quarta-feira, 24 de julho de 2013

.FUNÇÕES DOS CARBOIDRATOS, SAIS MINERAIS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS E VITAMINAS.

Carboidratos: também conhecidos como glicídeos ou hidratos de carbono - têm como principal função a de servir como combustível energético para o corpo. "Átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio combinam-se para formar um carboidrato ou uma molécula de açúcar".

 
 1) Principal fonte de energia do corpo. Deve ser suprido regularmente e em intervalos freqüentes, para satisfazer as necessidades energéticas do organismo.
2) Regulam o metabolismo protéico, poupando proteínas. Uma quantidade suficiente de carboidratos impede que as proteínas sejam utilizadas para a produção de energia, mantendo-se em sua função de construção de tecidos.
3) A quantidade de carboidratos da dieta determina como as gorduras serão utilizadas para suprir uma fonte de energia imediata.
 4) A celulose e outros carboidratos indigeríveis auxiliam na eliminação do bolo fecal. Estimulam os movimentos peristálticos do trato gastrointestinal e absorvem água para dar massa ao conteúdo intestinal.



Os Sais Minerais: são importantes para a estrutura do corpo humano, principalmente para fortalecer os ossos esqueléticos e também os dentes. Esses minerais podem ser dissolvidos em água e se transformam em íons. Esses íons são muito importantes no metabolismo celular.


Cálcio: Forma ossos e dentes; atua no funcionamento dos músculos e nervos e na coagulação do sangue. Alimentos: Laticínios e hortaliças de folhas verdes (brócoli, espinafre, etc.).


Fósforo: Forma ossos e dentes; participa da transferência de energia e da molécula dos ácidos nucléicos. Alimentos: Carnes, aves, peixes, ovos, laticínios, feijões e ervilhas.


Sódio: Ajuda no equilíbrio dos líquidos do corpo e no funcionamento dos nervos e das membranas da célula. Alimentos: Sal de cozinha e sal natural dos alimentos


Cloro: Age junto com o sódio e forma o ácido clorídrico do estômago. Alimentos: Encontra-se combinado ao sódio no sal comum.


Potássio: Age com o sódio no equilíbrio de líquidos e no funcionamento dos nervos e das membranas. Alimentos: Frutas, verduras, feijão, leite, cereais.


Magnésio: Forma a clorofila; atua em várias reações químicas junto com enzimas e vitaminas; ajuda na formação dos ossos e no funcionamento de nervos e músculos. Alimentos: Hortaliças de folhas verdes, cereais, peixes, carnes, ovos, feijão, soja e banana.


Ferro: Forma a hemoglobina, que ajuda a levar oxigênio e atua na respiração celular. Alimentos: Fígados, carnes, gema de ovo, pinhão, legumes e hortaliças de folhas verdes.


Iodo: Faz parte dos hormônios da tireóide, que controlam a taxa de oxidação da célula e crescimento. Alimentos: Sal de cozinha iodado, peixes e frutos do mar.

Flúor: Fortalece ossos e dentes. Alimentos: Água fluoretada, peixes, chás e em pequena quantidade em todos os alimentos.

Lipidios: também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.

Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos:
 
              - Fornecimento de energia para as células. 
              - Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares. 
              - Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos. 
              - Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.







Principais fontes de lipídios (alimentos): - Margarinas - Milho - Aveia - Soja  - Trigo integral - Centeio - Óleo de canola - Óleo de soja - Óleo de peixes

Proteinas: são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas. Além disso, existem proteínas que têm o objetivo de defender o nosso corpo de agentes agressores - são os anticorpos.

Vitaminas: são nutrientes importantes para o nosso organismo. São de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenças.  Elas não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc). A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças (avitaminoses).
Tipos e funções:



Vitamina A: é uma vitamina lipossolúvel que ajuda na formação e na manutenção de dentes saudáveis, ossos e tecidos moles, membranas mucosas e pele. É também conhecida como retinol, uma vez que produz pigmentos necessários às funções da retina. Estes pigmentos são especialmente importantes para a visão noturna. A vitamina A pode também ser necessária para a reprodução e a lactação. O beta caroteno, que tem propriedades antioxidantes, é um precursor da vitamina A.
Tiamina(B1): auxilia as células do corpo a converter carboidratos em energia. É também fundamental para o bom funcionamento do coração, células nervosas e cérebro.

Riboflavina (B2):funciona em conjunto com outras vitaminas do complexo B. É importante para o crescimento e para a produção de glóbulos vermelhos. Como a tiamina, também ajuda na liberação de energia dos carboidratos.

Vitamina B6: é também conhecida como piridoxina. Quando mais proteína uma pessoa ingere, maior a quantidade de vitamina B6 necessária para utilização da mesma. Ajuda na formação de glóbulos vermelhos e na manutenção das funções normais do cérebro. Também colabora com a síntese de anticorpos do sistema imunológico.

Vitamina B12: assim como as outras vitaminas do complexo B, é importante para o metabolismo. Ajuda na formação de glóbulos vermelhos e na manutenção do sistema nervoso central.

Ácido pantotênico e biotina: o ácido pantotênico é essencial para o metabolismo dos alimentos. É também essencial para síntese de hormônios e de colesterol.
 
Folacina: age em conjunto com a vitamina B12 na produção de glóbulos vermelhos. É necessária para a síntese do DNA, que controla a hereditariedade, a formação dos tecidos e as funções celulares.

Vitamina C: também conhecida como ácido ascórbico. Promove dentes e gengivas saudáveis e ajuda na absorção de ferro e na manutenção do tecido conjuntivo. Também ajuda no processo de cicatrização de feridas.

Vitamina D: é também conhecida por "vitamina solar", uma vez que é processada pelo organismo após ter sido exposta aos raios solares. Dez a quinze minutos de exposição solar, três vezes por semana, é o suficiente para atender às necessidades corporais de vitamina D. A vitamina D auxilia na absorção de cálcio pelo organismo, o que é essencial para o desenvolvimento de dentes e ossos saudáveis.


Vitamina E: também conhecida como tocoferol, é um antioxidante. É também importante na formação de glóbulos vermelhos e no uso da vitamina K.

Vitamina K: é conhecida como a vitamina da coagulação, porque sem ela o sangue não coagularia. Alguns estudos indicam que ela ajuda na manutenção óssea de idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário