quinta-feira, 30 de maio de 2013

A EDUCAÇÃO FÍSICA EM CAMPO ALEGRE



Justificativa para haver uma COORDENAÇÃO DE EDF em uma Secretaria de Educação.


Aula em um dos campos da Usina Porto Rico


EDF para todos 
A sociedade constitui-se em um complexo território, formado pelas relações estabelecidas entre os homens e entre o homem e a natureza. Relações estas, mediadas por situações de conflito e harmonia e que ao longo da história humana forjaram sociedades mais, ou menos desenvolvidas. A condição de maior ou menor grau de desenvolvimento social depende de vários fatores, cada um com sua importância. Segundo o pensamento freiriano, a educação, isoladamente não consegue aplacar todos os problemas da sociedade, porém nenhuma sociedade há de se desenvolver sem as contribuições da educação. Nesse sentido, promover uma educação pública de qualidade é dever essencial do Estado. Aqui no Distrito Federal, a Secretaria de Estado de Educação passa por um momento de reformulação do currículo da Educação Básica. Os direitos humanos, assim como a sustentabilidade humana, servem como vetores para o embasamento político-ideológico do documento. Cabe dizer que a Educação Física foi um dos componentes escolhidos a compor o que se chama de “áreas integralizadoras” dentro do currículo. Nessa perspectiva, a Educação Física deve dialogar pedagogicamente com todas as áreas do conhecimento distribuídas nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica do Distrito Federal. 
Ao observarmos a diversidade que são as etapas e modalidades de ensino, com suas respectivas particularidades, veremos que o desafio da Educação Física para esse enfrentamento não é pequeno. Para tanto, a CEF da SEMED de Campo Alegre em sua organização estrutural, fora criada justamente para corresponder a todas as expectativas. E é obrigação desse órgão, criar políticas e implementar ações que atendam desde o estudante das séries/anos iniciais do ensino fundamental, até chegar ao estudante trabalhador da EJA, sempre zelando pela qualidade no atendimento e pelo estudante. 
Uma sociedade mais igualitária, justa e com indivíduos mais conscientes de seus direitos, são prerrogativas para um melhor desenvolvimento, e a escola é um espaço privilegiado para o exercício desses fundamentos. A Educação Física se engrandece em receber nesse importante momento histórico, papel destacado na promoção de uma escola pública e de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário