segunda-feira, 17 de outubro de 2011

VENHA QUEM VIER

A POLÍTICA NA REDE

Filósofo diógenes e sua lamparina procurando político honesto!

Muitos estão se perguntando, quem será o nosso candidato a prefeito? Ou quantos candidatos teremos nessa eleição? São meras perguntas de curiosos que quase nunca está preocupado com a real importância de se eleger o líder se não ideal, mas, que seja próximo disso. A política é bastante dinâmica e precisa por sua vez de pessoas dinâmicas atuando em real sintonia com as necessidades do povo, pois se não for assim não teremos ruas limpas asfaltadas sistema de esgoto e pavimentações de diversas ordens e situações, portanto eleitor eu em minha humilde matéria dessa terça faço um alerta a todos, para que nessas próximas eleições tomem cuidado para não votar em quem paga mais e sim em quem tem um plano de governo que venha beneficiar nossa gente. Político que se presa respeita a população tomando providências contra os problemas sociais que atingem toda sociedade organizada, e que tenha em mente a verdadeira intenção de desenvolver um sistema de políticas públicas para que a sociedade tenha um mínimo de paz e tranqüilidade, e pra isso se aceita até copiar os modelos de gerenciamento que funcionaram ou funcionam em outros municípios, pois o que é bom deve ser copiado e melhorado, evitem votar naqueles que pretendem criar um sistema de domínio político, ou seja, que querem aumentar seus redutos para fins politiqueiros. Mais médicos, ambulâncias, profissionais de saúde qualificados, hospitais equipados, professores bem remunerados são obrigações de nossos gestores e nada que eles façam dentro desse padrão deve ser tido como anormal e sim como obras simples, finalizo essa crônica alertando para o nosso futuro prefeito que deve ser dedicado a todos por igual, e deve ter muito cuidado com o gerenciamento do dinheiro público! 

sábado, 15 de outubro de 2011

O BLOG DO PROFESSOR CLEIBER ESTÁ DE PARABÉNS PELOS SEUS 10.000 ACESSOS

Estamos de parabéns por coincidência ou tudo é preparado por Deus pois hoje no dia do professor o nosso blog está completando 10.000 acessos!
 Esperamos continuar com muito mais curiosidades e notícias com a nossa cara!
 E na Educação Física tem muita desenvoltura entre seus proficionais
E confirmo que quem ama a educação tem compromisso com o bem! são cinco meses juntos procurando fazer o melhor pra você. 
Que Deus abençoe a todos os que nos acessam!

FELIZ DIA DO PROFESSOR(LEIA QUE É INTERESSANTE)




