terça-feira, 21 de maio de 2013

PEDAGOGIA DO ESPORTE PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Aula de handebol na escola Olival Tenório
A evolução do Esporte sugere uma prática pedagógica que priorize, além dos métodos, procedimentos nos quais a preocupação central seja voltada para quem faz o gesto, estimulando-o a identificar e resolver problemas,e ainda proporcionando a criação de novos gestos. Faz – se necessário compreender que a Pedagogia do Esporte está presente na iniciação e também no treinamento esportivo, na Educação Formal assim como na Educação Não Formal, atendendo assim a todos os segmentos da sociedade. Portanto, seu principal objetivo será a aprendizagem social. Não há hipótese de se tratar o fenômeno Esporte sem considerar sua profundidade e abrangência. Para tanto, ratifico a necessidade de dar ao Esporte um tratamento pedagógico que consista em organizar, sistematizar, aplicar e avaliar procedimentos pedagógicos nos processos de ensino-aprendizagem e treinamento esportivo. 

     
 

 

 
É preciso ainda, especialmente tratando-se dos jogos esportivos coletivos, considerar três aspectos fundamentais: a) imprevisibilidade - as ações nunca se repetem; b) criatividade - não fazer somente o óbvio; e c) complexidade, é preciso considerar os diferentes elementos, inerentes ao contexto da pedagogia do esporte; neste ensaio será dada ênfase as múltiplas inteligências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário