|
Aula de handebol na escola Olival Tenório |
A evolução do Esporte sugere uma prática pedagógica que priorize, além
dos métodos, procedimentos nos quais a preocupação central seja voltada para quem
faz o gesto, estimulando-o a identificar e resolver problemas,e ainda
proporcionando a criação de novos gestos. Faz – se necessário compreender que a
Pedagogia do Esporte está presente na iniciação e também no treinamento
esportivo, na Educação Formal assim como na Educação Não Formal, atendendo
assim a todos os segmentos da sociedade. Portanto, seu principal objetivo será
a aprendizagem social. Não há hipótese de se tratar o fenômeno Esporte sem considerar
sua profundidade e abrangência. Para tanto, ratifico a necessidade de dar ao
Esporte um tratamento pedagógico que consista em organizar, sistematizar,
aplicar e avaliar procedimentos pedagógicos nos processos de
ensino-aprendizagem e treinamento esportivo.
É preciso ainda, especialmente tratando-se dos jogos esportivos coletivos,
considerar três aspectos fundamentais: a) imprevisibilidade - as ações nunca se
repetem; b) criatividade - não fazer somente o óbvio; e c) complexidade, é
preciso considerar os diferentes elementos, inerentes ao contexto da pedagogia
do esporte; neste ensaio será dada ênfase as múltiplas inteligências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário