sábado, 28 de maio de 2011

COMO ESTÁ SEU CONSUMO DE ÁGUA POR DIA?

 

SERÁ QUE DOIS LITROS É MESMO A QUANTIDADE CERTA A SER TOMADA DE ÁGUA?

Médicos combatem a idéia de que
é preciso beber muita água por dia



Quanta água você deve beber por dia? A resposta habitual é "oito copos ou o equivalente a 2 litros". Por essa medida, os americanos seriam um povo desidratado. Um levantamento dos produtores de água mineral dos Estados Unidos, feito com 3.000 pessoas, mostra que o consumo médio por lá é de apenas 1,5 litro per capita – o que ensejou, é claro, uma campanha da indústria para vender mais garrafas de água mineral. Os dados disponíveis por aqui permitem concluir que os brasileiros tomam diariamente um pouco mais: 1,6 litro. Ou seja, formaríamos também uma massa de desidratados e, conseqüentemente, estaríamos sujeitos a males como dores de cabeça, distúrbios intestinais e problemas nos músculos e nas articulações. Mas, antes de correr para o bebedouro, saiba que os 2 litros de água por dia são um número sem nenhum fundamento científico. Essa quantidade foi determinada há cerca de quinze anos, depois que estudiosos constataram que um adulto saudável, de porte médio, tem uma perda diária de 2 litros. Não demorou muito para que se fizesse a tosca dedução de que, então, era preciso tomar os tais oito copos. Cristalizado o lugar-comum, surgiram dietas e receitas de beleza que emprestaram à água poderes emagrecedores e estéticos quase tão milagrosos quanto os efeitos especiais de Hollywood. Tudo bobagem.
Liderados pelo médico americano Robert Alpern, da Universidade do Texas, muitos especialistas estão combatendo essa idéia estapafúrdia de que é necessário se entupir de água para manter uma boa saúde. Na verdade, dependendo da pessoa e do seu estilo de vida, 2 litros podem até ser prejudiciais. Sobrecarregam os rins e causam a eliminação excessiva de sais minerais, principalmente sódio e potássio, essenciais para o equilíbrio orgânico. O mais adequado é consumir 1 litro por dia – quatro copos –, não importa se na forma de água mesmo ou de sucos e leite. Não, chope não vale. "Álcool rouba a água do organismo, o que explica a boca seca típica da ressaca", explica a nutricionista Midori Ishii, da Universidade de São Paulo. O outro litro que o corpo necessita repor é obtido indiretamente por meio da alimentação. Em maior ou menor grau, todos os alimentos contêm água. As frutas lideram o ranking dos, por assim dizer, sólidos mais líquidos. Em seguida, vêm as verduras, legumes e carnes. Um bife acebolado de 100 gramas tem 71% de água. Só é recomendável uma quantidade maior de líquido para atletas de alta performance, que suam demais, e para pacientes que sofrem de pedras nos rins. Quatro copos por dia significam, em resumo, que você deve beber água quando sentir sede. Pois é e isso siguinifica que o corpo etá realmente precisando de água!

   

 

A importância da água para os seres humanos ... 

 

 

 


Fundamental para a vida em nosso planeta, a água tem se tornado uma preocupação em todas as partes do mundo. O uso irracional e a poluição de rios, oceanos, mares e lagos, podem ocasionar, em breve, a falta de água doce, caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural.
Causas e consequências 
Os principais fatores de deteriorização dos rios, mares,  lagos e oceanos são: poluição e contaminação por produtos químicos e esgotos. O homem tem causado, desde a Revolução Industrial (segunda metade do século XVIII),  todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.


Busca de soluções 
Com o intuito de buscar soluções para os problemas dos recursos hídricos da Terra, foi realizado no Japão, entre 16 e 23 de março de 2003, o III Fórum Mundial de Água. Políticos, pesquisadores e autoridades de diversos países aprovaram vários documentos que visam a tomada de atitudes para resolver os problemas hídricos mundiais. Estes documentos, reafirmam que a água doce é extremamente importante para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte no século XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a administração de riscos, a valorização da água, a divisão e a eficiente administração dos recursos hídricos do planeta.

Embora muitas soluções sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no dia-a-dia todas as pessoas podem colaborar para que a água doce não falte no futuro. A preservação, economia e o uso racional da água deve estar presente nas atitudes diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer perigosas conseqüências num futuro pouco distante.


Curiosidade:
Produtos que mais poluem os rios, lagos e mares: detergentes, óleos de cozinha, óleos de automóveis, gasolina, produtos químicos usados em indústrias, tintas, metais pesados (chumbo, zinco, alumínio e mercúrio).

Um comentário:

  1. Oi professor como é bom ver pessoas como o senhor desemvolvendo temas com esse caráter tão importate, isso só me leva auma maior convicção da pessoa inteligente que voce é parabéns! ass.:Dr. Fábio Otacílio

    ResponderExcluir