quinta-feira, 18 de julho de 2013

FORMAÇÃO PROJETO TRILHAS


COMPROMISSO DE TODOS.
INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO


FORMAÇÃO PROJETO TRILHAS


Nos dias 16 e 17 de Julho a Secretaria Municipal de Educação realizou a formação inicial do Projeto TRILHAS, projeto este, que estabelece uma parceria entre o Ministério da Educação e o Instituto Natura. Participaram deste momento Diretores e Coordenadores Pedagógicos de nove escolas da rede municipal de ensino de Campo Alegre sob a orientação da Coordenadora Local e Técnica da SEMED Prof.ª Andréa Pereira.
A formação teve com objetivo geral orientar sobre as diretrizes propostas pelo MEC no que se refere a metodologia de alfabetização, de modo a auxiliar na implementação do Projeto TRILHAS e incentivar o seu uso nas escolas. A pauta discorreu sobre a apresentação do Portal TRILHAS, o cadastramento dos participantes, o conhecimento e manuseio do material (livros e jogos pedagógicos), vídeos com depoimentos e direcionamentos para os coordenadores e realização de oficinas.
Esta parceira intensifica a preocupação e auxilia as propostas pedagógicas que objetivam alfabetizar com perspectiva de letramento todas as crianças, logo nos primeiros anos do ensino fundamental.
O Projeto TRILHAS na rede municipal de ensino de Campo Alegre, abrange a princípio, 9 escolas, 24 professores alfabetizadores, 24 turmas do 1º ano do Ensino Fundamental e uma média de 670 alunos.

Conheça o que é o Projeto TRILHAS.
O Projeto TRILHAS é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Instituto Natura. Tem como foco apoiar o trabalho docente no campo da leitura e escrita com objetivo de inserir as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental no universo letrado.
Conta com uma Rede de Ancoragem que apoia a implementação do conjunto de material do “TRILHAS”  nas salas de aula, incentivando o bom uso por meio de um processo de formação continuada.
O “TRILHAS” envolve 3.300 municípios, beneficiando aproximadamente 72 mil escolas, 140 mil professores e mais de 3 milhões de crianças brasileiras.
Esta iniciativa só é possível graças às Consultoras e Consultores Natura que vendem, sem obter lucro, os produtos da Linha Natura “Crer para Ver”. Os recursos arrecadados viabilizam o apoio e o desenvolvimento, via Instituto Natura, de iniciativas voltadas para melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil










segunda-feira, 8 de julho de 2013

Escolas da rede municipal recebem recursos do FNDE através do Programa de Formação Esportivas


ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL RECEBEM RECURSOS FNDE  ATRAVÉS DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO ESPORTIVA ESCOLAR DO MEC
A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre aderiu ao programa Atleta na Escola e incentivou as instituições de Ensino da Rede Municipal a realizarem suas adesões e posteriores atividades esportivas, o trabalho em equipe da Assessoria de Planejamento e da Gerência de Práticas Pedagógicas propiciaram a execução das etapas escolares.
Seis escolas da Rede Municipal de Ensino aderiram ao Programa, e realizaram suas atividades e inseriram os resultados obtidos por seus alunos no sistema PDE INTERATIVO/PROGRAMA ATLETA NA ESCOLA, do Ministério da Educação. As escolas inscritas e que já receberam recursos por meio do PDE QUALIDADE, para aquisição de materiais esportivos foram:
ESCOLA MUL. DE ENSINO FUND. JOÃO F. VIEIRA FILHO R$ 1621,00
ESCOLA  MUL. DE ENSINO FUND. OLIVAL T. COSTA NETO R$ 1780,00
ESCOLA MUL. DE ENSINO FUND. HILD. V. GUIMARÃES R$ 5.035,00
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MIGUEL MATIAS R$ 2.257,00
ESCOLA MUL. DE ENS. FUND. HELENILDA C.A. DE MELLO R$ 1.291,00
ESCOLA DE ENSINI INFANTIL E FUND. SEM. RUI PALMEIRA R$ 1.075,00.
TOTAL RECEBIDO PELAS ESCOLAS: R$ 13.059,00
A Gestão Compromisso de Todos, Integração e Desenvolvimento da Prefeita Pauline Pereira apoia todas as ações voltadas à melhoria da Educação do Município de Campo Alegre.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

A EDUCAÇÃO FÍSICA DE CAMPO ALEGRE PROMOVEU NAS ESCOLAS O PROGRAMA DE FORMAÇÃO ESPORTIVA ESCOLAR DO GOVERNO FEDERAL


Nos períodos de 03 à 28/06/2013, foram executadas as provas do “Programa De Formação Esportiva Escolar” em Campo Alegre já que houve a adesão por parte do município. As provas foram executadas dentro das condições e adaptações encontradas pelos professores de Educação Física deste município, e  obtivemos êxito nas provas propostas. Cientes de que nosso dever foi cumprido esperamos dar início a fase Municipal em breve.
Participaram deste programa as Escolas:
ESCOLA MUL DE ENS FUND HELENILDA CORREIA ARAUJO DE MELLO
ESCOLA MUL DE ENS INF E FUND JOAO F VIEIRA FILHO
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCACAO BASICA MIGUEL MATIAS
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MONSENHOR HILDEBRANDO VERISSIMO GUIMARAES


































sábado, 22 de junho de 2013

SOMOS INTELIGENTES, ESSE É O NOSSO DIFERENCIAL





A infância humana é totalmente para o aprendizado, eu disse totalmente, se houver qualquer coisa fora disso causamos distúrbios enormes no nosso cérebro. O nosso cérebro é uma estrutura com mais de 100 bilhões de células nervosas chamadas de neurônios, a energia trocada entre eles seria suficiente para manter uma lâmpada acesa o dia inteiro, os neurônios se comunicam através de impulsos elétricos, e cada impulso é uma fração muito pequena de um pensamento e de uma memória.
 Então cada palavra nova será enviada para o cérebro e será armazenada, e podemos aprender porque os neurônios estão constantemente se modificando, daí vem a nossa capacidade intelectual e é por isso que devemos estimular nossos filhos ao aprendizado de vários itens determinados em seus determinado tempo, então compreendemos que as experiências vividas servirão para aglomerarem o máximo de informação suficiente para que cresça dentro dos padrões exigidos pela sociedade para desenvolvermos nossa produtividade como ser pensante e vivo que somos! Por tanto não desperdice o passo a passo do seu filho ou aluno para que ele não ultrapasse suas etapas e deixem passar o melhor da vida.
(...) como diz Mário Quintana, não coma a vida de garfo e faca, lambuze-se para colhermos o máximo de experiências necessárias para nossa sobrevivência(...).

 Aos nove anos  o  cérebro cresce muito rápido e é por isso que a infância  é a melhor faze do aprendizado. E o que o autor da frase quer dizer é que aprender quer dizer experimentar e se arriscar de vez em quando.    

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Curiosidades sobre regras do atletismo - Salto em distância


A COMPETIÇÃO
 
1. A ordem em que os competidores devem efetuar suas tentativas deve ser sorteada.

2. Quando houver mais de oito competidores, cada um terá direito a três tentativas e os oito competidores com os melhores saltos válidos terão direito a mais três tentativas, em ordem inversa a da classificação ao final das três primeiras tentativas. No caso de empate em oitavo lugar, este será resolvido de acordo com a Regra 146.3. Quando houver oito competidores, ou menos, será permitido a cada competidor seis 


tentativas.

3. Depois de iniciada a prova, os competidores não devem ter permissão para usar o corredor para efetuar tentativas experimentais.
4. Um competidor falha se:
(a) tocar o solo além da linha de medição com qualquer parte do corpo, quer passe correndo sem saltar ou no ato de saltar; Ou
(b) der impulso ao lado da tábua de impulsão, seja à frente ou atrás do prolongamento da linha de medição; ou

(c) no ato da queda, tocar o solo fora da caixa de areia em um ponto mais próximo da tábua de impulsão do que a marca feita na caixa; ou
(d) após completar o salto, caminhar de volta pela caixa de areia; ou
(e) usar qualquer forma de salto mortal.
NOTA.- Não é falta se o atleta corre por fora das linhas brancas que delimitam o corredor de saltos, não importa em que ponto.

