olival Tenório tem essa responsabilidade com seus alunos.