terça-feira, 8 de março de 2011

QUALIDADE DE VIDA É QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE

QUALIDADE DE VIDA É QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE

Brincar faz parte das crianças em ação na Educação Física da Escola Olival Tenório da Costa Neto em Campo Alegre, Alagoas  
QUALIDADE DE VIDA É QUESTÃO DE RESPONSABILIDADE
Atualmente o homem designado na classificação zoológica como Homo sapiens sapiens, ou seja, ser inteligente, o qual é o “autor, ator e construtor da cultura” Leocádio José Correia, deixa muito a desejar com relação a sua postura no nicho ecológico. Por quê? Autodestruição. O mesmo está preocupado somente em ter: títulos, bens materiais, tudo aquilo o que o poder econômico ou a mídia projeta no sociológico. Como conseqüência está ocorrendo uma demanda crescente pelos serviços de saúde por diversas enfermidades, por exemplo: infarto do miocárdio, depressão, acidente vascular cerebral (derrame), stress, câncer, síndrome do pânico, alcoolismo, tabagismo dentre outras.
Por quê? A carência de consolidar os verdadeiros valores no cotidiano. Quais? Dentre os inúmeros se podem iniciar pela a compreensão e decodificação em SER – SER HUMANO cônscio do seu status e dos diversos papéis no sistema planetário terreno. Assim quando se menciona Qualidade de Vida, o ser inteligente precisa elaborar um Projeto de Vida. É incrível a mentalidade de alguns grupos sociais que acreditam que existe um “pacote” pronto a venda na farmácia, supermercado… de Qualidade de Vida. Segundo Mahatma Gandhi “As enfermidades são os resultados não só dos nossos atos como também dos nossos pensamentos”. Logo, qual o seu conceito de Qualidade de Vida? O conhecimento é construção, está sempre em evolução – adaptação. Cada ser inteligente tem a sua verdade possível, mas qual é o conceito?
Portanto sobre o prisma da razão e do senso crítico reflita:
  • Qual a é a percentagem de água na Terra?  E no Corpo Humano?
    Experimente tomar dois (02) litros de água durante o dia e perceba a diferença no funcionamento do seu organismo. Ocorreram mudanças significativas;
  • Já observou a beleza de adentrar numa quitanda /feiras e constatar o colorido das frutas e verduras em geral?
    Quanto mais fibras consumir, a fisiologia do aparelho digestivo vais ser mais eficiente e diminuirá a probabilidade de: constipação, infecções, de câncer intestinal… As vitaminas, sais minerais cada qual com suas respectivas propriedades físico-química a nível celular – equilíbrio do organismo, a diversidades é grande, assim não precisará consumir muitos produtos industrializados; evite frituras, embutidos, enlatados, alimentos gordurosos, gordura trans…
  • Percebeu que o ser humano é dinâmico?
    É fundamental criar o hábito de caminhar pelo menos duas vezes por semana, à tarde após 16h00, durante 50 minutos Por quê?
    1. O organismo produz hormônio serotonina, também designado hormônio do “bom humor”, que atua na regulação do ritmo circadiano(relógio biológico), do sono, do apetite e ajuda prevenir a drepressão;
    2. O organismo libera endorfina – analgégico natural: alivia a dor; melhora o estado de espírito (bom humor), reduz a ansiedade,a tensão e estresse. Também é indicado em casos de drepressão leve;
    3. Melhora a fisiologia do intestino;
    4. É importante com relação ao músculo-esquelético, auxilia no fortalecimento do tônus muscular e da flexibilidade, e paralelamente dos ossos e das articulações.
    5. Evitar enfermidades cardiovasculares e doenças causadas pela vida sedentária.
    6. A interação com a biodiversidade propicia relaxamento – psicológico.
    7. ATENÇÃO: caminhar utilizando tênis e sem o CELULAR. A pessoa impossibilitada de caminhar procure a orientação de um profissional de educação física ou fisioterapeuta para realizar atividades.
  • Sorria mais, crie o hábito de leitura…
Qualidade de Vida é um processo de Re-Educação no comportamento – mudança de paradigma. Agradeça a Deus pela oportunidade de estar vivenciando novas experiências na Escola da Terra. As suas atitudes sadias no cotidiano são referências as pessoas que se encontram ao seu entorno. Qualidade de Vida é questão de responsabilidade. Felicidades, Luz e Coragem.
Este texto é baseado em pesquisas promovidas pela "OMS" Organização Mundial de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário