De acordo com João B.
Freire Pode não haver uma correlação com o início das aulas, porém coincide com
esse período, pois as relações entre as sugestões do professor e suas experiências
do dia a dia se identificam com sua evolução escolar comparadas ao seu viver em
casa. A criança chega à escola com suas especificidades e seus níveis de
concentrações absolvendo ao longo do processo dependendo dos espaços
disponíveis na escola, e que não haja comprometimentos desse desenvolvimento em
casa.
O ser humano se adapta as
mais variadas situações e talvez por isso o professor ao trazer sugestões dá ao
aluno possibilidade de reformulação de suas ações, passando assim a se
reinventar, ao se depararem com atividades lúdicas como com joguinhos de encaixe,
de arremessos, acertar o alvo como é o caso do boliche e do mine basquete. Os
alunos têm que compreender o mundo que vivem para poder se superar nas horas
difíceis ou até mesmo mostrar certa independência no seu levantar.
(...) “Segundo Mário Quintana,
brincar também é coisa séria, e diz ainda que não coma a vida com garfo e faca,
lambuze-se. Ou seja, é preciso aprender a viver e a resolver coisas do seu
cotidiano mesmo que tenha atropelos, tem que saber superar dificuldades (...)”.
Com o jogo durante a
recreação é possível aceitar que as crianças desenvolveram independência não só
motriz, mas, sócio cultural, se levarmos em conta que as surpresas
proporcionadas pelo jogo forem orientadas sequenciadamente e com domínio de
suas propriedades.
A recreação desenvolve tanto a mente
quanto o físico estabelecendo desenvolvimento geral da criança produzindo
também satisfação. (Kishimoto 1997)
“(...) Entendemos que educar é
mostrar as coisas certas que as pessoas têm que fazer, daí vem a tal
responsabilidade da escola citada pelos PCNs-l1996(...)”.
REFERENCIAS
CAMARGO, L. O. de L. (1998, p.141) blig.ig.com.br/eventarte/2009/02/08/ o papel
do recreador/ Mian 2003
CHATEAU, JEAN. O Jogo e a criança. São
Paulo: Summus, 1987.
FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro, 2009
GOUVÊA, Recrear é Educar. 1963
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. A pré-escola em São Paulo (1875-1940).
São Paulo.
LDB, Lei de Diretrizes e Bases. 2001.
MIAN, Robson Monitor ou Recreação: Formação profissional. São
Paulo. Texto Novo. 2003.
GALLAHUE David L. Educação Física Desenvolvimentista Para Todas as Crianças - 4 ed (2008).
GALLAHUE David L. Educação Física Desenvolvimentista Para Todas as Crianças - 4 ed (2008).
PCNs, Parâmetros Curriculares Nacionais, 1996.
RUSSEAU, J.
Jacques “A Recreação é a Liberdade total da Criança” (1712-1771)
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