sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O VERDADEIRO LEGADO DE ORLANDO SILVA NO ESPORTE


O caminho que Orlando Silva escolheu, vem
surpreendendo a mídia esportiva e os meios
de comunicação. Prova maior foi tal apoio
que recebeu da presidenta Dilma Roussef na
transferência do cargo para Aldo Rebelo e
os aplausos memoráveis de 30 segundos
em pé por todos os presentes (inclusive
 por destaques de momentos inesquecíveis
 do Esporte, como o Capitão do Penta
Cafu, a rainha do Basquete Hortência e o
Rei do Futebol Pelé, entre outros) ao afirmar:
´-Eu sou inocente!’.
Até agora não existem provas a respeito das
declarações infundadas por um criminoso.
 Simplesmente se calaram. Não se veicula
 na imprensa que o próprio Orlando Silva
ofereceu a denúncia junto à justiça brasileira.
Quantos iriam ter tal coragem e destreza de
ficar a disposição na quebra de sigilo bancário
 e telefônico para tais averiguações? Orlando Silva Jr.
 não teme!
Assim sendo afirmo: Orlando Silva foi o melhor
 Ministro do Esporte que tivemos. Lutou sim
 com a insatisfação dos dirigentes e do
imperialismo esportivo que assola o mundo.
A geração de emprego e renda é uma realidade.
Nos países em que houve mobilização a favor
 de um megaevento esportivo, a transformação foi
 evidente. No México, o Esporte vem tomando
proporções inéditas na saúde e condição de
vida da população, com duas Copas do
 Mundo e dois Jogos Pan-Americanos. Em Cuba,
 a democratização do esporte é uma realidade e a
expectativa de vida ao nascer vem aumentando.


Ao contrário do que dizem: Orlando Silva não se aliou
aos coronéis do esporte. Manteve-se áspero aos que
 quiseram nos subjugar a soberania nacional e a
dignidade da pessoa humana. Aos mais desinformados,
Orlando Silva investiu alto no esporte educacional,
democratizando o acesso ao esporte no ambiente
escolar de qualidade para milhares de crianças e
 adolescentes em áreas de elevada vulnerabilidade
social. Aos que se destacaram nos programas federais
educacionais, foi garantida a continuidade do
benefício com a implantação de bolsas com renda mensal.
 Para tanto, não deixou de lado a construção de espaços
 esportivos de esporte e lazer. Orlando Silva garantiu o
amplo acesso ao esporte e lazer de qualidade
 para crianças, adolescentes, adultos e idosos e
 pessoas com necessidades especiais. ISSO É ESPORTE
 PARA TODOS! Todos esses programas federais são
modelos que outros países como a Angola e Moçambique
 vem copiando para sua mobilização nacional na
 (re)construção do Esporte.
A gestão de Orlando Silva vinha diminuindo os
convênios junto às ONG´s a ponto de ser o único
Ministério que vinha agindo com tal prática. Mostra
 maior disso, é o aumento de convênios firmados
com o poder público (Estado/Município) e com ação
 descentralizada em parceria com o Ministério Público
 de cada Estado. Orlando Silva teve todo o apoio da
 presidenta Dilma, ao ponto de apurar todos os
atos de denúncias oferecidas pela Ouvidoria do Ministério
 do Esporte de convênios irregulares, agindo de maneira
 sagaz com a Tomada de Contas Especial referente
 ao convênio denunciado. Independente de denúncias,
os programas federais do Ministério do Esporte tem
 que apresentar prestações de contas parciais, cronograma
 de despesa e desembolso, além de relatórios trimestrais.

Eu pergunto aos senhores: Você já viu uma criança ou
adolescente em uma aula de educação física do
Programa Segundo Tempo? Aquele campo de futebol
onde se traficava drogas, aquela praça escura tomada
pela prostituição, aquele terreno onde se fazia
abordagem de assaltantes, foram tomados por prática
esportiva visando ao esporte educacional... Esporte
 como atrativo para se alcançar a Educação. O contraturno
escolar nunca foi tão aguardado. Tal política social foi
adotada em um programa federal do Ministério
da Educação: O Programa Segundo Tempo no Mais Educação.


