quinta-feira, 18 de julho de 2013

FORMAÇÃO PROJETO TRILHAS


COMPROMISSO DE TODOS.
INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO


FORMAÇÃO PROJETO TRILHAS


Nos dias 16 e 17 de Julho a Secretaria Municipal de Educação realizou a formação inicial do Projeto TRILHAS, projeto este, que estabelece uma parceria entre o Ministério da Educação e o Instituto Natura. Participaram deste momento Diretores e Coordenadores Pedagógicos de nove escolas da rede municipal de ensino de Campo Alegre sob a orientação da Coordenadora Local e Técnica da SEMED Prof.ª Andréa Pereira.
A formação teve com objetivo geral orientar sobre as diretrizes propostas pelo MEC no que se refere a metodologia de alfabetização, de modo a auxiliar na implementação do Projeto TRILHAS e incentivar o seu uso nas escolas. A pauta discorreu sobre a apresentação do Portal TRILHAS, o cadastramento dos participantes, o conhecimento e manuseio do material (livros e jogos pedagógicos), vídeos com depoimentos e direcionamentos para os coordenadores e realização de oficinas.
Esta parceira intensifica a preocupação e auxilia as propostas pedagógicas que objetivam alfabetizar com perspectiva de letramento todas as crianças, logo nos primeiros anos do ensino fundamental.
O Projeto TRILHAS na rede municipal de ensino de Campo Alegre, abrange a princípio, 9 escolas, 24 professores alfabetizadores, 24 turmas do 1º ano do Ensino Fundamental e uma média de 670 alunos.

Conheça o que é o Projeto TRILHAS.
O Projeto TRILHAS é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Instituto Natura. Tem como foco apoiar o trabalho docente no campo da leitura e escrita com objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental no universo letrado.
Conta com uma Rede de Ancoragem que apoia a implementação do conjunto de material do “TRILHAS”  nas salas de aula, incentivando o bom uso por meio de um processo de formação continuada.
O “TRILHAS” envolve 3.300 municípios, beneficiando aproximadamente 72 mil escolas, 140 mil professores e mais de 3 milhões de crianças brasileiras.
Esta iniciativa só é possível graças às Consultoras e Consultores Natura que vendem, sem obter lucro, os produtos da Linha Natura “Crer para Ver”. Os recursos arrecadados viabilizam o apoio e o desenvolvimento, via Instituto Natura, de iniciativas voltadas para melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil










Nenhum comentário:

Postar um comentário