sexta-feira, 10 de maio de 2013

A Recreação




De acordo com João B. Freire Pode não haver uma correlação com o início das aulas, porém coincide com esse período, pois as relações entre as sugestões do professor e suas experiências do dia a dia se identificam com sua evolução escolar comparadas ao seu viver em casa. A criança chega à escola com suas especificidades e seus níveis de concentrações absolvendo ao longo do processo dependendo dos espaços disponíveis na escola, e que não haja comprometimentos desse desenvolvimento em casa.
O ser humano se adapta as mais variadas situações e talvez por isso o professor ao trazer sugestões dá ao aluno possibilidade de reformulação de suas ações, passando assim a se reinventar, ao se depararem com atividades lúdicas como com joguinhos de encaixe, de arremessos, acertar o alvo como é o caso do boliche e do mine basquete. Os alunos têm que compreender o mundo que vivem para poder se superar nas horas difíceis ou até mesmo mostrar certa independência no seu levantar.
  (...) “Segundo Mário Quintana, brincar também é coisa séria, e diz ainda que não coma a vida com garfo e faca, lambuze-se. Ou seja, é preciso aprender a viver e a resolver coisas do seu cotidiano mesmo que tenha atropelos, tem que saber superar dificuldades (...)”.
Com o jogo durante a recreação é possível aceitar que as crianças desenvolveram independência não só motriz, mas, sócio cultural, se levarmos em conta que as surpresas proporcionadas pelo jogo forem orientadas sequenciadamente e com domínio de suas propriedades.
A recreação desenvolve tanto a mente quanto o físico estabelecendo desenvolvimento geral da criança produzindo também satisfação. (Kishimoto 1997)
“(...) Entendemos que educar é mostrar as coisas certas que as pessoas têm que fazer, daí vem a tal responsabilidade da escola citada pelos PCNs-l1996(...)”.

REFERENCIAS
                          
CAMARGO, L. O. de L. (1998, p.141) blig.ig.com.br/eventarte/2009/02/08/ o papel do recreador/ Mian 2003
CHATEAU, JEAN. O Jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.
FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro, 2009
GOUVÊA, Recrear é Educar. 1963
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. A pré-escola em São Paulo (1875-1940). São Paulo.
LDB, Lei de Diretrizes e Bases. 2001.
MIAN, Robson Monitor ou Recreação: Formação profissional. São Paulo. Texto Novo. 2003.
GALLAHUE David L. Educação Física Desenvolvimentista Para Todas as Crianças - 4 ed (2008).
PCNs, Parâmetros Curriculares Nacionais, 1996.
RUSSEAU, J. Jacques “A Recreação é a Liberdade total da Criança” (1712-1771)

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