Como se diz no Esporte, chegou a hora de passar
a bola, Orlando Silva. E a função de conduzir
 ao ataque coube ao também nordestino Aldo Rebelo.
Pode ser que você receba a bola lá na frente para fazer o gol...

Vitor Fabiano 

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A SUPERAÇÃO EM FOCO

TODOS TEMOS DIFICULDADES E SÓ SABEMOS QUE AS TEMOS POR QUE SOMOS VENCEDORES



Todos os dias eu procuro compreender a vida porém, tem coisa que não dá pra ser compreendida tem que ser vivida para assim ser ensinada aos que dependem das nossas experiências, superar dificuldades faz parte de todo um contexto de vida.
Os grandes feitos são conseguidos não pela força, mas pela perseverança.
A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.
Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado..
A força do direito deve superar o direito da força.
A esperança não será a prova de um sentido oculto da Existência., uma coisa que merece que se lute por ela?.
Conserve os olhos fixos num ideal sublime, e lute sempre pelo que deseja, pois só os fracos desistem e só quem luta é digno de vida.
O gênio, esse poder que deslumbra os olhos humanos, não é outra coisa senão a perseverança bem disfarçada. A perseverança é a mãe da boa sorte. Quem supera, vence.
Todos nós podemos errar, mas a perseverança no erro é que é loucura.
Ninguém é assim tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano.
A perseverança é mais eficaz do que a violência, e muitas coisas que, quando reunidas, são invencíveis, cedem a quem as enfrenta um pouco de cada vez.
Com paciência e perseverança muito se alcança.
Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.
Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

JOGOS INTERNOS DA ESCOLA OLIVAL COSTA NETO

         
Tivemos desde segunda –feira 24 a 7ª edição dos jogos internos da Esc. Olival Tenório e como sempre se destacando com excelência em suas atividade, com a presença do árbitro Ricardo Laranjeiras do quadro de arbitragem da FAF( Federação Alagoana de Futebol) e futuro aspirante a FIFA, entre as modalidades destacamos o futsal, futebol socyet, queimada, handebol, xadrez, damas, voley de três, tênis de mesa, atletismo e dominó.



Os jogos foram organizados pelos professores Ademiro e Cleiber de Meireles, com  o apoio sempre eficaz dos professores da escola mais a participação do famoso seu Roberto e do amigo e irmão Ivanildo desempenhando a função de árbitro de futsal. 
Desde já agradecemos a todos que colaboraram de forma direta ou indireta para execução desse projeto de Jogos internos, e aproveito para parabenizar a todos os alunos pelo empenho e educação demonstrados ao longo das atividades, e deixamos a mensagem de que o importante é desenvolver o senso de cidadania que é a nossa responsabilidade como educadores!  

sábado, 22 de outubro de 2011

NA CONTRA MÃO DO SISTEMA

DIVERSOS FATORES LEVAM A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA
É relevante que entendamos que a prática de atividades físicas vêem crescendo a cada dia em todos os lugares  e nós professores de Educação Física devemos ser os principais incentivadores porém uma pesquisa desenvolvida pela Universidade do Porto, em Portugal, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro revelam que isso não tem sido uma tônica pois muitos consideram a busca pela saúde como sendo o principal motivo acompanhado da busca pelo corpo perfeito, porém eu no contra ponto dessa pesquisa afirmo que as pessoas envolvidas em alguma atividade física procuram os profissionais de EDF mas depois que evoluem descartam seus serviços achando que já aprenderam a lidar com seu corpo. Em pesquisa feita pela equipe dinossauro do IBESA (Instituto Batista de Ensino Superior) foi constatado que na maioria desses casos os alunos desenvolve vários tipos de lesões, justamente por não terem controle e muito menos conhecimento técnico das atividades corporais acarretando-lhe assim muitos danos físicos ENTÃO VAI A DICA DOS DINOSSAUROS DO IBESA.
NUNCA ABRA MÃO DE UM ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL E ADEQUADO PARA EVITAR PROBLEMAS DE SAÚDE VINDOUROS.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
AMADIO, Alberto Carlos (Coord.). Fundamentos Biomecânicos para a Análise do Movimento Humano. São Paulo: Laboratório de Biomecânica. EEFUSP, 1996.
BRICOT, Bernard. Posturologia. 2 ed. São Paulo: Ícone, 2001.
CANDEIAS, N. M. F. et al. Percepção de trabalhadores metalúrgicos sobre problemas de saúde e riscos ambientais. Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, v.32, n.3, p. 231-246, out.1998.
CARNAVAL, Paulo E. & RODRIGUES, Paulo Eduardo. Musculação teoria e prática. Rio de Janeiro: Sprint, 1992.
CARNAVAL, Paulo Eduardo. Medidas e avaliações: em ciências do esporte. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
COUTO, H. A. Ergonomia aplicada ao trabalho – manual técnico da maquina humana. Belo Horizonte-MG: Ergo, v. 1, 1995.
DUL, J.; WEERDMEESTER, B. Ergonomia Prática. São Paulo: Edgard Blücher

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

VENHA QUEM VIER

A POLÍTICA NA REDE

Filósofo diógenes e sua lamparina procurando político honesto!

Muitos estão se perguntando, quem será o nosso candidato a prefeito? Ou quantos candidatos teremos nessa eleição? São meras perguntas de curiosos que quase nunca está preocupado com a real importância de se eleger o líder se não ideal, mas, que seja próximo disso. A política é bastante dinâmica e precisa por sua vez de pessoas dinâmicas atuando em real sintonia com as necessidades do povo, pois se não for assim não teremos ruas limpas asfaltadas sistema de esgoto e pavimentações de diversas ordens e situações, portanto eleitor eu em minha humilde matéria dessa terça faço um alerta a todos, para que nessas próximas eleições tomem cuidado para não votar em quem paga mais e sim em quem tem um plano de governo que venha beneficiar nossa gente. Político que se presa respeita a população tomando providências contra os problemas sociais que atingem toda sociedade organizada, e que tenha em mente a verdadeira intenção de desenvolver um sistema de políticas públicas para que a sociedade tenha um mínimo de paz e tranqüilidade, e pra isso se aceita até copiar os modelos de gerenciamento que funcionaram ou funcionam em outros municípios, pois o que é bom deve ser copiado e melhorado, evitem votar naqueles que pretendem criar um sistema de domínio político, ou seja, que querem aumentar seus redutos para fins politiqueiros. Mais médicos, ambulâncias, profissionais de saúde qualificados, hospitais equipados, professores bem remunerados são obrigações de nossos gestores e nada que eles façam dentro desse padrão deve ser tido como anormal e sim como obras simples, finalizo essa crônica alertando para o nosso futuro prefeito que deve ser dedicado a todos por igual, e deve ter muito cuidado com o gerenciamento do dinheiro público! 

sábado, 15 de outubro de 2011

O BLOG DO PROFESSOR CLEIBER ESTÁ DE PARABÉNS PELOS SEUS 10.000 ACESSOS

Estamos de parabéns por coincidência ou tudo é preparado por Deus pois hoje no dia do professor o nosso blog está completando 10.000 acessos!
 Esperamos continuar com muito mais curiosidades e notícias com a nossa cara!
 E na Educação Física tem muita desenvoltura entre seus proficionais
E confirmo que quem ama a educação tem compromisso com o bem! são cinco meses juntos procurando fazer o melhor pra você. 
Que Deus abençoe a todos os que nos acessam!

FELIZ DIA DO PROFESSOR(LEIA QUE É INTERESSANTE)




"Tudo começou com um decreto imperial, de 15 de outubro de 1827, que trata da primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar. Este decreto, outorgado por Dom Pedro I, veio a se tornar um marco na educação imperial, de tal modo que passou a ser a principal referência para os docentes do primário e ginásio nas províncias. A Lei tratou dos mais diversos assuntos como descentralização do ensino, remuneração dos professores e mestras, ensino mútuo, currículo mínimo, admissão de professores e escolas das meninas.
A primeira contribuição da Lei de 15 de outubro de 1827 foi a de determinar, no seu artigo 1º, que as Escolas de Primeiras Letras (hoje, ensino fundamental) deveriam ensinar, para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica.
Se compararmos a lei geral do período imperial com a nossa atual lei geral da educação republicana, a Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), persegue ainda ideais imperiais, ao estabelecer, entre os fins do ensino fundamental, a tarefa de desenvolver a “capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo”. Portanto, mais de um sesquicentenário da lei, perseguimos os meus objetivos da educação imperial.
A Lei de 15 de novembro também inovou no processo de descentralização do ensino ao mandar criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império. Hoje, além da descentralização do ensino, para maior cobertura de matrícula do ensino fundamental, obrigatório e gratuito, o poder público assegura, por imperativo constitucional, sua oferta gratuita, inclusive, para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria (Inciso I, artigo 208, Constituição Federal).
A remuneração dos professores é, historicamente, o grande gargalo da política educacional, do Império à Nova República, de Dom Pedro I a Fernando Henrique Cardoso I e II. O grande mérito do Imperador, ao outorgar a Lei de 15 de outubro de 1827, foi o de não se descuidar, pelo menos, formalmente, dos salários dos professores. No artigo 3º da lei imperial, determinou Dom Pedro que os presidentes, em Conselho, taxariam interinamente os ordenados dos Professores, regulando-os de 200$000 a 500$000 anuais, com atenção às circunstâncias da população e carestia dos lugares.
O economista Antônio Luiz Monteiro Coelho da Costa, especialista em cotação de moedas, atendendo solicitação de outro especialista em Educação Vicente Martins
(Professor Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), de Sobral), por e-mail, fez a conversão dos réis, de 1827, em reais de 2001 (discutíveis): estima Luiz Monteiro que 200$000 eqüivalem a aproximadamente R$ 8.800,00 (isto é, a um salário mensal de R$ 680, considerando o 13º) e 500$000 a aproximadamente R$ 22.000(R$ 1.700, por mês).
Os dados mostram como os professores, no século XXI, em se tratando de remuneração, recebem bem aquém dos parâmetros estabelecidos pela lei imperial, no longínquo século XIX. De acordo com dados recentes do Ministério de Educação, do total de professores, 65% ganham menos que R$650, 15% ganham entre R$650 e R$900 e 16% ganham mais de R$900. O salário médio mensal, de acordo com o senso do Ministério de Educação, é de R$1.474 nas escolas federais, R$656 nas particulares, R$584 nas estaduais e R$372 na municipais. Nos municípios cearenses, ainda encontramos milhares de professores recebendo (e com atraso) menos do que um salário mínimo vigente.
Atualmente, a Constituição Federal de 1988, no seu inciso V, artigo 206, garante, como princípio de ensino, aos profissionais de ensino, planos de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional, mas até agora, não há vontade política para se determinar o valor do piso salarial profissional condigno para os professores.
A Lei de 15 de outubro de 1827 trouxe, por fim, para época, inovações de cunho liberal como a co-educação, revelada através da inclusão das meninos no sistema escolar e que as mestras, pelo artigo 13, não poderiam perceber menos do que os mestres.
A formação dos professores foi lembrada pela lei imperial. No seu artigo 5º, os professores que não tinham a necessária instrução do ensino elementar iriam instruir-se em curto prazo e à custa dos seus ordenados nas escolas das capitais.

Preocupados, hoje, com os 210 mil professores leigos, sem formação sequer do pedagógico ofertado no ensino médio, o Brasil contemporâneo, através da Emenda Constitucional n.º 14, de 12 de setembro de 1996 , a LDB, o Fundef, todos promulgados em 1996, orientam os governantes e as universidades para as licenciaturas breves, na luta contra esse déficit de professores habilitados para o magistério escolar, mas com o apoio financeiro do poder público em favor dos professores de rede pública de ensino (Magister, no Ceará, é um bom exemplo).
A expectativa da sociedade, política e civil, é a de habilitar, em nível superior, até o ano de 2012, o grande contigente de professores leigos da educação básica. Será que, ao comemorarmos o Dia do Professor em 2012, 185 anos depois da primeira geral da educação imperial, teremos atingido esse desiderato republicano? "