5. Exceto como mostrado em 4 (b) acima, se um competidor toma impulsão antes de alcançar a tábua , isso não será contado como uma falta.
6. Todos os saltos devem ser medidos a partir do ponto de queda mais próximo da tábua, feito por qualquer parte do corpo na caixa de areia, até a linha de medição ou seu prolongamento.

A medição deve ser perpendicular à linha de medição ou ao seu prolongamento.
7. A cada competidor será creditado o melhor de todos os seus saltos, incluindo aqueles feitos na decisão de um empate para primeiro lugar.

O CORREDOR 



8. O comprimento mínimo para o corredor será de 40 metros. O corredor deverá ter uma largura mínima de 1,22 metros e um máximo de 1,25 metros. Ele será marcado com linhas brancas de 5cm de largura. Onde as condições permitirem, o comprimento mínimo será de 45 metros.
9. O máximo permitido para a inclinação lateral da pista é de 1:100 e, para a inclinação global na direção da corrida, de 1:1000.

10. Marcas - um competidor pode usar uma ou duas marcas (fornecidas ou aprovadas pelo Comitê Organizador) para auxiliá-lo em sua corrida para a impulsão. Se tais marcas não forem supridas um competidor pode usar fitas adesivas, mas não giz ou substância similar ou algum outro que deixe marcas permanentes


TÁBUA DE IMPULSÃO

 11. A tábua de impulsão deve estar enterrada ao nível da pista e da superfície da caixa de areia. A borda que fica mais próxima da caixa de areia é chamada "linha de medição". Imediatamente à frente dessa linha, estará colocada uma tábua indicadora de "plasticina" como auxílio para os árbitros.
Se não for possível colocar o dispositivo acima descrito, se adotará o seguinte processo: imediatamente à frente da linha de medição e ao longo de todo o comprimento da tábua coloca-se terra fofa ou areia com uma largura de 10cm, elevando-se com um ângulo de 30º com a horizontal.
12. A distância entre a tábua de impulsão e o fim da caixa de areia será de pelo menos 10 metros.
13. A tábua de impulsão será colocada entre 1 e 3 metros da borda mais próxima da caixa de areia.

14. A tábua de impulsão será retangular, feita de madeira ou outro material rígido adequado e deve medir 1,21 a 1,22m de comprimento, por 20cm (±2mm) de largura e 10cm de altura. Deverá ser pintada de branco.
15. Tábua Indicadora de "Plasticina" - Consistirá em uma tábua rígida com 10cm de largura (±2mm) e de 1,21 a 1,22m de comprimento feita de madeira ou outro material apropriado. A tábua deverá estar montada em uma depressão feita no corredor logo após a tábua de impulsão e do lado da caixa de areia. A superfície se elevará desde o nível da tábua de impulsão a uma altura de 0,7cm (±1mm). As bordas da tábua indicadora de "plasticina" deverão estar em um ângulo de 30º estando a borda mais próxima ao corredor coberta por uma camada de 1mm de altura de "plasticina" em toda a sua extensão (ver Diagrama 1) ou serão cortados de tal modo que a depressão, quando cheia de "plasticina" forme um ângulo de 30º (ver Diagrama 2) Assim colocado, esse conjunto deve ser suficientemente rígido para suportar todo o peso do impulso do pé do atleta.


A superfície da tábua de "plasticina" deverá ser de um material ao qual se agarrem os "pregos" das sapatilhas, não podendo ser escorregadio.
Adaptação de área de corrida para salto em distância
da escola Olival Tenório
A camada de "plasticina" poderá ser alisada por meio de um rolo ou espátula de forma adequada para remover as marcas deixadas pelos pés dos competidores.
Aluno da Escola Olival Tenório saltando
NOTA: É aconselhável que haja vários conjuntos dos acima citados para evitar que os competidores tenham que aguardar o conserto das marcas deixadas anteriormente.


"Na Educação Física da Escola Olival Tenório fazemos várias adaptações de esportes, a  intenção é a diversificação pra quebrar a mesmice". 
Município de Campo Alegre Alagoas.




ÁREA DE QUEDA

16. A área de queda deve ter a largura mínima de 2,75m e máxima de 3m e a pista deve, se possível, estar localizada de forma que seu centro, quando prolongado, coincida com o centro da caixa.

NOTA: Quando o eixo do corredor não estiver em linha com o centro da área de queda, deverá ser colocada uma fita, ou se necessário, duas, no prolongamento da área de queda de modo que se possa alcançar o descrito anteriormente. 

17. A área de queda deverá ser cheia com areia molhada e fofa, com a superfície nivelada com a tábua de impulsão.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

A EDUCAÇÃO FÍSICA EM CAMPO ALEGRE



Justificativa para haver uma COORDENAÇÃO DE EDF em uma Secretaria de Educação.


Aula em um dos campos da Usina Porto Rico


EDF para todos 
A sociedade constitui-se em um complexo território, formado pelas relações estabelecidas entre os homens e entre o homem e a natureza. Relações estas, mediadas por situações de conflito e harmonia e que ao longo da história humana forjaram sociedades mais, ou menos desenvolvidas. A condição de maior ou menor grau de desenvolvimento social depende de vários fatores, cada um com sua importância. Segundo o pensamento freiriano, a educação, isoladamente não consegue aplacar todos os problemas da sociedade, porém nenhuma sociedade há de se desenvolver sem as contribuições da educação. Nesse sentido, promover uma educação pública de qualidade é dever essencial do Estado. Aqui no Distrito Federal, a Secretaria de Estado de Educação passa por um momento de reformulação do currículo da Educação Básica. Os direitos humanos, assim como a sustentabilidade humana, servem como vetores para o embasamento político-ideológico do documento. Cabe dizer que a Educação Física foi um dos componentes escolhidos a compor o que se chama de “áreas integralizadoras” dentro do currículo. Nessa perspectiva, a Educação Física deve dialogar pedagogicamente com todas as áreas do conhecimento distribuídas nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica do Distrito Federal. 
Ao observarmos a diversidade que são as etapas e modalidades de ensino, com suas respectivas particularidades, veremos que o desafio da Educação Física para esse enfrentamento não é pequeno. Para tanto, a CEF da SEMED de Campo Alegre em sua organização estrutural, fora criada justamente para corresponder a todas as expectativas. E é obrigação desse órgão, criar políticas e implementar ações que atendam desde o estudante das séries/anos iniciais do ensino fundamental, até chegar ao estudante trabalhador da EJA, sempre zelando pela qualidade no atendimento e pelo estudante. 
Uma sociedade mais igualitária, justa e com indivíduos mais conscientes de seus direitos, são prerrogativas para um melhor desenvolvimento, e a escola é um espaço privilegiado para o exercício desses fundamentos. A Educação Física se engrandece em receber nesse importante momento histórico, papel destacado na promoção de uma escola pública e de qualidade.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

OS CONFLITOS E OS ESPORTES




Prof. Cleiber de Meireles em ação na Aula do dia 23/05/2013
Você passa pela vida com a finalidade de superar dificuldades, e espera no mínimo ser um vencedor nas mais variadas áreas que lhe são sugeridos, sendo assim todo ser humano se pré-dispõe a investir em um seguimento que lhe dê retorno pessoal, social, econômico e hoje o político. Assim como nos tempos antigos, hoje e no futuro precisaremos superar dificuldades.
Nos esportes praticados vemos o quanto temos de conflitos trabalhados e que servem como parâmetro para a vida a que os povos são expostos sem mensurarmos a importância das práticas esportivas e suas regras propostas. Levando em conta este contexto avaliamos a importância dos professores de Educação Física e sua orientação nas aulas, trazendo à tona a necessidade de sua interferência. Quando o aluno chuta a bola, saca no tênis, ou supera um tempo que o mesmo teria alcançado em uma prova de 100 m podemos ter uma noção do que é superar esses desafios e coloca-los em comparação com sua vida.