sábado, 22 de junho de 2013

SOMOS INTELIGENTES, ESSE É O NOSSO DIFERENCIAL





A infância humana é totalmente para o aprendizado, eu disse totalmente, se houver qualquer coisa fora disso causamos distúrbios enormes no nosso cérebro. O nosso cérebro é uma estrutura com mais de 100 bilhões de células nervosas chamadas de neurônios, a energia trocada entre eles seria suficiente para manter uma lâmpada acesa o dia inteiro, os neurônios se comunicam através de impulsos elétricos, e cada impulso é uma fração muito pequena de um pensamento e de uma memória.
 Então cada palavra nova será enviada para o cérebro e será armazenada, e podemos aprender porque os neurônios estão constantemente se modificando, daí vem a nossa capacidade intelectual e é por isso que devemos estimular nossos filhos ao aprendizado de vários itens determinados em seus determinado tempo, então compreendemos que as experiências vividas servirão para aglomerarem o máximo de informação suficiente para que cresça dentro dos padrões exigidos pela sociedade para desenvolvermos nossa produtividade como ser pensante e vivo que somos! Por tanto não desperdice o passo a passo do seu filho ou aluno para que ele não ultrapasse suas etapas e deixem passar o melhor da vida.
(...) como diz Mário Quintana, não coma a vida de garfo e faca, lambuze-se para colhermos o máximo de experiências necessárias para nossa sobrevivência(...).

 Aos nove anos  o  cérebro cresce muito rápido e é por isso que a infância  é a melhor faze do aprendizado. E o que o autor da frase quer dizer é que aprender quer dizer experimentar e se arriscar de vez em quando.    

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Curiosidades sobre regras do atletismo - Salto em distância


A COMPETIÇÃO
 
1. A ordem em que os competidores devem efetuar suas tentativas deve ser sorteada.

2. Quando houver mais de oito competidores, cada um terá direito a três tentativas e os oito competidores com os melhores saltos válidos terão direito a mais três tentativas, em ordem inversa a da classificação ao final das três primeiras tentativas. No caso de empate em oitavo lugar, este será resolvido de acordo com a Regra 146.3. Quando houver oito competidores, ou menos, será permitido a cada competidor seis 


tentativas.

3. Depois de iniciada a prova, os competidores não devem ter permissão para usar o corredor para efetuar tentativas experimentais.
4. Um competidor falha se:
(a) tocar o solo além da linha de medição com qualquer parte do corpo, quer passe correndo sem saltar ou no ato de saltar; Ou
(b) der impulso ao lado da tábua de impulsão, seja à frente ou atrás do prolongamento da linha de medição; ou

(c) no ato da queda, tocar o solo fora da caixa de areia em um ponto mais próximo da tábua de impulsão do que a marca feita na caixa; ou
(d) após completar o salto, caminhar de volta pela caixa de areia; ou
(e) usar qualquer forma de salto mortal.
NOTA.- Não é falta se o atleta corre por fora das linhas brancas que delimitam o corredor de saltos, não importa em que ponto.

5. Exceto como mostrado em 4 (b) acima, se um competidor toma impulsão antes de alcançar a tábua , isso não será contado como uma falta.
6. Todos os saltos devem ser medidos a partir do ponto de queda mais próximo da tábua, feito por qualquer parte do corpo na caixa de areia, até a linha de medição ou seu prolongamento.

A medição deve ser perpendicular à linha de medição ou ao seu prolongamento.
7. A cada competidor será creditado o melhor de todos os seus saltos, incluindo aqueles feitos na decisão de um empate para primeiro lugar.

O CORREDOR 



8. O comprimento mínimo para o corredor será de 40 metros. O corredor deverá ter uma largura mínima de 1,22 metros e um máximo de 1,25 metros. Ele será marcado com linhas brancas de 5cm de largura. Onde as condições permitirem, o comprimento mínimo será de 45 metros.
9. O máximo permitido para a inclinação lateral da pista é de 1:100 e, para a inclinação global na direção da corrida, de 1:1000.

10. Marcas - um competidor pode usar uma ou duas marcas (fornecidas ou aprovadas pelo Comitê Organizador) para auxiliá-lo em sua corrida para a impulsão. Se tais marcas não forem supridas um competidor pode usar fitas adesivas, mas não giz ou substância similar ou algum outro que deixe marcas permanentes


TÁBUA DE IMPULSÃO

 11. A tábua de impulsão deve estar enterrada ao nível da pista e da superfície da caixa de areia. A borda que fica mais próxima da caixa de areia é chamada "linha de medição". Imediatamente à frente dessa linha, estará colocada uma tábua indicadora de "plasticina" como auxílio para os árbitros.
Se não for possível colocar o dispositivo acima descrito, se adotará o seguinte processo: imediatamente à frente da linha de medição e ao longo de todo o comprimento da tábua coloca-se terra fofa ou areia com uma largura de 10cm, elevando-se com um ângulo de 30º com a horizontal.
12. A distância entre a tábua de impulsão e o fim da caixa de areia será de pelo menos 10 metros.
13. A tábua de impulsão será colocada entre 1 e 3 metros da borda mais próxima da caixa de areia.

14. A tábua de impulsão será retangular, feita de madeira ou outro material rígido adequado e deve medir 1,21 a 1,22m de comprimento, por 20cm (±2mm) de largura e 10cm de altura. Deverá ser pintada de branco.
15. Tábua Indicadora de "Plasticina" - Consistirá em uma tábua rígida com 10cm de largura (±2mm) e de 1,21 a 1,22m de comprimento feita de madeira ou outro material apropriado. A tábua deverá estar montada em uma depressão feita no corredor logo após a tábua de impulsão e do lado da caixa de areia. A superfície se elevará desde o nível da tábua de impulsão a uma altura de 0,7cm (±1mm). As bordas da tábua indicadora de "plasticina" deverão estar em um ângulo de 30º estando a borda mais próxima ao corredor coberta por uma camada de 1mm de altura de "plasticina" em toda a sua extensão (ver Diagrama 1) ou serão cortados de tal modo que a depressão, quando cheia de "plasticina" forme um ângulo de 30º (ver Diagrama 2) Assim colocado, esse conjunto deve ser suficientemente rígido para suportar todo o peso do impulso do pé do atleta.


A superfície da tábua de "plasticina" deverá ser de um material ao qual se agarrem os "pregos" das sapatilhas, não podendo ser escorregadio.
Adaptação de área de corrida para salto em distância
da escola Olival Tenório
A camada de "plasticina" poderá ser alisada por meio de um rolo ou espátula de forma adequada para remover as marcas deixadas pelos pés dos competidores.
Aluno da Escola Olival Tenório saltando
NOTA: É aconselhável que haja vários conjuntos dos acima citados para evitar que os competidores tenham que aguardar o conserto das marcas deixadas anteriormente.


"Na Educação Física da Escola Olival Tenório fazemos várias adaptações de esportes, a  intenção é a diversificação pra quebrar a mesmice". 
Município de Campo Alegre Alagoas.




ÁREA DE QUEDA

16. A área de queda deve ter a largura mínima de 2,75m e máxima de 3m e a pista deve, se possível, estar localizada de forma que seu centro, quando prolongado, coincida com o centro da caixa.

NOTA: Quando o eixo do corredor não estiver em linha com o centro da área de queda, deverá ser colocada uma fita, ou se necessário, duas, no prolongamento da área de queda de modo que se possa alcançar o descrito anteriormente. 

17. A área de queda deverá ser cheia com areia molhada e fofa, com a superfície nivelada com a tábua de impulsão.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

A EDUCAÇÃO FÍSICA EM CAMPO ALEGRE



Justificativa para haver uma COORDENAÇÃO DE EDF em uma Secretaria de Educação.


Aula em um dos campos da Usina Porto Rico


EDF para todos 
A sociedade constitui-se em um complexo território, formado pelas relações estabelecidas entre os homens e entre o homem e a natureza. Relações estas, mediadas por situações de conflito e harmonia e que ao longo da história humana forjaram sociedades mais, ou menos desenvolvidas. A condição de maior ou menor grau de desenvolvimento social depende de vários fatores, cada um com sua importância. Segundo o pensamento freiriano, a educação, isoladamente não consegue aplacar todos os problemas da sociedade, porém nenhuma sociedade há de se desenvolver sem as contribuições da educação. Nesse sentido, promover uma educação pública de qualidade é dever essencial do Estado. Aqui no Distrito Federal, a Secretaria de Estado de Educação passa por um momento de reformulação do currículo da Educação Básica. Os direitos humanos, assim como a sustentabilidade humana, servem como vetores para o embasamento político-ideológico do documento. Cabe dizer que a Educação Física foi um dos componentes escolhidos a compor o que se chama de “áreas integralizadoras” dentro do currículo. Nessa perspectiva, a Educação Física deve dialogar pedagogicamente com todas as áreas do conhecimento distribuídas nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica do Distrito Federal. 
Ao observarmos a diversidade que são as etapas e modalidades de ensino, com suas respectivas particularidades, veremos que o desafio da Educação Física para esse enfrentamento não é pequeno. Para tanto, a CEF da SEMED de Campo Alegre em sua organização estrutural, fora criada justamente para corresponder a todas as expectativas. E é obrigação desse órgão, criar políticas e implementar ações que atendam desde o estudante das séries/anos iniciais do ensino fundamental, até chegar ao estudante trabalhador da EJA, sempre zelando pela qualidade no atendimento e pelo estudante. 
Uma sociedade mais igualitária, justa e com indivíduos mais conscientes de seus direitos, são prerrogativas para um melhor desenvolvimento, e a escola é um espaço privilegiado para o exercício desses fundamentos. A Educação Física se engrandece em receber nesse importante momento histórico, papel destacado na promoção de uma escola pública e de qualidade.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

OS CONFLITOS E OS ESPORTES




Prof. Cleiber de Meireles em ação na Aula do dia 23/05/2013
Você passa pela vida com a finalidade de superar dificuldades, e espera no mínimo ser um vencedor nas mais variadas áreas que lhe são sugeridos, sendo assim todo ser humano se pré-dispõe a investir em um seguimento que lhe dê retorno pessoal, social, econômico e hoje o político. Assim como nos tempos antigos, hoje e no futuro precisaremos superar dificuldades.
Nos esportes praticados vemos o quanto temos de conflitos trabalhados e que servem como parâmetro para a vida a que os povos são expostos sem mensurarmos a importância das práticas esportivas e suas regras propostas. Levando em conta este contexto avaliamos a importância dos professores de Educação Física e sua orientação nas aulas, trazendo à tona a necessidade de sua interferência. Quando o aluno chuta a bola, saca no tênis, ou supera um tempo que o mesmo teria alcançado em uma prova de 100 m podemos ter uma noção do que é superar esses desafios e coloca-los em comparação com sua vida.




 
 
 

 




terça-feira, 21 de maio de 2013

PEDAGOGIA DO ESPORTE PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Aula de handebol na escola Olival Tenório
A evolução do Esporte sugere uma prática pedagógica que priorize, além dos métodos, procedimentos nos quais a preocupação central seja voltada para quem faz o gesto, estimulando-o a identificar e resolver problemas,e ainda proporcionando a criação de novos gestos. Faz – se necessário compreender que a Pedagogia do Esporte está presente na iniciação e também no treinamento esportivo, na Educação Formal assim como na Educação Não Formal, atendendo assim a todos os segmentos da sociedade. Portanto, seu principal objetivo será a aprendizagem social. Não há hipótese de se tratar o fenômeno Esporte sem considerar sua profundidade e abrangência. Para tanto, ratifico a necessidade de dar ao Esporte um tratamento pedagógico que consista em organizar, sistematizar, aplicar e avaliar procedimentos pedagógicos nos processos de ensino-aprendizagem e treinamento esportivo. 

     
 

 

 
É preciso ainda, especialmente tratando-se dos jogos esportivos coletivos, considerar três aspectos fundamentais: a) imprevisibilidade - as ações nunca se repetem; b) criatividade - não fazer somente o óbvio; e c) complexidade, é preciso considerar os diferentes elementos, inerentes ao contexto da pedagogia do esporte; neste ensaio será dada ênfase as múltiplas inteligências.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

QUAL É O MUNDO QUE VOCÊ DESEJA PARA O SEU ALUNO?



Estamos querendo desenvolver o caráter de um cidadão responsável  e crítico com o propósito de tornar a sociedade melhor. O esporte tem essa capacidade e precisamos desenvolver  padrões mesmo que relativos que tragam um conceito real de valor e crescimento mútuo  e nos fortalecer com o tempo aplicado a projetos que desenvolvam esse caráter, a Educação Física tem essa meta com o apoio do esporte mas para que todo o processo funcione requer uma união de todos, políticos, instituições sociais, empresas  e principalmente a família.
Incentive o esporte e você terá um mundo melhor!
AULA MINISTRADA NO DIA 16/05/2013 MÚLTIPLOS ESPORTES
 Nas disputas todos aprendemos a superar obstáculos!
Nem sempre vencemos mas nossa consciência  é de dever cumprido
Participar é fundamental, pois assim você tem poder de voto
 
 

 ELES SÃO O FUTURO!







terça-feira, 14 de maio de 2013


 Diversifique nas suas aulas de Educação Física
 APRESENTANDO O TÊNIS
Tênis, esporte jogado com uma raquete e uma bola por duas (como em simples) ou quatro (como em duplas) competidores, em um quadra retangular dividida por uma rede. O tênis pode ser realizado em quadras abertas ou fechadas. O objetivo é fazer com que a bola atravesse a quadra adversária.
Tênis é um desporto de origem britânica, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas (Australia Open), cimento (US Open), saibro (Roland Garros), ou relva (Wimbledon). Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meias-quadras por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete.
Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra. O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário etc).