"Tudo começou com um decreto imperial, de 15 de outubro de 1827, que trata da primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar. Este decreto, outorgado por Dom Pedro I, veio a se tornar um marco na educação imperial, de tal modo que passou a ser a principal referência para os docentes do primário e ginásio nas províncias. A Lei tratou dos mais diversos assuntos como descentralização do ensino, remuneração dos professores e mestras, ensino mútuo, currículo mínimo, admissão de professores e escolas das meninas.
A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica.
Se compararmos a lei geral do período imperial com a nossa atual lei geral da educação republicana, a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), persegue ainda ideais imperiais, ao estabelecer, entre os fins do ensino fundamental, a tarefa de desenvolver a “capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo”. Portanto, mais de um sesquicentenário da lei, perseguimos os meus objetivos da educação imperial.
A Lei de 15 de novembro também inovou no processo de descentralização do ensino ao mandar criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império. Hoje, além da descentralização do ensino, para maior cobertura de matrícula do ensino fundamental, obrigatório e gratuito, o poder público assegura, por imperativo constitucional, sua oferta gratuita, inclusive, para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria (Inciso I, artigo 208, Constituição Federal).
A remuneração dos professores é, historicamente, o grande gargalo da política educacional, do Império à Nova República, de Dom Pedro I a Fernando Henrique Cardoso I e II. O grande mérito do Imperador, ao outorgar a Lei de 15 de outubro de 1827, foi o de não se descuidar, pelo menos, formalmente, dos salários dos professores. No artigo 3º da lei imperial, determinou Dom Pedro que os presidentes, em Conselho, taxariam interinamente os ordenados dos Professores, regulando-os de 200$000 a 500$000 anuais, com atenção às circunstâncias da população e carestia dos lugares.
O economista Antônio Luiz Monteiro Coelho da Costa, especialista em cotação de moedas, atendendo solicitação de outro especialista em Educação Vicente Martins
(Professor Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), de Sobral), por e-mail, fez a conversão dos réis, de 1827, em reais de 2001 (discutíveis): estima Luiz Monteiro que 200$000 eqüivalem a aproximadamente R$ 8.800,00 (isto é, a um salário mensal de R$ 680, considerando o 13º) e 500$000 a aproximadamente R$ 22.000(R$ 1.700, por mês).
Os dados mostram como os professores, no século XXI, em se tratando de remuneração, recebem bem aquém dos parâmetros estabelecidos pela lei imperial, no longínquo século XIX. De acordo com dados recentes do Ministério de Educação, do total de professores, 65% ganham menos que R$650, 15% ganham entre R$650 e R$900 e 16% ganham mais de R$900. O salário médio mensal, de acordo com o senso do Ministério de Educação, é de R$1.474 nas escolas federais, R$656 nas particulares, R$584 nas estaduais e R$372 na municipais. Nos municípios cearenses, ainda encontramos milhares de professores recebendo (e com atraso) menos do que um salário mínimo vigente.
Atualmente, a Constituição Federal de 1988, no seu inciso V, artigo 206, garante, como princípio de ensino, aos profissionais de ensino, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional, mas até agora, não há vontade política para se determinar o valor do piso salarial profissional condigno para os professores.
A Lei de 15 de outubro de 1827 trouxe, por fim, para época, inovações de cunho liberal como a co-educação, revelada através da inclusão das meninos no sistema escolar e que as mestras, pelo artigo 13, não poderiam perceber menos do que os mestres.
A formação dos professores foi lembrada pela lei imperial. No seu artigo 5º, os professores que não tinham a necessária instrução do ensino elementar iriam instruir-se em curto prazo e à custa dos seus ordenados nas escolas das capitais.

Preocupados, hoje, com os 210 mil professores leigos, sem formação sequer do pedagógico ofertado no ensino médio, o Brasil contemporâneo, através da Emenda Constitucional n.º 14, de 12 de setembro de 1996 , a LDB, o Fundef, todos promulgados em 1996, orientam os governantes e as universidades para as licenciaturas breves, na luta contra esse déficit de professores habilitados para o magistério escolar, mas com o apoio financeiro do poder público em favor dos professores de rede pública de ensino (Magister, no Ceará, é um bom exemplo).
A expectativa da sociedade, política e civil, é a de habilitar, em nível superior, até o ano de 2012, o grande contigente de professores leigos da educação básica. Será que, ao comemorarmos o Dia do Professor em 2012, 185 anos depois da primeira geral da educação imperial, teremos atingido esse desiderato republicano? "

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

UM FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

Nós temos a missão de fazer crescer nossas crianças para que um dia possamos dizer que fomos importantes. Essa é a nossa missão. nossos pequenos precisam dos pais, dos professores e dos auxiliares de educação e do seu tempo livre e amigos para que eles possam criar asas neste ninho e um dia possam voar livres, para a construção de um mundo mais vistoso.

Todos os dias levantamo-nos com a certeza que o sol brilhará, mesmo nos dias mais cinzentos, por entre as nuvens, ele brilhará e dará luz a nossa vida, imaginar um mundo sem uma criança, seria como acordar um dia sem que existisse o sol para iluminar a nossa vida, por isso temos que olhar, compreender e ouvir os nossas filhos, dar-lhes toda a atenção. Em suma, se sentir-mos a criança que cada um tem dentro de nós, já mais a nossa vida deixará de brilhar, se um dia perdermos o contacto com essa criança, perderemos o contacto com a vida, com os nossos filhos, com o sol que brilha todos os dias.
A criança tem que ser compreendida já mais explicada, pois sua felicidade misteriosa é suficiente para enchermos de satisfação a cada dia!Quem  é como criança vive muito melhor e tem e tem felicidade e vida para distribuir à todos! um feliz dia das crianças pra você também que sabe ser como criança, e que nenhum obstáculo destrua sua vida.

Poema: Ser criança por Cleiber de Meireles.


Ser criança é ter um sonho de crescer um dia                 
e ser alguém legal; 
Ser criança, é tudo certo                  
e não pensar no mal;                    
Ser criança é ser livre, correr pelas ruas,           
praticar esportes sem ser desleal;                      
minha alma é uma criança,         
minha esperança é um mundo melhor 
Sou criança eu quero é brincar! 
 
 
  

sábado, 8 de outubro de 2011

O PAPEL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RECREAÇÃO




O que é recreação?
A palavra recreação vem do latim recreare e significa "criar novamente"no sentido positivo, ascendente e dinâmico (Ferreira 2003).
Silva 1959 informa que a definição de recreação pode ser achada no termo inglês "PLAY" significado que o homem encontra uma verdadeira satisfação e alegria no que esta fazendo. Representa uma atividade que é livre e espontânea na qual o interesse se mantém por si só, sem nenhuma compulsão interna ou externa de forma obrigatória ou opressora.

JOGOS E BRINCADEIRAS
O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS            Os jogos surgiram na Grécia como forma de diversão passando mais tarde a serem aperfeiçoados e estudados por grandes mestres a fim de tomá-lo parte do desenvolvimento educacional da criança. Depois da segunda guerra mundial e com a criação da ACM. Associação Cristã de Moços em vários países, o jogo como um fator educacional, começou a ocupar espaço (Ferreira 2003).




O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS            

O recreador é um grande desenvolvedor de atividades lúdicas, assim quis inserir em meu trabalho um pouco sobre o tipo de atividade que esse profissional desenvolve.A palavra “lúdico” vem do latim “ludus”, que significa brincar. Brincar significa divertir-se infantilmente, é entretenimento, passatempo ( SANTOS, S.M.P.dos, 1997, p.9). Neste brincar estão incluídos jogos, brinquedos e divertimentos conhecidos pelas crianças, e estes também tem a função de educar ao passo que ela quando brinca com a realidade constrói um universo particular, 

O recreador é um grande desenvolvedor de atividades lúdicas, assim quis inserir em meu trabalho um pouco sobre o tipo de atividade que esse profissional desenvolve.A palavra “lúdico” vem do latim “ludus”, que significa brincar. Brincar significa divertir-se infantilmente, é entretenimento, passatempo ( SANTOS, S.M.P.dos, 1997, p.9). Neste brincar estão incluídos jogos, brinquedos e divertimentos conhecidos pelas crianças, e estes também tem a função de educar ao passo que ela quando brinca com a realidade constrói um universo particular, levando-a a aprendizagem, ao conhecimento e compreensão do mundo. Para Freire, J.B. (2001), a criança é uma especialista em brinquedos, e este tem um importante papel que é o de aperfeiçoar o acervo motor dando-lhe no futuro condições de cumprir exigências solicitadas pela escola. A atividade lúdica na pré-escola estimula a criatividade, proporcionando prazer, descontração e autoconfiança. Segundo Santos, S.M.P dos, (1997, p.20), as atividade lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente.


 

levando-a a aprendizagem, ao conhecimento e compreensão do mundo. Para Freire, J.B. (2001), a criança é uma especialista em brinquedos, e este tem um importante papel que é o de aperfeiçoar o acervo motor dando-lhe no futuro condições de cumprir exigências solicitadas pela escola. A atividade lúdica na pré-escola estimula a criatividade, proporcionando prazer, descontração e autoconfiança. Segundo Santos, S.M.P dos, (1997, p.20), as atividade lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente.

Segundo Zacharias e Cavallari (2008) se uma atividade recreativa permite alcançar vitória, ou seja, pode haver um vencedor, estamos tratando de um jogo.O jogo busca um vencedor, Ferreira (2003) jogo é uma atividade física, e/ ou mental que favorece a sociabilização obedecendo a um sistema de regras, visando um determinado objetivo, sendo uma atividade que tem começo, meio e fim, regras a seguir e um provável vencedor. O jogo educativo é um elemento de observação e conhecimento metodológico da psicologia da criança, suas tendências, qualidades, aptidões, lacunas e defeitos.

Jogo é uma das experiências mais ricas e polivalentes e, uma necessidade básica para a idade infantil. A revalorização do tempo livre, nos últimos tempos e a continuidade do ensino de expressão dinâmicas vão despertando uma renovada atenção em direção ao aspecto lúdico, a psicomotricidade e suas grandes possibilidades (SILVA, 1999).

BRINCADEIRAS
Desde a civilização o brincar é uma atividade das crianças naquela época a brincadeira não era considerado um elemento cultural, do riso, do folclore e do carnaval (VELASCO, 1996).

O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES LÚDICAS            

O recreador é um grande desenvolvedor de atividades lúdicas, assim quis inserir em meu trabalho um pouco sobre o tipo de atividade que esse profissional desenvolve.A palavra “lúdico” vem do latim “ludus”, que significa brincar. Brincar significa divertir-se infantilmente, é entretenimento, passatempo ( SANTOS, S.M.P.dos, 1997, p.9). Neste brincar estão incluídos jogos, brinquedos e divertimentos conhecidos pelas crianças, e estes também tem a função de educar ao passo que ela quando brinca com a realidade constrói um universo particular, levando-a a aprendizagem, ao conhecimento e compreensão do mundo. Para Freire, J.B. (2001), a criança é uma especialista em brinquedos, e este tem um importante papel que é o de aperfeiçoar o acervo motor dando-lhe no futuro condições de cumprir exigências solicitadas pela escola. A atividade lúdica na pré-escola estimula a criatividade, proporcionando prazer, descontração e autoconfiança. Segundo Santos, S.M.P dos, (1997, p.20), as atividade lúdicas possibilitam o desenvolvimento integral da criança, já que através destas atividades a criança se desenvolve afetivamente, convive socialmente e opera mentalmente.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MALES CAUSADOS PELO ALCOOLSMO

Há pessoas ingênuas ou ignorantes que abusam do álcool e esquecem que assim como o cigarro os males não vão aparecer agora, mas sim daqui a alguns anos. O excesso de álcool faz mal à saúde. O prazer de algumas horas de uma bebedeira, no dia seguinte dá lugar à ressaca. E ao invés de incentivar a moderação do uso, o empresário esperto cria o Engov contra os efeitos superficiais oriundos do consumo abusivo! E, segundo a propaganda, toda ocasião é propícia para beber muito: "Vai sair com o namorado? Bom engov pra você. Vai sair pra balada? Bom engov pra você! Vai sair mais cedo do trabalho hoje? Bom engov pra você!".

O álcool é um grande problema social, visto que é uma droga de ampla aceitação e fácil obtenção, mas possui todas as características das demais drogas, como prejuízo da saúde do usuário, alteração do estado mental, entre outros. Primeiramente, vejamos alguns malefícios do excesso de álcool para a sociedade. Lembrando que considera-se excessivo o consumidor que bebe mais de cinco doses em um período de 1 hora, faz o uso de álcool de forma freqüente, regular e excessiva, mas que não possui sintomas de dependência.

  • Estatísticas internacionais apontam que em cerca de 15% a 66% de todos os homicídios e agressões sérias, o agressor, vítima, ou ambos tinham ingerido bebidas alcoólicas (Fonte: IIPDROG)
  • O consumo de álcool está presente em cerca de 13% a 50% dos casos de estupro e atentados ao pudor (Fonte: IIPDROG)
  • No Brasil, dados do Cebrid apontam que 52% dos casos de violência doméstica estavam ligados ao álcool (Fonte: Cebrid)
  • Pelo menos 2,3 milhões de pessoas morrem por ano no mundo todo devido a problemas relacionados ao consumo de álcool, o que totaliza 3,7% da mortalidade mundial, segundo um relatório elaborado pela Organização Mundial da Saúde (Fonte: Terra)
  • Pesquisa da UFRJ mostrou que o álcool estava presente em cerca de 75% dos casos de acidentes de trânsito com vítimas fatais (Fonte: Fapesp)
  • O consumo excessivo de bebidas alcoólicas está relacionado a 42,7% dos acidentes de trânsito com mortes da cidade de São Paulo (Fonte: Folha de São Paulo)
  • 12,3 % da população brasileira é dependente de bebidas alcóolicas, contra "apenas" 9% de tabaco e 1% de maconha (Fonte: Ministério da Saúde)

Agora vejamos os malefícios para a saúde do indivíduo, segundo estudos de pesquisadores da UNICAMP. A exposição crônica, por uso prolongado de quantidades elevadas de álcool associa-se à:
  • cirrose hepática
  • dependência de álcool
  • doenças cerebrovasculares
  • neoplasias de lábio, cavidade oral, faringe, laringe, esôfago e fígado
  • gastrite
  • varizes esofagianas
  • pancreatites aguda crônica
  • diabetes mellitus
  • tuberculose
  • pneumonia e influenza
  • risco de coma alcóolico
  • Síndrome de Abstinência Alcoólica (Delirium Tremens)
  • Síndrome de Wernicke-Korsakoff
  • O abuso de álcool determina mortalidade precoce. Na Suécia, perto de 25% dos óbitos de menores de 50 anos foram atribuídos ao álcool
Por fim, desmistificando um tópico que muitas pessoas têm como verdade, o álcool NÃO destrói neurônios. Pelo menos, não segundo uma pesquisa feita por 16 anos, pela professora de biologia e anatomia celular, Roberta J. Pentney. Segundo a pesquisa, o que ocorre é que o segmento terminal dos dendritos do neurônio, responsáveis pelas sinapses e por passar informações, atrofiam devido ao excesso de cálcio na célula. Isso porque a estrutura celular responsável por regular o fluxo de cálcio dentro da célula - Smooth Endoplasmic Reticulum (SER) - aparentemente é desligado devido ao álcool. De qualquer maneira, terminações atrofiadas comprometem tanto quanto neurônios mortos. Por isso as pessoas podem ter problemas de memória, de coordenação, tremores, etc. Mas ao parar a ingestão de álcool, essas terminações nervosas se restauram. Contudo, as sinapses acabam sendo refeitas de outra maneira, o que pode implicar em problemas nervosos permanentes.
Eu realmente não sou contra o consumo de álcool. Eu mesmo, bebo um pouco (bem pouco, confesso) de vez em quando. Até porque, um pouquinho chega até a melhorar a memória! De qualquer maneira, com este post que vem lhes mostrar as verdades e mitos a respeito do álcool, fica visível que esta droga lícita é prejudicial para as pessoas e para a sociedade, quando consumida excessivamente.

sábado, 1 de outubro de 2011

A prática da política: uma caixa de surpresas(cont)

3. Pequenas frases, grandes efeitos: a (i)moralidade da política
Comecemos pelas palavras, e aqui retomo uma das mais famosas frases do nosso folclore político. Como todos sabem, frases verdadeiramente sinceras não costumam freqüentar o palavreado dos políticos, acostumados que estão a um vocabulário que pratica o dom da ambigüidade. Quando o fazem, recebem imediato destaque mediático, correndo o risco de ver decretada sua inscrição compulsória numa lista de “frases do ano”, como ocorreu com o apotegma falsamente franciscano do “é dando que se recebe”. Essa frase verdadeiramente exemplar foi introduzida ao distinto público por um (hoje falecido) deputado do então chamado “Centrão”, durante a Constituinte de 1988, o que garantiu ao seu autor uma imediata, mas algo duvidosa, notoriedade pública. O autor se foi, mas a frase aparentemente ficou conosco, não apenas como exercício vocabular, mas como prática política flagrantemente atual. Alguém duvida disso?
Estarei sendo excessivamente moralista se resolver implicar com esse tipo de colocação “sincera”, que para mim representa todo o fim da moral e da ética no jogo da política? Seria um exercício de ingenuidade imaginar que as “coisas” não precisariam chegar a esse ponto, no qual detentores do poder (e dispensadores de favores) e demandantes de benesses “públicas” se acertam no altar da política – geralmente o parlamento – para maior benefício próprio e duvidoso benefício social?
Mas não são apenas as frases que marcam a atividade política e sua ambígua relação com a moral, ou com a ética pública. Também são os atos que revelam um pouco do comportamento dessa curiosa categoria de praticantes da política que nos representa no Congresso nacional e que por vezes exerce cargos ministeriais. Tome-se, por exemplo, o caso de ministros que viajaram com recursos públicos, mas que ainda assim receberam diárias oficiais “em excesso”, digamos assim, ou aqueles que o fizeram por motivos particulares, mas encontraram uma maneira de travestir seus negócios privados como se fossem de interesse público, para assim poderem usufruir das mesmas vantagens pecuniárias, o que pode beirar o, quando não incorre no, ilícito funcional.